Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UM REFERENCIAL DE AVALIAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DE INGLÊS PARA NEGÓCIOS PARA ALUNOS INICIANTES

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O processo de seleção de materiais didáticos para o ensino de inglês para negócios apresenta desafios específicos, como a falta de contextualização sociocultural, autenticidade e aplicabilidade dos gêneros discursivos, além da dificuldade de encontrar materiais adequados ao nível de proficiência do aluno iniciante, cujas necessidades muitas vezes não são plenamente atendidas pelos livros didáticos disponíveis no mercado. Em minha prática como professora-pesquisadora, ao analisar materiais voltados para alunos de nível iniciante, percebo que, em sua maioria (principalmente os importados), esses materiais assumem que os alunos já possuem algum conhecimento prévio no idioma, mesmo aqueles supostamente direcionados ao nível básico. Diante disso, este estudo propõe um referencial de avaliação, fundamentado nos princípios dos autores seminais Hutchinson e Waters (1987), Dudley-Evans e St John (1998), Frendo (2005), e Valente e Ribeiro (2023), estruturado para avaliar a adequação de materiais didáticos para o público iniciante em contextos profissionais. Embora focado no ensino de inglês, o referencial pode ser adaptado para o ensino de outros idiomas dentro do nicho de idiomas para negócios. A fundamentação teórica abrange perspectivas da Linguística Aplicada e do Ensino de Línguas para Fins Específicos (LINFE), com ênfase na análise de necessidades e na adaptação de materiais. O referencial considera critérios como autenticidade dos gêneros discursivos, progressão linguística, relevância das atividades e alinhamento com as demandas comunicativas do ambiente de trabalho. Além de contribuir para a literatura sobre avaliação de materiais didáticos, o referencial busca fornecer aos professores uma ferramenta sistemática para selecionar ou adaptar recursos mais eficazes. A proposta destaca a importância de uma abordagem que vá além da proficiência linguística, incorporando aspectos socioculturais e contextuais dos aprendizes. Espera-se que este estudo contribua para reflexões sobre a adequação de materiais didáticos ao público iniciante e para o aprimoramento de práticas pedagógicas no ensino de inglês para negócios.

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