O PAPEL DOS CLUBES DE LEITURA NA PROMOÇÃO DA INCLUSÃO SOCIAL DE LEITORES EM COMUNIDADES VULNERÁVEIS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 129994 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1318 "inscrito_id" => 3173 "titulo" => "O PAPEL DOS CLUBES DE LEITURA NA PROMOÇÃO DA INCLUSÃO SOCIAL DE LEITORES EM COMUNIDADES VULNERÁVEIS" "resumo" => "O Clube do Livro Vozes e Páginas é uma iniciativa de caráter científico e social voltada para a promoção da leitura em comunidades e locais em situação de vulnerabilidade. Fundamentado nos pressupostos da educação popular de Paulo Freire (1987) e na concepção de leitura como prática social de Chartier (1996), o projeto busca democratizar o acesso ao conhecimento, estimulando a formação crítica dos participantes. A metodologia adotada baseia-se na mediação de leitura, na discussão coletiva de obras literárias e na realização de atividades interativas que favorecem o engajamento dos leitores. As obras selecionadas contemplam literatura clássica e contemporânea, bem como produções acadêmicas acessíveis, garantindo um diálogo entre diferentes saberes. O projeto ocorre em espaços comunitários, escolas, bibliotecas públicas e ambientes informais, com encontros periódicos mediados por educadores, pesquisadores e voluntários. A análise dos impactos do Vozes e Páginas foi realizada por meio de observação participante e entrevistas semiestruturadas com os frequentadores do clube, evidenciando benefícios como o aprimoramento da interpretação textual, o fortalecimento da identidade cultural e o incentivo à permanência escolar. Além disso, observou-se um aumento na troca de experiências intergeracionais e no senso de pertencimento das comunidades envolvidas. Dessa forma, a iniciativa se mostra um instrumento eficaz para a inclusão social e a difusão do conhecimento, reforçando o papel transformador da leitura na construção de sujeitos críticos e atuantes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID3173_TB1318_10032025103412.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FELIPE NERIS TORRES DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "Felipe Neris" "autor_email" => "admfelipe.neris@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 129994 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1318 "inscrito_id" => 3173 "titulo" => "O PAPEL DOS CLUBES DE LEITURA NA PROMOÇÃO DA INCLUSÃO SOCIAL DE LEITORES EM COMUNIDADES VULNERÁVEIS" "resumo" => "O Clube do Livro Vozes e Páginas é uma iniciativa de caráter científico e social voltada para a promoção da leitura em comunidades e locais em situação de vulnerabilidade. Fundamentado nos pressupostos da educação popular de Paulo Freire (1987) e na concepção de leitura como prática social de Chartier (1996), o projeto busca democratizar o acesso ao conhecimento, estimulando a formação crítica dos participantes. A metodologia adotada baseia-se na mediação de leitura, na discussão coletiva de obras literárias e na realização de atividades interativas que favorecem o engajamento dos leitores. As obras selecionadas contemplam literatura clássica e contemporânea, bem como produções acadêmicas acessíveis, garantindo um diálogo entre diferentes saberes. O projeto ocorre em espaços comunitários, escolas, bibliotecas públicas e ambientes informais, com encontros periódicos mediados por educadores, pesquisadores e voluntários. A análise dos impactos do Vozes e Páginas foi realizada por meio de observação participante e entrevistas semiestruturadas com os frequentadores do clube, evidenciando benefícios como o aprimoramento da interpretação textual, o fortalecimento da identidade cultural e o incentivo à permanência escolar. Além disso, observou-se um aumento na troca de experiências intergeracionais e no senso de pertencimento das comunidades envolvidas. Dessa forma, a iniciativa se mostra um instrumento eficaz para a inclusão social e a difusão do conhecimento, reforçando o papel transformador da leitura na construção de sujeitos críticos e atuantes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID3173_TB1318_10032025103412.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FELIPE NERIS TORRES DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "Felipe Neris" "autor_email" => "admfelipe.neris@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }