MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO PARA UM FUTURO SUSTENTÁVEL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 130039 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1382 "inscrito_id" => 5190 "titulo" => "MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO PARA UM FUTURO SUSTENTÁVEL" "resumo" => "A educação ambiental é essencial para promover a conscientização ecológica. Na Amazônia, o consumo de açaí é elevado, e o descarte inadequado dos caroços representa um problema ambiental significativo. Este trabalho descreve uma experiência realizada no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Pará (UFPA), na disciplina Prática em Mediação da Informação, ministrada pela Profª Drª Ediane Maria Gheno. A atividade consistiu em uma apresentação de seminário para obtenção de nota na disciplina que utilizou o teatro de fantoches como estratégia para sensibilizar sobre sustentabilidade e reaproveitamento dos caroços de açaí. Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência de mediação da informação sobre práticas sustentáveis por meio de uma abordagem lúdica, utilizando o teatro de fantoches para conscientizar os discentes sobre o descarte e reaproveitamento dos caroços de açaí. A atividade foi estruturada em três etapas: planejamento, com pesquisas sobre descarte e reciclagem de caroços de açaí, elaboração de roteiro e confecção de fantoches e cenários. Em seguida, ocorreu a execução, com a apresentação para os estudantes da Faculdade de Biblioteconomia, abordando problemas ambientais e soluções sustentáveis, como a fabricação de tijolos. Por fim, houve um momento de discussão e reflexão com os discentes, reforçando os conceitos incluídos e incentivando atitudes sustentáveis, bem como o incentivo à prática da ciência. A mediação da informação foi feita de forma participativa, utilizando recursos lúdicos para facilitar a compreensão e estimular mudanças de comportamento. O teatro de fantoches demonstrou ser uma ferramenta eficaz na promoção da conscientização ambiental. Essa abordagem diferenciada e dinâmica evidenciou seu potencial para tornar o aprendizado mais envolvente e significativo. A experiência reforça a importância de práticas pedagógicas inovadoras na educação ambiental, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e comprometidos com a sustentabilidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID5190_TB1382_10032025133540.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAIR DOS PASSOS DE CARVALHO NETO" "autor_nome_curto" => "Jair Carvalho" "autor_email" => "jair.neto@icsa.ufpa.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 130039 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1382 "inscrito_id" => 5190 "titulo" => "MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO PARA UM FUTURO SUSTENTÁVEL" "resumo" => "A educação ambiental é essencial para promover a conscientização ecológica. Na Amazônia, o consumo de açaí é elevado, e o descarte inadequado dos caroços representa um problema ambiental significativo. Este trabalho descreve uma experiência realizada no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Pará (UFPA), na disciplina Prática em Mediação da Informação, ministrada pela Profª Drª Ediane Maria Gheno. A atividade consistiu em uma apresentação de seminário para obtenção de nota na disciplina que utilizou o teatro de fantoches como estratégia para sensibilizar sobre sustentabilidade e reaproveitamento dos caroços de açaí. Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência de mediação da informação sobre práticas sustentáveis por meio de uma abordagem lúdica, utilizando o teatro de fantoches para conscientizar os discentes sobre o descarte e reaproveitamento dos caroços de açaí. A atividade foi estruturada em três etapas: planejamento, com pesquisas sobre descarte e reciclagem de caroços de açaí, elaboração de roteiro e confecção de fantoches e cenários. Em seguida, ocorreu a execução, com a apresentação para os estudantes da Faculdade de Biblioteconomia, abordando problemas ambientais e soluções sustentáveis, como a fabricação de tijolos. Por fim, houve um momento de discussão e reflexão com os discentes, reforçando os conceitos incluídos e incentivando atitudes sustentáveis, bem como o incentivo à prática da ciência. A mediação da informação foi feita de forma participativa, utilizando recursos lúdicos para facilitar a compreensão e estimular mudanças de comportamento. O teatro de fantoches demonstrou ser uma ferramenta eficaz na promoção da conscientização ambiental. Essa abordagem diferenciada e dinâmica evidenciou seu potencial para tornar o aprendizado mais envolvente e significativo. A experiência reforça a importância de práticas pedagógicas inovadoras na educação ambiental, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e comprometidos com a sustentabilidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID5190_TB1382_10032025133540.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAIR DOS PASSOS DE CARVALHO NETO" "autor_nome_curto" => "Jair Carvalho" "autor_email" => "jair.neto@icsa.ufpa.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }