Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EDUCAÇÃO VERSUS PSICÁNALISE: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ESCOLA CIDADÃO INTEGRAL ÁLVARO GAUDÊNCIO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O que pode o psicólogo no contexto escolar? Este descreve algumas das atividades realizadas durante o Estágio Supervisionado em Psicologia na Escola Cidadã Integral (ECI) Álvaro Gaudêncio de Queiroz, situada em Campina Grande- PB. A prática clínica foi fundamentada nas teorias psicanalíticas de Freud e Lacan, e foi conduzida por meio de escutas individuais, com o objetivo de atender à demanda da comunidade escolar e promover o bem-estar psicológico dos alunos, professores e funcionários. Além disso, foram realizadas intervenções grupais, utilizando conversação e oficinas de arteterapia, com o público alvo adolescente e enfoque em temas como ansiedade e saúde mental. Essas ações buscaram criar um espaço de acolhimento e reflexão, promovendo o desenvolvimento emocional e psicológico dos sujeitos. A intervenção teve como objetivo não apenas tratar o sofrimento individual, mas também refletir sobre a estrutura educacional e suas implicações no mal-estar escolar, conforme discutido por Costa, Figueiredo e Ribeiro (2013). O trabalho de escuta psicanalítica permitiu que os sujeitos pudessem expressar as angústias, favorecendo a compreensão e elaboração dos sofrimentos. Os resultados indicaram que as intervenções individuais e em grupo contribuíram significativamente para o bem-estar psicológico dos participantes, promovendo um ambiente escolar mais acolhedor e integrado. A experiência também ressaltou a importância da atuação psicanalítica no contexto educacional e institucional, destacando a relevância da psicologia na promoção da saúde mental no ambiente escolar. Desse modo, a experiência de estágio demonstrou a importância da inserção da psicologia escolar visando um espaço de cuidado e escuta, fundamentais para o desenvolvimento integral dos indivíduos no contexto educacional.

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