RESISTIR PARA EDUCAR: O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E A FORMAÇÃO CRÍTICA NA RECONSTRUÇÃO DE MEMÓRIAS RACIALIZADAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 130346 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1809 "inscrito_id" => 5360 "titulo" => "RESISTIR PARA EDUCAR: O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E A FORMAÇÃO CRÍTICA NA RECONSTRUÇÃO DE MEMÓRIAS RACIALIZADAS" "resumo" => "O ensino de Língua Portuguesa, historicamente permeado por perspectivas eurocêntricas, requer um compromisso pedagógico que contemple a educação antirracista como princípio fundamental na formação dos discentes. Assim, a inserção de perspectivas decoloniais no aprendizado da língua não apenas possibilita a valorização de identidades historicamente marginalizadas, mas também fomenta a construção de sujeitos críticos, capazes de reconhecer e problematizar as desigualdades raciais presentes na linguagem e na sociedade. A presente pesquisa fundamenta-se na Teoria da Decolonialidade e na necessidade de uma educação que integre as relações étnico-raciais como eixo central do processo formativo. Dessa forma, analisa-se como práticas pedagógicas significativas podem visibilizar textos e vozes historicamente subalternizadas, promovendo não apenas a ressignificação das memórias racializadas, mas também a construção de um espaço educativo mais democrático e participativo. Ao reconhecer a escola como um local de disputas simbólicas, evidencia-se a importância de uma abordagem da Língua Portuguesa que incentive a autonomia intelectual dos estudantes e amplie suas possibilidades de intervenção social. Metodologicamente, o estudo adota uma abordagem qualitativa, ancorada na revisão bibliográfica e na reflexão sobre ações educacionais que buscam integrar a equidade racial. A pesquisa dialoga com autores como Quijano (2005), Soares (2017), Ribeiro (2019) e Freire (2021), demonstrando que a implementação de perspectivas críticas na prática pedagógica contribui significativamente para a formação de sujeitos ativos, conscientes de seu papel na desconstrução de discursos excludentes e na transformação da realidade social." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID5360_TB1809_11032025002926.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WILDA MARIA CAVALCANTE SOARES" "autor_nome_curto" => "WILDA" "autor_email" => "wmcs1@aluno.ifal.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 130346 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1809 "inscrito_id" => 5360 "titulo" => "RESISTIR PARA EDUCAR: O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E A FORMAÇÃO CRÍTICA NA RECONSTRUÇÃO DE MEMÓRIAS RACIALIZADAS" "resumo" => "O ensino de Língua Portuguesa, historicamente permeado por perspectivas eurocêntricas, requer um compromisso pedagógico que contemple a educação antirracista como princípio fundamental na formação dos discentes. Assim, a inserção de perspectivas decoloniais no aprendizado da língua não apenas possibilita a valorização de identidades historicamente marginalizadas, mas também fomenta a construção de sujeitos críticos, capazes de reconhecer e problematizar as desigualdades raciais presentes na linguagem e na sociedade. A presente pesquisa fundamenta-se na Teoria da Decolonialidade e na necessidade de uma educação que integre as relações étnico-raciais como eixo central do processo formativo. Dessa forma, analisa-se como práticas pedagógicas significativas podem visibilizar textos e vozes historicamente subalternizadas, promovendo não apenas a ressignificação das memórias racializadas, mas também a construção de um espaço educativo mais democrático e participativo. Ao reconhecer a escola como um local de disputas simbólicas, evidencia-se a importância de uma abordagem da Língua Portuguesa que incentive a autonomia intelectual dos estudantes e amplie suas possibilidades de intervenção social. Metodologicamente, o estudo adota uma abordagem qualitativa, ancorada na revisão bibliográfica e na reflexão sobre ações educacionais que buscam integrar a equidade racial. A pesquisa dialoga com autores como Quijano (2005), Soares (2017), Ribeiro (2019) e Freire (2021), demonstrando que a implementação de perspectivas críticas na prática pedagógica contribui significativamente para a formação de sujeitos ativos, conscientes de seu papel na desconstrução de discursos excludentes e na transformação da realidade social." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID5360_TB1809_11032025002926.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WILDA MARIA CAVALCANTE SOARES" "autor_nome_curto" => "WILDA" "autor_email" => "wmcs1@aluno.ifal.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }