PARÓDIA AUTORAL COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DO REINO FUNGI
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 130528 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2054 "inscrito_id" => 2694 "titulo" => "PARÓDIA AUTORAL COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DO REINO FUNGI" "resumo" => "Os eixos metodológicos propostos pelo Laboratório de Ensino de Ciências e Biologia do Departamento Acadêmico de Biologia, Instituto Federal do Maranhão, se destacam pelo uso da ludicidade como ferramenta facilitadora para o ensino de Ciências e Biologia. Nesse contexto, o presente trabalho apresenta o eixo musical, que utiliza-se da música como estratégia didática para o ensino e analisa uma parodia autoral aplicada para os graduandos em licenciatura em Ciências Biológicas integrantes do Grupo, como prática docente no mês de fevereiro de 2025. Utilizando a melodia da música “Meu abrigo – Melim”, foi escrita a paródia “Os fungos são essenciais”, que aborda conceitos fundamentais sobre o Reino Fungi de forma didática para o Ensino Fundamental anos finais. A letra da paródia destaca a diversidade dos fungos e sua presença em diferentes ambientes, abordando tanto seus benefícios, como a produção de medicamentos e sua importância na fermentação de alimentos, quanto os riscos dos fungos patogênicos. Além disso, são exploradas características biológicas essenciais, como a composição da parede celular de quitina, que diferencia os fungos de outros seres vivos, e seus modos de reprodução. Também são mencionadas as relações simbióticas, a importância ecológica dos fungos, seu papel no ciclo de nutrientes e no equilíbrio dos ecossistemas. Dessa forma, a paródia se apresenta como uma estratégia lúdica e acessível para o ensino do Reino Fungi, permitindo que os alunos assimilem conceitos biológicos de maneira criativa e significativa. Além de apresentar a letra da paródia, este trabalho também descreve a sequência didática que possibilita a aplicação da aula com uma didática estruturada, facilitando sua execução e adaptação por outros docentes no ensino de Ciências e Biologia. Os graduandos puderam contribuir com sugestões e expressaram ótimas percepções sobre a paródia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID2694_TB2054_11032025125144.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA SARA ALVES LIMA" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "anasara@acad.ifma.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 130528 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2054 "inscrito_id" => 2694 "titulo" => "PARÓDIA AUTORAL COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DO REINO FUNGI" "resumo" => "Os eixos metodológicos propostos pelo Laboratório de Ensino de Ciências e Biologia do Departamento Acadêmico de Biologia, Instituto Federal do Maranhão, se destacam pelo uso da ludicidade como ferramenta facilitadora para o ensino de Ciências e Biologia. Nesse contexto, o presente trabalho apresenta o eixo musical, que utiliza-se da música como estratégia didática para o ensino e analisa uma parodia autoral aplicada para os graduandos em licenciatura em Ciências Biológicas integrantes do Grupo, como prática docente no mês de fevereiro de 2025. Utilizando a melodia da música “Meu abrigo – Melim”, foi escrita a paródia “Os fungos são essenciais”, que aborda conceitos fundamentais sobre o Reino Fungi de forma didática para o Ensino Fundamental anos finais. A letra da paródia destaca a diversidade dos fungos e sua presença em diferentes ambientes, abordando tanto seus benefícios, como a produção de medicamentos e sua importância na fermentação de alimentos, quanto os riscos dos fungos patogênicos. Além disso, são exploradas características biológicas essenciais, como a composição da parede celular de quitina, que diferencia os fungos de outros seres vivos, e seus modos de reprodução. Também são mencionadas as relações simbióticas, a importância ecológica dos fungos, seu papel no ciclo de nutrientes e no equilíbrio dos ecossistemas. Dessa forma, a paródia se apresenta como uma estratégia lúdica e acessível para o ensino do Reino Fungi, permitindo que os alunos assimilem conceitos biológicos de maneira criativa e significativa. Além de apresentar a letra da paródia, este trabalho também descreve a sequência didática que possibilita a aplicação da aula com uma didática estruturada, facilitando sua execução e adaptação por outros docentes no ensino de Ciências e Biologia. Os graduandos puderam contribuir com sugestões e expressaram ótimas percepções sobre a paródia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID2694_TB2054_11032025125144.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA SARA ALVES LIMA" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "anasara@acad.ifma.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }