LIBRAS E FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ABORGADEM INCLUSIVA NA PERSPECTIVA EMANCIPATÓRIA DOS POVOS SURDOS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 130375 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1844 "inscrito_id" => 4187 "titulo" => "LIBRAS E FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ABORGADEM INCLUSIVA NA PERSPECTIVA EMANCIPATÓRIA DOS POVOS SURDOS" "resumo" => "A disciplina de Língua Brasileira de Sinais (Libras) apresenta-se com essencialidade na formação docente, abrangendo seu aspecto norteador de futuras práticas educativas contemplando os povos surdos. Desta forma, esta pesquisa visa apresentar a disciplina de Libras na formação inicial docente com uma abordagem inclusiva, norteando para os aspectos legislacionais onde a Libras, enquanto disciplina no Ensino Superior, é apresentada como obrigatória nos cursos de Licenciaturas e dialogando com a emancipação dos povos surdos ao reconhecer sua identidade cultural. Desta forma, esta pesquisa utiliza uma metodologia qualitativa descritiva, partindo de análises de diversas obras de autores que privilegiam em suas pesquisas questões relativas a esta temática, apoiada em políticas públicas como a Lei nº 10.436 (Brasil, 2005), o Decreto nº 5.626 que regulamentou a lei anteriormente mencionada (Brasil, 2005), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394 (Brasil, 1996) e a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência nº13.146 (Brasil, 2015). Portanto, acredita-se que a Libras no Ensino Superior poderá permitir que a cultura surda seja valorizada e notabilizada por uma sociedade majoritariamente ouvinte, desmitificando concepções errôneas sobre os povos surdos, com a proposta de minimizar as barreiras linguísticas e possibilitar acessibilidade comunicacional, por meio da formação docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD1_ID4187_TB1844_20032025174118.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOICY DE SOUZA RIBEIRO QUITETE" "autor_nome_curto" => "JOICY" "autor_email" => "joicyquitete@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO (UENF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 130375 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1844 "inscrito_id" => 4187 "titulo" => "LIBRAS E FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ABORGADEM INCLUSIVA NA PERSPECTIVA EMANCIPATÓRIA DOS POVOS SURDOS" "resumo" => "A disciplina de Língua Brasileira de Sinais (Libras) apresenta-se com essencialidade na formação docente, abrangendo seu aspecto norteador de futuras práticas educativas contemplando os povos surdos. Desta forma, esta pesquisa visa apresentar a disciplina de Libras na formação inicial docente com uma abordagem inclusiva, norteando para os aspectos legislacionais onde a Libras, enquanto disciplina no Ensino Superior, é apresentada como obrigatória nos cursos de Licenciaturas e dialogando com a emancipação dos povos surdos ao reconhecer sua identidade cultural. Desta forma, esta pesquisa utiliza uma metodologia qualitativa descritiva, partindo de análises de diversas obras de autores que privilegiam em suas pesquisas questões relativas a esta temática, apoiada em políticas públicas como a Lei nº 10.436 (Brasil, 2005), o Decreto nº 5.626 que regulamentou a lei anteriormente mencionada (Brasil, 2005), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394 (Brasil, 1996) e a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência nº13.146 (Brasil, 2015). Portanto, acredita-se que a Libras no Ensino Superior poderá permitir que a cultura surda seja valorizada e notabilizada por uma sociedade majoritariamente ouvinte, desmitificando concepções errôneas sobre os povos surdos, com a proposta de minimizar as barreiras linguísticas e possibilitar acessibilidade comunicacional, por meio da formação docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD1_ID4187_TB1844_20032025174118.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOICY DE SOUZA RIBEIRO QUITETE" "autor_nome_curto" => "JOICY" "autor_email" => "joicyquitete@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO (UENF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }