Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CANTINA COMO AMBIENTE DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA NO CAMPO UNIVERSITÁRIO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 130114
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1479
    "inscrito_id" => 7184
    "titulo" => "A CANTINA COMO AMBIENTE DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA NO CAMPO UNIVERSITÁRIO"
    "resumo" => "A pesquisa buscou analisar a importância da cantina como ambiente de formação pedagógica no campo universitário. O estudo se faz relevante para que haja a compreensão da necessidade em dar atenção a esse espaço tão valioso, a cantina é um lugar que faz parte da comunidade acadêmica, os alunos desenvolvem habilidades cruciais e necessárias para a sua formação tanto pessoal, quanto educacional e profissional. O estudo surgiu diante da discussão e questionamento sobre a ausência de um olhar pedagógico para com esse espaço de convivência, onde contribui de forma positiva na construção cultural, emocional e social do ser humano. O papel do professor nesse cenário é essencial, promovendo um espaço relacional e quebrando barreiras hierárquicas, além de desenvolver o potencial na formação integral do discente e proporcionar a relação no contexto universitário como um todo. Desse modo, foi possível observar que adotar essa prática pedagógica no âmbito universitário, se torna o diferencial no processo educativo, impactando diretamente na aprendizagem do aluno, tornando o conteúdo ainda mais significativo e leve, além de tornar o relacionamento professor e aluno mais harmonioso. Faz-se necessário então, que o docente busque estratégias pedagógicas que chame a atenção do individuo, ampliando a sua concepção integrativa em várias dimensões, promovendo experiências e competências socioemocionais, além de estimular o desenvolvimento pedagógico do mesmo. A pesquisa tem como base o método bibliográfico, tendo como referencial teórico FREIRE (1996), GOLEMAN (1995), e Vygotsky (1978). Além disso, optou-se por uma pesquisa qualitativa realizada numa Universidade pública localizada na cidade de Imperatriz-Ma."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD4_ID7184_TB1479_14032025084935.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRESSA BARBOSA DE MOURA"
    "autor_nome_curto" => "ANDRESSA"
    "autor_email" => "andressabarbosa412@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 130114
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1479
    "inscrito_id" => 7184
    "titulo" => "A CANTINA COMO AMBIENTE DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA NO CAMPO UNIVERSITÁRIO"
    "resumo" => "A pesquisa buscou analisar a importância da cantina como ambiente de formação pedagógica no campo universitário. O estudo se faz relevante para que haja a compreensão da necessidade em dar atenção a esse espaço tão valioso, a cantina é um lugar que faz parte da comunidade acadêmica, os alunos desenvolvem habilidades cruciais e necessárias para a sua formação tanto pessoal, quanto educacional e profissional. O estudo surgiu diante da discussão e questionamento sobre a ausência de um olhar pedagógico para com esse espaço de convivência, onde contribui de forma positiva na construção cultural, emocional e social do ser humano. O papel do professor nesse cenário é essencial, promovendo um espaço relacional e quebrando barreiras hierárquicas, além de desenvolver o potencial na formação integral do discente e proporcionar a relação no contexto universitário como um todo. Desse modo, foi possível observar que adotar essa prática pedagógica no âmbito universitário, se torna o diferencial no processo educativo, impactando diretamente na aprendizagem do aluno, tornando o conteúdo ainda mais significativo e leve, além de tornar o relacionamento professor e aluno mais harmonioso. Faz-se necessário então, que o docente busque estratégias pedagógicas que chame a atenção do individuo, ampliando a sua concepção integrativa em várias dimensões, promovendo experiências e competências socioemocionais, além de estimular o desenvolvimento pedagógico do mesmo. A pesquisa tem como base o método bibliográfico, tendo como referencial teórico FREIRE (1996), GOLEMAN (1995), e Vygotsky (1978). Além disso, optou-se por uma pesquisa qualitativa realizada numa Universidade pública localizada na cidade de Imperatriz-Ma."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD4_ID7184_TB1479_14032025084935.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRESSA BARBOSA DE MOURA"
    "autor_nome_curto" => "ANDRESSA"
    "autor_email" => "andressabarbosa412@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A pesquisa buscou analisar a importância da cantina como ambiente de formação pedagógica no campo universitário. O estudo se faz relevante para que haja a compreensão da necessidade em dar atenção a esse espaço tão valioso, a cantina é um lugar que faz parte da comunidade acadêmica, os alunos desenvolvem habilidades cruciais e necessárias para a sua formação tanto pessoal, quanto educacional e profissional. O estudo surgiu diante da discussão e questionamento sobre a ausência de um olhar pedagógico para com esse espaço de convivência, onde contribui de forma positiva na construção cultural, emocional e social do ser humano. O papel do professor nesse cenário é essencial, promovendo um espaço relacional e quebrando barreiras hierárquicas, além de desenvolver o potencial na formação integral do discente e proporcionar a relação no contexto universitário como um todo. Desse modo, foi possível observar que adotar essa prática pedagógica no âmbito universitário, se torna o diferencial no processo educativo, impactando diretamente na aprendizagem do aluno, tornando o conteúdo ainda mais significativo e leve, além de tornar o relacionamento professor e aluno mais harmonioso. Faz-se necessário então, que o docente busque estratégias pedagógicas que chame a atenção do individuo, ampliando a sua concepção integrativa em várias dimensões, promovendo experiências e competências socioemocionais, além de estimular o desenvolvimento pedagógico do mesmo. A pesquisa tem como base o método bibliográfico, tendo como referencial teórico FREIRE (1996), GOLEMAN (1995), e Vygotsky (1978). Além disso, optou-se por uma pesquisa qualitativa realizada numa Universidade pública localizada na cidade de Imperatriz-Ma.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.