EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA NO SESI-SP: UMA POSSIBILIDADE CURRICULAR E PEDAGÓGICA PELO STEAM
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 129626 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 853 "inscrito_id" => 6123 "titulo" => "EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA NO SESI-SP: UMA POSSIBILIDADE CURRICULAR E PEDAGÓGICA PELO STEAM" "resumo" => "As relações entre educação e tecnologia estão em debate na ordem do dia. Enquanto um campo de muitas possibilidades, ele é constituído por diferentes perspectivas, teorias e abordagens e permeado por embates, disputas e possibilidades. Uma das relações possíveis é associarmos as tecnologias aos gadgets, ou seja, os diferentes aparelhos tecnológicos tais quais os notebooks, tablets, e outras instrumentos que podem apoiar a construção do conhecimento. Mas, como incorporar a tecnologia no currículo da educação básica? Ao refletir sobre essa questão temos que nos atentar com a amplitude que o conceito de tecnologia carrega consigo. Se a tecnologia está intrinsecamente relacionada a objetos, isntrumentos e máquinas, ela também pode ser abordada por meio do currículo, naquilo que enunciamos como “tecnologias curriculares”. É nesse ponto que a aprendizagem baseada por projetos (Perrenoud, 2010; Bender, 2014) integrada à abordagem STEAM (Bacich; Holanda, 2020) se mostra um caminho possível para a integração das tecnologias no currículo da educação básica da Rede SESI-SP de Ensino, em especial para o ensino fundamental anos finais, por meio da implantação de um componente curricular intitulado STEAM+. Neste artigo pretendemos refletir sobre as premissas pedagógicas que estruturam o componente curricular, assim como as inovações propostas por meio do currículo e dos recursos didáticos desenvolvidos pela Supervisão de Currículo, Inovação e Recursos Didáticos do SESI-SP para o componente curricular em questão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID6123_TB853_07042025132705.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL FRANKLIN ALMEIDA BEZZON" "autor_nome_curto" => "RAFAEL" "autor_email" => "rafaelbezzon@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 129626 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 853 "inscrito_id" => 6123 "titulo" => "EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA NO SESI-SP: UMA POSSIBILIDADE CURRICULAR E PEDAGÓGICA PELO STEAM" "resumo" => "As relações entre educação e tecnologia estão em debate na ordem do dia. Enquanto um campo de muitas possibilidades, ele é constituído por diferentes perspectivas, teorias e abordagens e permeado por embates, disputas e possibilidades. Uma das relações possíveis é associarmos as tecnologias aos gadgets, ou seja, os diferentes aparelhos tecnológicos tais quais os notebooks, tablets, e outras instrumentos que podem apoiar a construção do conhecimento. Mas, como incorporar a tecnologia no currículo da educação básica? Ao refletir sobre essa questão temos que nos atentar com a amplitude que o conceito de tecnologia carrega consigo. Se a tecnologia está intrinsecamente relacionada a objetos, isntrumentos e máquinas, ela também pode ser abordada por meio do currículo, naquilo que enunciamos como “tecnologias curriculares”. É nesse ponto que a aprendizagem baseada por projetos (Perrenoud, 2010; Bender, 2014) integrada à abordagem STEAM (Bacich; Holanda, 2020) se mostra um caminho possível para a integração das tecnologias no currículo da educação básica da Rede SESI-SP de Ensino, em especial para o ensino fundamental anos finais, por meio da implantação de um componente curricular intitulado STEAM+. Neste artigo pretendemos refletir sobre as premissas pedagógicas que estruturam o componente curricular, assim como as inovações propostas por meio do currículo e dos recursos didáticos desenvolvidos pela Supervisão de Currículo, Inovação e Recursos Didáticos do SESI-SP para o componente curricular em questão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID6123_TB853_07042025132705.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL FRANKLIN ALMEIDA BEZZON" "autor_nome_curto" => "RAFAEL" "autor_email" => "rafaelbezzon@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }