A CARTOGRAFIA E A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE LUGAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 129782 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1045 "inscrito_id" => 7656 "titulo" => "A CARTOGRAFIA E A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE LUGAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "A cartografia colabora de forma significativa na construção dos conceitos geográficos, a mesma tem auxiliado professores em suas práticas escolares, seja como recurso ou proposta didático pedagógica. A “cartografia escolar” é utilizada como uma ferramenta de comunicação e expressão do raciocínio geográfico, seja através da confecção de croquis, maquetes e mapas mentais. Essas metodologias tem proporcionado um desenvolvimento significativo do pensamento espacial e de habilidades da cartografia e da geografia. Através disso o aluno pode construir diferentes leituras sobre o lugar, organizar os elementos, os conceitos e realizar análises a partir de suas práticas sociais. O objetivo deste trabalho é analisar a contribuição da cartografia enquanto recurso didático para a construção do conceito de lugar. A pesquisa foi realizada com a turma do ciclo IV da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da E.M.E.F. Emília de Oliveira Neves, do município de Bananeiras-PB. Os procedimentos metodológicos realizados foram: Pesquisa bibliográfica, aula expositiva e dialogada com os estudantes sobre o conceito de lugar e por último a construção de um croqui de sua rua. Essa atividade constituiu uma forma de despertar no aluno a noção de espaço vivido e de lugar, os elementos cartográficos utilizados como forma de representação da realidade vivida foram fatores preponderantes para que os alunos desenvolvessem sua capacidade de perceber, entender e representar com autonomia os elementos presentes em seu cotidiano. Nesse sentido, ressaltamos a importância da utilização da cartografia na construção dos conceitos geográficos, e que através disso os alunos possam utilizar a linguagem cartográfica para uma leitura mais aprofundada do espaço geográfico e representa-lo com autonomia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD1_ID7656_TB1045_17032025002240.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ GUSTAVO FRANÇA DE MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "Gustavo" "autor_email" => "gustavofrancamedeiros@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 129782 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1045 "inscrito_id" => 7656 "titulo" => "A CARTOGRAFIA E A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE LUGAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "A cartografia colabora de forma significativa na construção dos conceitos geográficos, a mesma tem auxiliado professores em suas práticas escolares, seja como recurso ou proposta didático pedagógica. A “cartografia escolar” é utilizada como uma ferramenta de comunicação e expressão do raciocínio geográfico, seja através da confecção de croquis, maquetes e mapas mentais. Essas metodologias tem proporcionado um desenvolvimento significativo do pensamento espacial e de habilidades da cartografia e da geografia. Através disso o aluno pode construir diferentes leituras sobre o lugar, organizar os elementos, os conceitos e realizar análises a partir de suas práticas sociais. O objetivo deste trabalho é analisar a contribuição da cartografia enquanto recurso didático para a construção do conceito de lugar. A pesquisa foi realizada com a turma do ciclo IV da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da E.M.E.F. Emília de Oliveira Neves, do município de Bananeiras-PB. Os procedimentos metodológicos realizados foram: Pesquisa bibliográfica, aula expositiva e dialogada com os estudantes sobre o conceito de lugar e por último a construção de um croqui de sua rua. Essa atividade constituiu uma forma de despertar no aluno a noção de espaço vivido e de lugar, os elementos cartográficos utilizados como forma de representação da realidade vivida foram fatores preponderantes para que os alunos desenvolvessem sua capacidade de perceber, entender e representar com autonomia os elementos presentes em seu cotidiano. Nesse sentido, ressaltamos a importância da utilização da cartografia na construção dos conceitos geográficos, e que através disso os alunos possam utilizar a linguagem cartográfica para uma leitura mais aprofundada do espaço geográfico e representa-lo com autonomia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD1_ID7656_TB1045_17032025002240.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ GUSTAVO FRANÇA DE MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "Gustavo" "autor_email" => "gustavofrancamedeiros@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }