Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS: GERAÇÃO DO SÉCULO XXI.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação Ambiental
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 129673
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 912
    "inscrito_id" => 6676
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS: GERAÇÃO DO SÉCULO XXI."
    "resumo" => "O artigo - A Educação Ambiental e as Mudanças Climáticas: Geração do século XXI, surge a partir de experiências vividas em sala de aula, no curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal do Pará - UFPA, Campus Castanhal, o interesse surgiu por meio de um estágio na Educação infantil, público-alvo, crianças de 4 anos, no qual foi desenvolvido um projeto sobre “práticas de cidadania e meio ambiente” para a criação de horta no ambiente escolar, onde houve participação, preparo, ensino, aprendizagem, além do ensino-aprendizagem para a autoconsciência sobre as habilidades e competências da Educação Ambiental. A pesquisa é de campo, o método é internacional, de cunho qualitativo, prático, discursivo e dialogado, sob a troca de saberes dentro e fora da sala de aula, a partir de uma dinâmica de grupo focal. As bases teóricas centra-se no campo interacionista, sobre uma das vertentes da pedagogia histórico crítica, dialogando com as trocas de saberes e a formação do ensino e aprendizagem na educação infantil na Creche Maria Ruth, localizado no município de Castanhal-Pá. O alcance é conscientizar os alunos(as) da geração do séc. XXI por meio de práticas, ensino, aprendizagem, bem como incutir a responsabilidade de (re)educar novas mentalidades sobre o processo da Educação Ambiental e as Mudanças Climáticas, tecendo um mundo que valorize as práticas ideológicas do plantio, cultivo e colheita em nossa sociedade sobre as atividades de se transversalizar e interdisciplinar as formas de educar e se (re)educar no mundo e frente a natureza. A Educação Ambiental e as crises climáticas sistematizadas desde a idade infantil, são bases transformadoras da consciência, ideologias, políticas públicas e uma sociedade adulta mais consciente e responsável por seus atos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID6676_TB912_06032025190735.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MYLENA YASMIM MELO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MYLENA MELO"
    "autor_email" => "mylenayasmim3@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 129673
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 912
    "inscrito_id" => 6676
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS: GERAÇÃO DO SÉCULO XXI."
    "resumo" => "O artigo - A Educação Ambiental e as Mudanças Climáticas: Geração do século XXI, surge a partir de experiências vividas em sala de aula, no curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal do Pará - UFPA, Campus Castanhal, o interesse surgiu por meio de um estágio na Educação infantil, público-alvo, crianças de 4 anos, no qual foi desenvolvido um projeto sobre “práticas de cidadania e meio ambiente” para a criação de horta no ambiente escolar, onde houve participação, preparo, ensino, aprendizagem, além do ensino-aprendizagem para a autoconsciência sobre as habilidades e competências da Educação Ambiental. A pesquisa é de campo, o método é internacional, de cunho qualitativo, prático, discursivo e dialogado, sob a troca de saberes dentro e fora da sala de aula, a partir de uma dinâmica de grupo focal. As bases teóricas centra-se no campo interacionista, sobre uma das vertentes da pedagogia histórico crítica, dialogando com as trocas de saberes e a formação do ensino e aprendizagem na educação infantil na Creche Maria Ruth, localizado no município de Castanhal-Pá. O alcance é conscientizar os alunos(as) da geração do séc. XXI por meio de práticas, ensino, aprendizagem, bem como incutir a responsabilidade de (re)educar novas mentalidades sobre o processo da Educação Ambiental e as Mudanças Climáticas, tecendo um mundo que valorize as práticas ideológicas do plantio, cultivo e colheita em nossa sociedade sobre as atividades de se transversalizar e interdisciplinar as formas de educar e se (re)educar no mundo e frente a natureza. A Educação Ambiental e as crises climáticas sistematizadas desde a idade infantil, são bases transformadoras da consciência, ideologias, políticas públicas e uma sociedade adulta mais consciente e responsável por seus atos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID6676_TB912_06032025190735.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MYLENA YASMIM MELO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MYLENA MELO"
    "autor_email" => "mylenayasmim3@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O artigo - A Educação Ambiental e as Mudanças Climáticas: Geração do século XXI, surge a partir de experiências vividas em sala de aula, no curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal do Pará - UFPA, Campus Castanhal, o interesse surgiu por meio de um estágio na Educação infantil, público-alvo, crianças de 4 anos, no qual foi desenvolvido um projeto sobre “práticas de cidadania e meio ambiente” para a criação de horta no ambiente escolar, onde houve participação, preparo, ensino, aprendizagem, além do ensino-aprendizagem para a autoconsciência sobre as habilidades e competências da Educação Ambiental. A pesquisa é de campo, o método é internacional, de cunho qualitativo, prático, discursivo e dialogado, sob a troca de saberes dentro e fora da sala de aula, a partir de uma dinâmica de grupo focal. As bases teóricas centra-se no campo interacionista, sobre uma das vertentes da pedagogia histórico crítica, dialogando com as trocas de saberes e a formação do ensino e aprendizagem na educação infantil na Creche Maria Ruth, localizado no município de Castanhal-Pá. O alcance é conscientizar os alunos(as) da geração do séc. XXI por meio de práticas, ensino, aprendizagem, bem como incutir a responsabilidade de (re)educar novas mentalidades sobre o processo da Educação Ambiental e as Mudanças Climáticas, tecendo um mundo que valorize as práticas ideológicas do plantio, cultivo e colheita em nossa sociedade sobre as atividades de se transversalizar e interdisciplinar as formas de educar e se (re)educar no mundo e frente a natureza. A Educação Ambiental e as crises climáticas sistematizadas desde a idade infantil, são bases transformadoras da consciência, ideologias, políticas públicas e uma sociedade adulta mais consciente e responsável por seus atos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.