FLEXIBILIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
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Trata-se de uma problemática que impacta a valorização da categoria docente e as condições de trabalho na educação básica. Diante desse contexto, esta pesquisa apresenta a seguinte questão problema: como a literatura acadêmica tem discutido a flexibilização das relações de trabalho docente e seus impactos na profissão dos professores da educação básica? Assim, o objetivo deste estudo é analisar, à luz da literatura acadêmica, como se dá o impacto da flexibilização das relações de trabalho na profissão docente e suas implicações na valorização profissional, na estabilidade da carreira e nas condições de trabalho na educação básica. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, fundamentada na análise de produções acadêmicas já publicadas sobre o tema (Gil, 2008; Minayo, 2001). Segundo Bogdan e Biklen (1994), a abordagem qualitativa permite compreender fenômenos sociais interpretativamente, considerando os significados atribuídos pelos sujeitos. 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