TECOLOGIAS DIGITAIS POTENCIALIZANDO A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 130041 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1384 "inscrito_id" => 1519 "titulo" => "TECOLOGIAS DIGITAIS POTENCIALIZANDO A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "Este artigo, intitulado "Tecnologias digitais potencializando a aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos", nasce das inquietações de um educador com experiência na EJA e no PROEJA. O estudo investiga como as tecnologias digitais, integradas às metodologias ativas, especialmente ao Codesign Didático Socioconstrutivista (CDS), podem fortalecer a aprendizagem desses educandos. O foco está na promoção de reflexões críticas sobre o mundo tecnológico e sua influência na educação. Diante da necessidade de incorporar as tecnologias digitais à EJA, a pesquisa se estrutura a partir da seguinte questão norteadora: como elaborar uma solução pedagógica baseada em tecnologias digitais, utilizando metodologias ativas, na EJA/PROEJA? Esse questionamento desdobrou-se em objetivos específicos, tais como: analisar o papel das tecnologias digitais na prática pedagógica mediada pelo CDS; identificar as ferramentas mais adequadas a essa abordagem; desenvolver e avaliar a efetividade de uma solução pedagógica alinhada a essa proposta. Metodologicamente, adota-se uma abordagem qualitativa, com base na pesquisa-ação. Para a coleta de dados, foram empregados instrumentos como observação participante, rodas de conversa, diário de saberes e atividades em ambiente virtual de aprendizagem. A pesquisa-ação contemplou as etapas de planejamento, execução e análise da intervenção, permitindo avaliar os impactos da proposta no desenvolvimento crítico dos educandos. O embasamento teórico fundamenta-se em autores como Barbosa, Boa Ventura, Freire, Gatti, Gil, Minayo, Matta, Pereira, Ribeiro, São Thiago, Silva, Souza e Thiollent. Os resultados apontam que a intervenção baseada no CDS potencializa a criticidade e a autonomia dos educandos, promovendo práticas inovadoras e alinhadas às demandas contemporâneas da EJA. Observou-se um avanço significativo nas reflexões dos educandos sobre sua realidade, além de indícios de que essa abordagem pode constituir uma alternativa promissora para articular o cotidiano escolar ao protagonismo dos sujeitos, incorporando tecnologias emergentes ao processo educativo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID1519_TB1384_10032025134300.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ WILSON DE SIQUEIRA SÃO THIAGO" "autor_nome_curto" => "JOSÉ Wilson" "autor_email" => "wilsonsaothiago@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 130041 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1384 "inscrito_id" => 1519 "titulo" => "TECOLOGIAS DIGITAIS POTENCIALIZANDO A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "Este artigo, intitulado "Tecnologias digitais potencializando a aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos", nasce das inquietações de um educador com experiência na EJA e no PROEJA. O estudo investiga como as tecnologias digitais, integradas às metodologias ativas, especialmente ao Codesign Didático Socioconstrutivista (CDS), podem fortalecer a aprendizagem desses educandos. O foco está na promoção de reflexões críticas sobre o mundo tecnológico e sua influência na educação. Diante da necessidade de incorporar as tecnologias digitais à EJA, a pesquisa se estrutura a partir da seguinte questão norteadora: como elaborar uma solução pedagógica baseada em tecnologias digitais, utilizando metodologias ativas, na EJA/PROEJA? Esse questionamento desdobrou-se em objetivos específicos, tais como: analisar o papel das tecnologias digitais na prática pedagógica mediada pelo CDS; identificar as ferramentas mais adequadas a essa abordagem; desenvolver e avaliar a efetividade de uma solução pedagógica alinhada a essa proposta. Metodologicamente, adota-se uma abordagem qualitativa, com base na pesquisa-ação. Para a coleta de dados, foram empregados instrumentos como observação participante, rodas de conversa, diário de saberes e atividades em ambiente virtual de aprendizagem. A pesquisa-ação contemplou as etapas de planejamento, execução e análise da intervenção, permitindo avaliar os impactos da proposta no desenvolvimento crítico dos educandos. O embasamento teórico fundamenta-se em autores como Barbosa, Boa Ventura, Freire, Gatti, Gil, Minayo, Matta, Pereira, Ribeiro, São Thiago, Silva, Souza e Thiollent. Os resultados apontam que a intervenção baseada no CDS potencializa a criticidade e a autonomia dos educandos, promovendo práticas inovadoras e alinhadas às demandas contemporâneas da EJA. Observou-se um avanço significativo nas reflexões dos educandos sobre sua realidade, além de indícios de que essa abordagem pode constituir uma alternativa promissora para articular o cotidiano escolar ao protagonismo dos sujeitos, incorporando tecnologias emergentes ao processo educativo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID1519_TB1384_10032025134300.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ WILSON DE SIQUEIRA SÃO THIAGO" "autor_nome_curto" => "JOSÉ Wilson" "autor_email" => "wilsonsaothiago@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }