Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APRENDIZAGEM DE ESPANHOL MEDIADA POR TECNOLOGIA E TURISMO LOCAL: UMA EXPERIÊNCIA NA CHAPADA DAS MESAS (MA)

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 15 - Ensino de línguas
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 130389
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1866
    "inscrito_id" => 9248
    "titulo" => "APRENDIZAGEM DE ESPANHOL MEDIADA POR TECNOLOGIA E TURISMO LOCAL: UMA EXPERIÊNCIA NA CHAPADA DAS MESAS (MA)"
    "resumo" => "Este artigo relata uma experiência pedagógica de ensino-aprendizagem de língua espanhola mediada por tecnologias digitais, contextualizada no turismo local da região da Chapada das Mesas, no sul do Maranhão (Brasil). O objetivo é apresentar os procedimentos adotados e os resultados dessa iniciativa, que buscou integrar conteúdos de turismo regional ao ensino de espanhol como língua adicional, utilizando ferramentas tecnológicas para ampliar o engajamento dos aprendizes. O referencial teórico fundamenta-se em abordagens comunicativas e em metodologias ativas, como a Aprendizagem Baseada em Projetos, aliadas ao uso crítico de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no ensino de línguas. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, configurando-se como um estudo de caso descritivo de um curso de extensão oferecido a jovens e adultos da comunidade local. São apresentados os principais resultados obtidos, incluindo o desenvolvimento de competências linguísticas específicas para o setor de turismo e o aumento da motivação dos participantes. A discussão destaca os benefícios e desafios observados na implementação do projeto, bem como reflexões sobre a importância da contextualização local e do uso de tecnologia na formação em línguas estrangeiras. Conclui-se que a integração entre tecnologia educacional e temas de relevância local, como o turismo regional, pode enriquecer o processo de aprendizagem de espanhol, tornando-o mais significativo e eficaz para os aprendizes e contribuindo para a capacitação da comunidade no atendimento ao turista."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID9248_TB1866_11032025092558.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMISVALDO PEREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "EMISVALDO SILVA"
    "autor_email" => "emisvaldo@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO (IFMT)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 130389
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1866
    "inscrito_id" => 9248
    "titulo" => "APRENDIZAGEM DE ESPANHOL MEDIADA POR TECNOLOGIA E TURISMO LOCAL: UMA EXPERIÊNCIA NA CHAPADA DAS MESAS (MA)"
    "resumo" => "Este artigo relata uma experiência pedagógica de ensino-aprendizagem de língua espanhola mediada por tecnologias digitais, contextualizada no turismo local da região da Chapada das Mesas, no sul do Maranhão (Brasil). O objetivo é apresentar os procedimentos adotados e os resultados dessa iniciativa, que buscou integrar conteúdos de turismo regional ao ensino de espanhol como língua adicional, utilizando ferramentas tecnológicas para ampliar o engajamento dos aprendizes. O referencial teórico fundamenta-se em abordagens comunicativas e em metodologias ativas, como a Aprendizagem Baseada em Projetos, aliadas ao uso crítico de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no ensino de línguas. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, configurando-se como um estudo de caso descritivo de um curso de extensão oferecido a jovens e adultos da comunidade local. São apresentados os principais resultados obtidos, incluindo o desenvolvimento de competências linguísticas específicas para o setor de turismo e o aumento da motivação dos participantes. A discussão destaca os benefícios e desafios observados na implementação do projeto, bem como reflexões sobre a importância da contextualização local e do uso de tecnologia na formação em línguas estrangeiras. Conclui-se que a integração entre tecnologia educacional e temas de relevância local, como o turismo regional, pode enriquecer o processo de aprendizagem de espanhol, tornando-o mais significativo e eficaz para os aprendizes e contribuindo para a capacitação da comunidade no atendimento ao turista."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID9248_TB1866_11032025092558.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMISVALDO PEREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "EMISVALDO SILVA"
    "autor_email" => "emisvaldo@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO (IFMT)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo relata uma experiência pedagógica de ensino-aprendizagem de língua espanhola mediada por tecnologias digitais, contextualizada no turismo local da região da Chapada das Mesas, no sul do Maranhão (Brasil). O objetivo é apresentar os procedimentos adotados e os resultados dessa iniciativa, que buscou integrar conteúdos de turismo regional ao ensino de espanhol como língua adicional, utilizando ferramentas tecnológicas para ampliar o engajamento dos aprendizes. O referencial teórico fundamenta-se em abordagens comunicativas e em metodologias ativas, como a Aprendizagem Baseada em Projetos, aliadas ao uso crítico de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no ensino de línguas. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, configurando-se como um estudo de caso descritivo de um curso de extensão oferecido a jovens e adultos da comunidade local. São apresentados os principais resultados obtidos, incluindo o desenvolvimento de competências linguísticas específicas para o setor de turismo e o aumento da motivação dos participantes. A discussão destaca os benefícios e desafios observados na implementação do projeto, bem como reflexões sobre a importância da contextualização local e do uso de tecnologia na formação em línguas estrangeiras. Conclui-se que a integração entre tecnologia educacional e temas de relevância local, como o turismo regional, pode enriquecer o processo de aprendizagem de espanhol, tornando-o mais significativo e eficaz para os aprendizes e contribuindo para a capacitação da comunidade no atendimento ao turista.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.