A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS: GERAÇÃO DO SÉCULO XXI.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 129673 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 912 "inscrito_id" => 6676 "titulo" => "A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS: GERAÇÃO DO SÉCULO XXI." "resumo" => "O artigo - A Educação Ambiental e as Mudanças Climáticas: Geração do século XXI, surge a partir de experiências vividas em sala de aula, no curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal do Pará - UFPA, Campus Castanhal, o interesse surgiu por meio de um estágio na Educação infantil, público-alvo, crianças de 4 anos, no qual foi desenvolvido um projeto sobre “práticas de cidadania e meio ambiente” para a criação de horta no ambiente escolar, onde houve participação, preparo, ensino, aprendizagem, além do ensino-aprendizagem para a autoconsciência sobre as habilidades e competências da Educação Ambiental. A pesquisa é de campo, o método é internacional, de cunho qualitativo, prático, discursivo e dialogado, sob a troca de saberes dentro e fora da sala de aula, a partir de uma dinâmica de grupo focal. As bases teóricas centra-se no campo interacionista, sobre uma das vertentes da pedagogia histórico crítica, dialogando com as trocas de saberes e a formação do ensino e aprendizagem na educação infantil na Creche Maria Ruth, localizado no município de Castanhal-Pá. O alcance é conscientizar os alunos(as) da geração do séc. XXI por meio de práticas, ensino, aprendizagem, bem como incutir a responsabilidade de (re)educar novas mentalidades sobre o processo da Educação Ambiental e as Mudanças Climáticas, tecendo um mundo que valorize as práticas ideológicas do plantio, cultivo e colheita em nossa sociedade sobre as atividades de se transversalizar e interdisciplinar as formas de educar e se (re)educar no mundo e frente a natureza. A Educação Ambiental e as crises climáticas sistematizadas desde a idade infantil, são bases transformadoras da consciência, ideologias, políticas públicas e uma sociedade adulta mais consciente e responsável por seus atos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID6676_TB912_06032025190735.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MYLENA YASMIM MELO SILVA" "autor_nome_curto" => "MYLENA MELO" "autor_email" => "mylenayasmim3@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 129673 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 912 "inscrito_id" => 6676 "titulo" => "A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS: GERAÇÃO DO SÉCULO XXI." "resumo" => "O artigo - A Educação Ambiental e as Mudanças Climáticas: Geração do século XXI, surge a partir de experiências vividas em sala de aula, no curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal do Pará - UFPA, Campus Castanhal, o interesse surgiu por meio de um estágio na Educação infantil, público-alvo, crianças de 4 anos, no qual foi desenvolvido um projeto sobre “práticas de cidadania e meio ambiente” para a criação de horta no ambiente escolar, onde houve participação, preparo, ensino, aprendizagem, além do ensino-aprendizagem para a autoconsciência sobre as habilidades e competências da Educação Ambiental. A pesquisa é de campo, o método é internacional, de cunho qualitativo, prático, discursivo e dialogado, sob a troca de saberes dentro e fora da sala de aula, a partir de uma dinâmica de grupo focal. As bases teóricas centra-se no campo interacionista, sobre uma das vertentes da pedagogia histórico crítica, dialogando com as trocas de saberes e a formação do ensino e aprendizagem na educação infantil na Creche Maria Ruth, localizado no município de Castanhal-Pá. O alcance é conscientizar os alunos(as) da geração do séc. XXI por meio de práticas, ensino, aprendizagem, bem como incutir a responsabilidade de (re)educar novas mentalidades sobre o processo da Educação Ambiental e as Mudanças Climáticas, tecendo um mundo que valorize as práticas ideológicas do plantio, cultivo e colheita em nossa sociedade sobre as atividades de se transversalizar e interdisciplinar as formas de educar e se (re)educar no mundo e frente a natureza. A Educação Ambiental e as crises climáticas sistematizadas desde a idade infantil, são bases transformadoras da consciência, ideologias, políticas públicas e uma sociedade adulta mais consciente e responsável por seus atos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID6676_TB912_06032025190735.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MYLENA YASMIM MELO SILVA" "autor_nome_curto" => "MYLENA MELO" "autor_email" => "mylenayasmim3@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }