APRENDIZAGEM DE ESPANHOL MEDIADA POR TECNOLOGIA E TURISMO LOCAL: UMA EXPERIÊNCIA NA CHAPADA DAS MESAS (MA)
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 130389 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1866 "inscrito_id" => 9248 "titulo" => "APRENDIZAGEM DE ESPANHOL MEDIADA POR TECNOLOGIA E TURISMO LOCAL: UMA EXPERIÊNCIA NA CHAPADA DAS MESAS (MA)" "resumo" => "Este artigo relata uma experiência pedagógica de ensino-aprendizagem de língua espanhola mediada por tecnologias digitais, contextualizada no turismo local da região da Chapada das Mesas, no sul do Maranhão (Brasil). O objetivo é apresentar os procedimentos adotados e os resultados dessa iniciativa, que buscou integrar conteúdos de turismo regional ao ensino de espanhol como língua adicional, utilizando ferramentas tecnológicas para ampliar o engajamento dos aprendizes. O referencial teórico fundamenta-se em abordagens comunicativas e em metodologias ativas, como a Aprendizagem Baseada em Projetos, aliadas ao uso crítico de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no ensino de línguas. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, configurando-se como um estudo de caso descritivo de um curso de extensão oferecido a jovens e adultos da comunidade local. São apresentados os principais resultados obtidos, incluindo o desenvolvimento de competências linguísticas específicas para o setor de turismo e o aumento da motivação dos participantes. A discussão destaca os benefícios e desafios observados na implementação do projeto, bem como reflexões sobre a importância da contextualização local e do uso de tecnologia na formação em línguas estrangeiras. Conclui-se que a integração entre tecnologia educacional e temas de relevância local, como o turismo regional, pode enriquecer o processo de aprendizagem de espanhol, tornando-o mais significativo e eficaz para os aprendizes e contribuindo para a capacitação da comunidade no atendimento ao turista." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID9248_TB1866_11032025092558.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMISVALDO PEREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "EMISVALDO SILVA" "autor_email" => "emisvaldo@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO (IFMT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 130389 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1866 "inscrito_id" => 9248 "titulo" => "APRENDIZAGEM DE ESPANHOL MEDIADA POR TECNOLOGIA E TURISMO LOCAL: UMA EXPERIÊNCIA NA CHAPADA DAS MESAS (MA)" "resumo" => "Este artigo relata uma experiência pedagógica de ensino-aprendizagem de língua espanhola mediada por tecnologias digitais, contextualizada no turismo local da região da Chapada das Mesas, no sul do Maranhão (Brasil). O objetivo é apresentar os procedimentos adotados e os resultados dessa iniciativa, que buscou integrar conteúdos de turismo regional ao ensino de espanhol como língua adicional, utilizando ferramentas tecnológicas para ampliar o engajamento dos aprendizes. O referencial teórico fundamenta-se em abordagens comunicativas e em metodologias ativas, como a Aprendizagem Baseada em Projetos, aliadas ao uso crítico de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no ensino de línguas. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, configurando-se como um estudo de caso descritivo de um curso de extensão oferecido a jovens e adultos da comunidade local. São apresentados os principais resultados obtidos, incluindo o desenvolvimento de competências linguísticas específicas para o setor de turismo e o aumento da motivação dos participantes. A discussão destaca os benefícios e desafios observados na implementação do projeto, bem como reflexões sobre a importância da contextualização local e do uso de tecnologia na formação em línguas estrangeiras. Conclui-se que a integração entre tecnologia educacional e temas de relevância local, como o turismo regional, pode enriquecer o processo de aprendizagem de espanhol, tornando-o mais significativo e eficaz para os aprendizes e contribuindo para a capacitação da comunidade no atendimento ao turista." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID9248_TB1866_11032025092558.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMISVALDO PEREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "EMISVALDO SILVA" "autor_email" => "emisvaldo@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO (IFMT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }