Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTRATÉGIAS PARA HUMANIZAR O ENSINO À DISTÂNCIA – RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 130109
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1473
    "inscrito_id" => 8478
    "titulo" => "ESTRATÉGIAS PARA HUMANIZAR O ENSINO À DISTÂNCIA – RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Um dos maiores desafios da educação na contemporaneidade reside na proliferação de cursos de licenciatura na modalidade de ensino a distância (EaD). Entende-se que a tecnologia pode ser uma aliada no processo de aprendizagem, porém, se mal utilizada pode reduzir a qualidade dos cursos de graduação. Um dos grandes desafios é aproximar o aluno da educação a distância do curso e dos professores. Como trazer a presencialidade para os cursos de graduação a distância? O presente trabalho tem por objetivo apresentar a metologia de trabalho utilizada pelo Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) localizado no município de Teresópolis, Rio de Janeiro. As autoras são professoras do curso de graduação em Pedagogia desse centro universitário, atuando na interface desse curso na modalidade 100% online e híbrido. De acordo com Ribeiro e Morais (2016), "desenvolver a autonomia do estudante da EAD requer uma assídua presencialidade virtual do professor expressa em condução, aconselhamento, orientação, ajuda, direção, diálogo, monitoria, interação, relacionamento, cuidado, liderança, didática, mediação, suporte, feedback e avaliação. Essa abordagem promove um ambiente de "educação sem distância", essencial para criar vínculos significativos e uma experiência de aprendizagem mais humanizada. A inovação desta metodologia se concentra no desafio de agregar e criar uma "presencialidade" como uma ferramenta essencial para o aprendizado. A metodologia combina encontros ao vivo, um ambiente virtual de aprendizagem com objetos de aprendizagem, interface e ferramentas de integração e interatividade. A presença do professor, a linearidade dos processos de ensino aprendizagem agregados ao afeto na educação são elementos fundamentais para o sucesso da aprendizagem na EaD. Quando o professor se faz presente de maneira ativa, estabelecendo vínculos, incentivando e demonstrando implicação com o aprendizado, o processo de ensino se torna mais eficaz. Dessa forma, a formação desse licenciando transbordará na educação básica e nas múltiplas perspectivas desse futuro pedagogo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID8478_TB1473_10032025163057.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VIVIANE ESPIRITO SANTO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "VIVIANE"
    "autor_email" => "viviesanto@gmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS (UNIFESO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 130109
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1473
    "inscrito_id" => 8478
    "titulo" => "ESTRATÉGIAS PARA HUMANIZAR O ENSINO À DISTÂNCIA – RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Um dos maiores desafios da educação na contemporaneidade reside na proliferação de cursos de licenciatura na modalidade de ensino a distância (EaD). Entende-se que a tecnologia pode ser uma aliada no processo de aprendizagem, porém, se mal utilizada pode reduzir a qualidade dos cursos de graduação. Um dos grandes desafios é aproximar o aluno da educação a distância do curso e dos professores. Como trazer a presencialidade para os cursos de graduação a distância? O presente trabalho tem por objetivo apresentar a metologia de trabalho utilizada pelo Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) localizado no município de Teresópolis, Rio de Janeiro. As autoras são professoras do curso de graduação em Pedagogia desse centro universitário, atuando na interface desse curso na modalidade 100% online e híbrido. De acordo com Ribeiro e Morais (2016), "desenvolver a autonomia do estudante da EAD requer uma assídua presencialidade virtual do professor expressa em condução, aconselhamento, orientação, ajuda, direção, diálogo, monitoria, interação, relacionamento, cuidado, liderança, didática, mediação, suporte, feedback e avaliação. Essa abordagem promove um ambiente de "educação sem distância", essencial para criar vínculos significativos e uma experiência de aprendizagem mais humanizada. A inovação desta metodologia se concentra no desafio de agregar e criar uma "presencialidade" como uma ferramenta essencial para o aprendizado. A metodologia combina encontros ao vivo, um ambiente virtual de aprendizagem com objetos de aprendizagem, interface e ferramentas de integração e interatividade. A presença do professor, a linearidade dos processos de ensino aprendizagem agregados ao afeto na educação são elementos fundamentais para o sucesso da aprendizagem na EaD. Quando o professor se faz presente de maneira ativa, estabelecendo vínculos, incentivando e demonstrando implicação com o aprendizado, o processo de ensino se torna mais eficaz. Dessa forma, a formação desse licenciando transbordará na educação básica e nas múltiplas perspectivas desse futuro pedagogo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID8478_TB1473_10032025163057.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VIVIANE ESPIRITO SANTO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "VIVIANE"
    "autor_email" => "viviesanto@gmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS (UNIFESO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Um dos maiores desafios da educação na contemporaneidade reside na proliferação de cursos de licenciatura na modalidade de ensino a distância (EaD). Entende-se que a tecnologia pode ser uma aliada no processo de aprendizagem, porém, se mal utilizada pode reduzir a qualidade dos cursos de graduação. Um dos grandes desafios é aproximar o aluno da educação a distância do curso e dos professores. Como trazer a presencialidade para os cursos de graduação a distância? O presente trabalho tem por objetivo apresentar a metologia de trabalho utilizada pelo Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) localizado no município de Teresópolis, Rio de Janeiro. As autoras são professoras do curso de graduação em Pedagogia desse centro universitário, atuando na interface desse curso na modalidade 100% online e híbrido. De acordo com Ribeiro e Morais (2016), "desenvolver a autonomia do estudante da EAD requer uma assídua presencialidade virtual do professor expressa em condução, aconselhamento, orientação, ajuda, direção, diálogo, monitoria, interação, relacionamento, cuidado, liderança, didática, mediação, suporte, feedback e avaliação. Essa abordagem promove um ambiente de "educação sem distância", essencial para criar vínculos significativos e uma experiência de aprendizagem mais humanizada. A inovação desta metodologia se concentra no desafio de agregar e criar uma "presencialidade" como uma ferramenta essencial para o aprendizado. A metodologia combina encontros ao vivo, um ambiente virtual de aprendizagem com objetos de aprendizagem, interface e ferramentas de integração e interatividade. A presença do professor, a linearidade dos processos de ensino aprendizagem agregados ao afeto na educação são elementos fundamentais para o sucesso da aprendizagem na EaD. Quando o professor se faz presente de maneira ativa, estabelecendo vínculos, incentivando e demonstrando implicação com o aprendizado, o processo de ensino se torna mais eficaz. Dessa forma, a formação desse licenciando transbordará na educação básica e nas múltiplas perspectivas desse futuro pedagogo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.