Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS SISTEMAS DE CLASSIFICAÇÃO DE BRINQUEDOS, JOGOS E BRINCADEIRAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCADORES EM UMA BRINQUEDOTECA UNIVERSITÁRIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 130251
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1665
    "inscrito_id" => 4646
    "titulo" => "OS SISTEMAS DE CLASSIFICAÇÃO DE BRINQUEDOS, JOGOS E BRINCADEIRAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCADORES EM UMA BRINQUEDOTECA UNIVERSITÁRIA"
    "resumo" => "O projeto tem como objetivo geral analisar os sistemas de classificação de brinquedos, jogos e brincadeiras que se propõem a organizar o material lúdico das brinquedotecas universitárias. A Associação Brasileira de Brinquedotecas ABBri define a brinquedoteca como o “[...] espaço concebido, organizado e gerido por um brinquedista para favorecer o brincar espontâneo e criativo das crianças e atender necessidades lúdicas de pessoas de qualquer idade”. Dessa forma, o livre brincar tem centralidade neste espaço que é de formação mais ampla não só para as crianças, mas também para os estudantes. Para o Curso de Pedagogia e de Licenciaturas a brinquedoteca é o laboratório de interação da cultura do lúdico como uma das dimensões humanas e de formação e pretende congregar em si dimensões múltiplas, dentre essas a de gestão de objetos lúdicos que compõem o acervo. Assim é altamente recomendável que os profissionais brinquedistas tenham subsídios para fazer a gestão do espaço e do acervo apoiados em critérios técnicos utilizando os sistemas estruturados de classificação de jogos, brinquedos e brincadeiras em sua formação para o exercício profissional. A pesquisa é de abordagem qualitativa e os dados coletados a partir dos sistemas de classificação de jogos, brinquedos e brincadeiras serão analisados frente ao referencial teórico da Análise de Conteúdo, tal qual é prescrita por Bardin. Nas práticas de gestão de espaços e acervos do brincar se faz central o exercício do direito à cidadania, ao lúdico como qualidade de vida, metas desejáveis inscritas na Agenda ESG nos pilares da promoção da qualidade de vida e dos direitos humanos, bem como na Agenda 2023 da ONU. A pesquisa proposta se insere nas Áreas de Tecnologias Prioritárias do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) especificamente em Tecnologias para Qualidade de Vida, pois que se trata de fomentar melhor qualidade de vida com oportunidades de formação profissional e pessoal tendo como base os aspectos do lúdico como dimensão humana, bem como o direito ao exercício da profissão com competência e ética. Investigar tal campo de estudos fortalece as ações de ensino, pesquisa e extensão que vêm sendo empreendidas nos cursos de formação de professores em nível superior e médio bem como no âmbito da Brinquedoteca o que consolida a construção e produção de novos conhecimentos em diálogos multi/inter/transdisciplinares."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID4646_TB1665_10032025211649.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA VALÉRIA DE FIGUEIREDO"
    "autor_nome_curto" => "ANA VALÉRIA"
    "autor_email" => "anavaleriadefigueiredo@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 130251
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1665
    "inscrito_id" => 4646
    "titulo" => "OS SISTEMAS DE CLASSIFICAÇÃO DE BRINQUEDOS, JOGOS E BRINCADEIRAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCADORES EM UMA BRINQUEDOTECA UNIVERSITÁRIA"
    "resumo" => "O projeto tem como objetivo geral analisar os sistemas de classificação de brinquedos, jogos e brincadeiras que se propõem a organizar o material lúdico das brinquedotecas universitárias. A Associação Brasileira de Brinquedotecas ABBri define a brinquedoteca como o “[...] espaço concebido, organizado e gerido por um brinquedista para favorecer o brincar espontâneo e criativo das crianças e atender necessidades lúdicas de pessoas de qualquer idade”. Dessa forma, o livre brincar tem centralidade neste espaço que é de formação mais ampla não só para as crianças, mas também para os estudantes. Para o Curso de Pedagogia e de Licenciaturas a brinquedoteca é o laboratório de interação da cultura do lúdico como uma das dimensões humanas e de formação e pretende congregar em si dimensões múltiplas, dentre essas a de gestão de objetos lúdicos que compõem o acervo. Assim é altamente recomendável que os profissionais brinquedistas tenham subsídios para fazer a gestão do espaço e do acervo apoiados em critérios técnicos utilizando os sistemas estruturados de classificação de jogos, brinquedos e brincadeiras em sua formação para o exercício profissional. A pesquisa é de abordagem qualitativa e os dados coletados a partir dos sistemas de classificação de jogos, brinquedos e brincadeiras serão analisados frente ao referencial teórico da Análise de Conteúdo, tal qual é prescrita por Bardin. Nas práticas de gestão de espaços e acervos do brincar se faz central o exercício do direito à cidadania, ao lúdico como qualidade de vida, metas desejáveis inscritas na Agenda ESG nos pilares da promoção da qualidade de vida e dos direitos humanos, bem como na Agenda 2023 da ONU. A pesquisa proposta se insere nas Áreas de Tecnologias Prioritárias do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) especificamente em Tecnologias para Qualidade de Vida, pois que se trata de fomentar melhor qualidade de vida com oportunidades de formação profissional e pessoal tendo como base os aspectos do lúdico como dimensão humana, bem como o direito ao exercício da profissão com competência e ética. Investigar tal campo de estudos fortalece as ações de ensino, pesquisa e extensão que vêm sendo empreendidas nos cursos de formação de professores em nível superior e médio bem como no âmbito da Brinquedoteca o que consolida a construção e produção de novos conhecimentos em diálogos multi/inter/transdisciplinares."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID4646_TB1665_10032025211649.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA VALÉRIA DE FIGUEIREDO"
    "autor_nome_curto" => "ANA VALÉRIA"
    "autor_email" => "anavaleriadefigueiredo@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O projeto tem como objetivo geral analisar os sistemas de classificação de brinquedos, jogos e brincadeiras que se propõem a organizar o material lúdico das brinquedotecas universitárias. A Associação Brasileira de Brinquedotecas ABBri define a brinquedoteca como o “[...] espaço concebido, organizado e gerido por um brinquedista para favorecer o brincar espontâneo e criativo das crianças e atender necessidades lúdicas de pessoas de qualquer idade”. Dessa forma, o livre brincar tem centralidade neste espaço que é de formação mais ampla não só para as crianças, mas também para os estudantes. Para o Curso de Pedagogia e de Licenciaturas a brinquedoteca é o laboratório de interação da cultura do lúdico como uma das dimensões humanas e de formação e pretende congregar em si dimensões múltiplas, dentre essas a de gestão de objetos lúdicos que compõem o acervo. Assim é altamente recomendável que os profissionais brinquedistas tenham subsídios para fazer a gestão do espaço e do acervo apoiados em critérios técnicos utilizando os sistemas estruturados de classificação de jogos, brinquedos e brincadeiras em sua formação para o exercício profissional. A pesquisa é de abordagem qualitativa e os dados coletados a partir dos sistemas de classificação de jogos, brinquedos e brincadeiras serão analisados frente ao referencial teórico da Análise de Conteúdo, tal qual é prescrita por Bardin. Nas práticas de gestão de espaços e acervos do brincar se faz central o exercício do direito à cidadania, ao lúdico como qualidade de vida, metas desejáveis inscritas na Agenda ESG nos pilares da promoção da qualidade de vida e dos direitos humanos, bem como na Agenda 2023 da ONU. A pesquisa proposta se insere nas Áreas de Tecnologias Prioritárias do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) especificamente em Tecnologias para Qualidade de Vida, pois que se trata de fomentar melhor qualidade de vida com oportunidades de formação profissional e pessoal tendo como base os aspectos do lúdico como dimensão humana, bem como o direito ao exercício da profissão com competência e ética. Investigar tal campo de estudos fortalece as ações de ensino, pesquisa e extensão que vêm sendo empreendidas nos cursos de formação de professores em nível superior e médio bem como no âmbito da Brinquedoteca o que consolida a construção e produção de novos conhecimentos em diálogos multi/inter/transdisciplinares.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.