MODA SUSTENTÁVEL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: RELATO DE PROJETO BIOMAS NA PASSARELA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 129988 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1311 "inscrito_id" => 4084 "titulo" => "MODA SUSTENTÁVEL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: RELATO DE PROJETO BIOMAS NA PASSARELA" "resumo" => "O presente trabalho investiga abordar o desenvolvimento de um projeto sobre moda sustentável e consumo consciente, propondo assim uma desconstrução sobre a temática e um novo olhar sobre a moda e seus impactos ao meio ambiente. Para tanto, durante as aulas do referido projeto foram trabalhados aspectos como a história e evolução da moda, sustentabilidade, gastos de recursos naturais na indústria têxtil e construção de ecofashion utilizando materiais reciclados. Foi desenvolvido com o objetivo fomentar novas práticas de consumo têxtil para alunos do ensino médio, tendo em vista que a indústria da moda é a segunda mais poluente do mundo, ficando atrás apenas da indústria petrolífera, o que evidencia a relevância de desenvolver práticas educativas voltadas para o tema e suas implicações. Deste modo, foi necessário construir peças de indumentária a partir de materiais recicláveis, realizar aulas de Educação Ambiental em corroboração com os alunos e trabalhar temáticas voltadas a um consumo mais sensibilizado com as causas ambientais. Realizou-se assim, uma pesquisa descritiva, cujos dados foram interpretados por meio da abordagem qualitativa. Diante disso, verificou-se que o projeto contribuiu para que os estudantes dessem ênfase sobre o assunto, incentivando-os em boas práticas de consumo, sobretudo, o consumo têxtil, crescimento sustentável, reutilização de indumentárias e construção de roupas ecológicas, estabelecendo o tripé da sustentabilidade: ambiental, social e econômico, possuindo a moda como tema para se trabalhar Educação Ambiental, os quais permitiram a seguinte conclusão: A proposta de projeto foi engajada pelos alunos que durante seu desenvolvimento puderam se aprofundar em assuntos importantes como ecologia, sustentabilidade, customização e áreas afins." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID4084_TB1311_10032025101237.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSA APARECIDA LAURENÇO DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "ROSA SOUSA" "autor_email" => "rosalaurenco599@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 129988 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1311 "inscrito_id" => 4084 "titulo" => "MODA SUSTENTÁVEL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: RELATO DE PROJETO BIOMAS NA PASSARELA" "resumo" => "O presente trabalho investiga abordar o desenvolvimento de um projeto sobre moda sustentável e consumo consciente, propondo assim uma desconstrução sobre a temática e um novo olhar sobre a moda e seus impactos ao meio ambiente. Para tanto, durante as aulas do referido projeto foram trabalhados aspectos como a história e evolução da moda, sustentabilidade, gastos de recursos naturais na indústria têxtil e construção de ecofashion utilizando materiais reciclados. Foi desenvolvido com o objetivo fomentar novas práticas de consumo têxtil para alunos do ensino médio, tendo em vista que a indústria da moda é a segunda mais poluente do mundo, ficando atrás apenas da indústria petrolífera, o que evidencia a relevância de desenvolver práticas educativas voltadas para o tema e suas implicações. Deste modo, foi necessário construir peças de indumentária a partir de materiais recicláveis, realizar aulas de Educação Ambiental em corroboração com os alunos e trabalhar temáticas voltadas a um consumo mais sensibilizado com as causas ambientais. Realizou-se assim, uma pesquisa descritiva, cujos dados foram interpretados por meio da abordagem qualitativa. Diante disso, verificou-se que o projeto contribuiu para que os estudantes dessem ênfase sobre o assunto, incentivando-os em boas práticas de consumo, sobretudo, o consumo têxtil, crescimento sustentável, reutilização de indumentárias e construção de roupas ecológicas, estabelecendo o tripé da sustentabilidade: ambiental, social e econômico, possuindo a moda como tema para se trabalhar Educação Ambiental, os quais permitiram a seguinte conclusão: A proposta de projeto foi engajada pelos alunos que durante seu desenvolvimento puderam se aprofundar em assuntos importantes como ecologia, sustentabilidade, customização e áreas afins." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID4084_TB1311_10032025101237.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSA APARECIDA LAURENÇO DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "ROSA SOUSA" "autor_email" => "rosalaurenco599@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }