Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL: ENTRE GARANTIAS LEGAIS E REALIDADE ESTATÍSTICA.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 130339
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1800
    "inscrito_id" => 4103
    "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL: ENTRE GARANTIAS LEGAIS E REALIDADE ESTATÍSTICA."
    "resumo" => "A Constituição Federal de 1988 e a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) garantem a educação inclusiva, mas, de acordo com dados do IBGE (2022) e da PNAD Contínua (2023), essa inclusão ainda não se concretizou plenamente. Nesse contexto, o objetivo principal deste estudo é examinar os obstáculos à efetivação da educação inclusiva no Brasil, levando em conta as garantias legais e a necessidade de práticas pedagógicas que favoreçam o acesso, a permanência e a aprendizagem efetiva de estudantes com deficiência nas escolas regulares. A educação inclusiva de qualidade é essencial para a formação de cidadãos preparados no exercício da cidadania e atuação no mercado de trabalho. Para desenvolver esta pesquisa, foi realizada uma revisão bibliográfica com obras de autores como Mantoan (2006), Ghiraldelli (2014) e Vygotsky (1978). Além disso, utilizou-se como referência cultural o filme "Hoje Quero Voltar Sozinho" (2014) e dados estatísticos do IBGE (2022) e da PNAD Contínua (2023). Os resultados indicam que a inclusão exige a reestruturação das práticas pedagógicas e a adequação das escolas para atender todos os alunos, bem como ações que garantam acesso, permanência e aprendizado são cruciais para a formação cidadã e profissional dos estudantes. Nessa perspectiva, o engajamento do poder público é essencial para proporcionar acessibilidade e capacitação profissional, enquanto a colaboração entre escolas e famílias é fundamental na promoção de um ambiente educacional acolhedor e inclusivo. Dessa forma, cada aluno pode desenvolver seu potencial de maneira respeitosa."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID4103_TB1800_11032025000608.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUZIA RODRIGUES DE MACEDO"
    "autor_nome_curto" => "LUZIA"
    "autor_email" => "luziarmacedo@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 130339
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1800
    "inscrito_id" => 4103
    "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL: ENTRE GARANTIAS LEGAIS E REALIDADE ESTATÍSTICA."
    "resumo" => "A Constituição Federal de 1988 e a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) garantem a educação inclusiva, mas, de acordo com dados do IBGE (2022) e da PNAD Contínua (2023), essa inclusão ainda não se concretizou plenamente. Nesse contexto, o objetivo principal deste estudo é examinar os obstáculos à efetivação da educação inclusiva no Brasil, levando em conta as garantias legais e a necessidade de práticas pedagógicas que favoreçam o acesso, a permanência e a aprendizagem efetiva de estudantes com deficiência nas escolas regulares. A educação inclusiva de qualidade é essencial para a formação de cidadãos preparados no exercício da cidadania e atuação no mercado de trabalho. Para desenvolver esta pesquisa, foi realizada uma revisão bibliográfica com obras de autores como Mantoan (2006), Ghiraldelli (2014) e Vygotsky (1978). Além disso, utilizou-se como referência cultural o filme "Hoje Quero Voltar Sozinho" (2014) e dados estatísticos do IBGE (2022) e da PNAD Contínua (2023). Os resultados indicam que a inclusão exige a reestruturação das práticas pedagógicas e a adequação das escolas para atender todos os alunos, bem como ações que garantam acesso, permanência e aprendizado são cruciais para a formação cidadã e profissional dos estudantes. Nessa perspectiva, o engajamento do poder público é essencial para proporcionar acessibilidade e capacitação profissional, enquanto a colaboração entre escolas e famílias é fundamental na promoção de um ambiente educacional acolhedor e inclusivo. Dessa forma, cada aluno pode desenvolver seu potencial de maneira respeitosa."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID4103_TB1800_11032025000608.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUZIA RODRIGUES DE MACEDO"
    "autor_nome_curto" => "LUZIA"
    "autor_email" => "luziarmacedo@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A Constituição Federal de 1988 e a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) garantem a educação inclusiva, mas, de acordo com dados do IBGE (2022) e da PNAD Contínua (2023), essa inclusão ainda não se concretizou plenamente. Nesse contexto, o objetivo principal deste estudo é examinar os obstáculos à efetivação da educação inclusiva no Brasil, levando em conta as garantias legais e a necessidade de práticas pedagógicas que favoreçam o acesso, a permanência e a aprendizagem efetiva de estudantes com deficiência nas escolas regulares. A educação inclusiva de qualidade é essencial para a formação de cidadãos preparados no exercício da cidadania e atuação no mercado de trabalho. Para desenvolver esta pesquisa, foi realizada uma revisão bibliográfica com obras de autores como Mantoan (2006), Ghiraldelli (2014) e Vygotsky (1978). Além disso, utilizou-se como referência cultural o filme "Hoje Quero Voltar Sozinho" (2014) e dados estatísticos do IBGE (2022) e da PNAD Contínua (2023). Os resultados indicam que a inclusão exige a reestruturação das práticas pedagógicas e a adequação das escolas para atender todos os alunos, bem como ações que garantam acesso, permanência e aprendizado são cruciais para a formação cidadã e profissional dos estudantes. Nessa perspectiva, o engajamento do poder público é essencial para proporcionar acessibilidade e capacitação profissional, enquanto a colaboração entre escolas e famílias é fundamental na promoção de um ambiente educacional acolhedor e inclusivo. Dessa forma, cada aluno pode desenvolver seu potencial de maneira respeitosa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.