INTERDISCIPLINARIDADE MATEMÁTICA-QUÍMICA: ESTRATÉGIAS PARA POTENCIALIZAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 130418 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1905 "inscrito_id" => 6107 "titulo" => "INTERDISCIPLINARIDADE MATEMÁTICA-QUÍMICA: ESTRATÉGIAS PARA POTENCIALIZAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM" "resumo" => "Atualmente, a educação enfrenta diversos desafios, e um dos mais relevantes é a maneira como os educadores compartilham o conhecimento aos alunos. Em um mundo cada vez mais globalizado e tecnológico, as escolas devem se adaptar às novas ideias e atividades do presente, buscando oferecer um ambiente de aprendizagem que não apenas prepare os alunos para o mercado de trabalho, mas também desenvolva suas habilidades sociais, emocionais e cognitivas. Nesse contexto, os métodos tradicionais de ensino muitas vezes se mostram insuficientes, sendo necessário buscar metodologias eficazes para que não haja a descontinuidade da construção do conhecimento. Baseado nisso, a interdisciplinaridade surge como uma abordagem essencial, integrando diferentes áreas do saber, sendo que não há a valorização de uma em detrimento da outra, promovendo uma visão mais ampla e conectada da realidade (Castro et al., 2024). Para Souza, Pianezzer e Filho (2023) a interdisciplinaridade entre Matemática e Química pode ser um exemplo notável de como disciplinas aparentemente distintas podem se beneficiar mutuamente. A Matemática pode se fortalecer com a contextualização dos temas de Química, permitindo aos alunos uma melhor compreensão dos conceitos matemáticos em um contexto real e aplicado. Da outra perspectiva, a Química pode se beneficiar do pensamento e da ferramenta matemática para cálculos precisos. Assim, o objetivo deste trabalho, foi realizar um estudo bibliográfico sobre como a interdisciplinaridade matemática – química contribui para a melhoria do processo de ensino aprendizagem, empregando uma metodologia de pesquisa classificada por procedimentos bibliográficos e documentais com abordagem descritiva e exploratória. A partir das buscas e estudos realizados, verificou-se que a aprendizagem interdisciplinar pode ajudar a conectar o conteúdo curricular com a realidade social e cultural dos alunos, principalmente no que se refere ao protagonismo estudantil, fortalecendo e tornando a aprendizagem mais relevante e significativa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID6107_TB1905_11032025101944.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELLE FERNANDA MENEZES DOS SANTOS PINHEIRO" "autor_nome_curto" => "Gabrielle" "autor_email" => "gabriellefernandapinheiro@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 130418 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1905 "inscrito_id" => 6107 "titulo" => "INTERDISCIPLINARIDADE MATEMÁTICA-QUÍMICA: ESTRATÉGIAS PARA POTENCIALIZAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM" "resumo" => "Atualmente, a educação enfrenta diversos desafios, e um dos mais relevantes é a maneira como os educadores compartilham o conhecimento aos alunos. Em um mundo cada vez mais globalizado e tecnológico, as escolas devem se adaptar às novas ideias e atividades do presente, buscando oferecer um ambiente de aprendizagem que não apenas prepare os alunos para o mercado de trabalho, mas também desenvolva suas habilidades sociais, emocionais e cognitivas. Nesse contexto, os métodos tradicionais de ensino muitas vezes se mostram insuficientes, sendo necessário buscar metodologias eficazes para que não haja a descontinuidade da construção do conhecimento. Baseado nisso, a interdisciplinaridade surge como uma abordagem essencial, integrando diferentes áreas do saber, sendo que não há a valorização de uma em detrimento da outra, promovendo uma visão mais ampla e conectada da realidade (Castro et al., 2024). Para Souza, Pianezzer e Filho (2023) a interdisciplinaridade entre Matemática e Química pode ser um exemplo notável de como disciplinas aparentemente distintas podem se beneficiar mutuamente. A Matemática pode se fortalecer com a contextualização dos temas de Química, permitindo aos alunos uma melhor compreensão dos conceitos matemáticos em um contexto real e aplicado. Da outra perspectiva, a Química pode se beneficiar do pensamento e da ferramenta matemática para cálculos precisos. Assim, o objetivo deste trabalho, foi realizar um estudo bibliográfico sobre como a interdisciplinaridade matemática – química contribui para a melhoria do processo de ensino aprendizagem, empregando uma metodologia de pesquisa classificada por procedimentos bibliográficos e documentais com abordagem descritiva e exploratória. A partir das buscas e estudos realizados, verificou-se que a aprendizagem interdisciplinar pode ajudar a conectar o conteúdo curricular com a realidade social e cultural dos alunos, principalmente no que se refere ao protagonismo estudantil, fortalecendo e tornando a aprendizagem mais relevante e significativa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID6107_TB1905_11032025101944.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELLE FERNANDA MENEZES DOS SANTOS PINHEIRO" "autor_nome_curto" => "Gabrielle" "autor_email" => "gabriellefernandapinheiro@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }