Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PARÓDIA AUTORAL COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DO REINO FUNGI

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 130528
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2054
    "inscrito_id" => 2694
    "titulo" => "PARÓDIA AUTORAL COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DO REINO FUNGI"
    "resumo" => "Os eixos metodológicos propostos pelo Laboratório de Ensino de Ciências e Biologia do Departamento Acadêmico de Biologia, Instituto Federal do Maranhão, se destacam pelo uso da ludicidade como ferramenta facilitadora para o ensino de Ciências e Biologia. Nesse contexto, o presente trabalho apresenta o eixo musical, que utiliza-se da música como estratégia didática para o ensino e analisa uma parodia autoral aplicada para os graduandos em licenciatura em Ciências Biológicas integrantes do Grupo, como prática docente no mês de fevereiro de 2025. Utilizando a melodia da música “Meu abrigo – Melim”, foi escrita a paródia “Os fungos são essenciais”, que aborda conceitos fundamentais sobre o Reino Fungi de forma didática para o Ensino Fundamental anos finais. A letra da paródia destaca a diversidade dos fungos e sua presença em diferentes ambientes, abordando tanto seus benefícios, como a produção de medicamentos e sua importância na fermentação de alimentos, quanto os riscos dos fungos patogênicos. Além disso, são exploradas características biológicas essenciais, como a composição da parede celular de quitina, que diferencia os fungos de outros seres vivos, e seus modos de reprodução. Também são mencionadas as relações simbióticas, a importância ecológica dos fungos, seu papel no ciclo de nutrientes e no equilíbrio dos ecossistemas. Dessa forma, a paródia se apresenta como uma estratégia lúdica e acessível para o ensino do Reino Fungi, permitindo que os alunos assimilem conceitos biológicos de maneira criativa e significativa. Além de apresentar a letra da paródia, este trabalho também descreve a sequência didática que possibilita a aplicação da aula com uma didática estruturada, facilitando sua execução e adaptação por outros docentes no ensino de Ciências e Biologia. Os graduandos puderam contribuir com sugestões e expressaram ótimas percepções sobre a paródia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID2694_TB2054_11032025125144.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA SARA ALVES LIMA"
    "autor_nome_curto" => "ANA"
    "autor_email" => "anasara@acad.ifma.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 130528
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2054
    "inscrito_id" => 2694
    "titulo" => "PARÓDIA AUTORAL COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DO REINO FUNGI"
    "resumo" => "Os eixos metodológicos propostos pelo Laboratório de Ensino de Ciências e Biologia do Departamento Acadêmico de Biologia, Instituto Federal do Maranhão, se destacam pelo uso da ludicidade como ferramenta facilitadora para o ensino de Ciências e Biologia. Nesse contexto, o presente trabalho apresenta o eixo musical, que utiliza-se da música como estratégia didática para o ensino e analisa uma parodia autoral aplicada para os graduandos em licenciatura em Ciências Biológicas integrantes do Grupo, como prática docente no mês de fevereiro de 2025. Utilizando a melodia da música “Meu abrigo – Melim”, foi escrita a paródia “Os fungos são essenciais”, que aborda conceitos fundamentais sobre o Reino Fungi de forma didática para o Ensino Fundamental anos finais. A letra da paródia destaca a diversidade dos fungos e sua presença em diferentes ambientes, abordando tanto seus benefícios, como a produção de medicamentos e sua importância na fermentação de alimentos, quanto os riscos dos fungos patogênicos. Além disso, são exploradas características biológicas essenciais, como a composição da parede celular de quitina, que diferencia os fungos de outros seres vivos, e seus modos de reprodução. Também são mencionadas as relações simbióticas, a importância ecológica dos fungos, seu papel no ciclo de nutrientes e no equilíbrio dos ecossistemas. Dessa forma, a paródia se apresenta como uma estratégia lúdica e acessível para o ensino do Reino Fungi, permitindo que os alunos assimilem conceitos biológicos de maneira criativa e significativa. Além de apresentar a letra da paródia, este trabalho também descreve a sequência didática que possibilita a aplicação da aula com uma didática estruturada, facilitando sua execução e adaptação por outros docentes no ensino de Ciências e Biologia. Os graduandos puderam contribuir com sugestões e expressaram ótimas percepções sobre a paródia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID2694_TB2054_11032025125144.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA SARA ALVES LIMA"
    "autor_nome_curto" => "ANA"
    "autor_email" => "anasara@acad.ifma.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Os eixos metodológicos propostos pelo Laboratório de Ensino de Ciências e Biologia do Departamento Acadêmico de Biologia, Instituto Federal do Maranhão, se destacam pelo uso da ludicidade como ferramenta facilitadora para o ensino de Ciências e Biologia. Nesse contexto, o presente trabalho apresenta o eixo musical, que utiliza-se da música como estratégia didática para o ensino e analisa uma parodia autoral aplicada para os graduandos em licenciatura em Ciências Biológicas integrantes do Grupo, como prática docente no mês de fevereiro de 2025. Utilizando a melodia da música “Meu abrigo – Melim”, foi escrita a paródia “Os fungos são essenciais”, que aborda conceitos fundamentais sobre o Reino Fungi de forma didática para o Ensino Fundamental anos finais. A letra da paródia destaca a diversidade dos fungos e sua presença em diferentes ambientes, abordando tanto seus benefícios, como a produção de medicamentos e sua importância na fermentação de alimentos, quanto os riscos dos fungos patogênicos. Além disso, são exploradas características biológicas essenciais, como a composição da parede celular de quitina, que diferencia os fungos de outros seres vivos, e seus modos de reprodução. Também são mencionadas as relações simbióticas, a importância ecológica dos fungos, seu papel no ciclo de nutrientes e no equilíbrio dos ecossistemas. Dessa forma, a paródia se apresenta como uma estratégia lúdica e acessível para o ensino do Reino Fungi, permitindo que os alunos assimilem conceitos biológicos de maneira criativa e significativa. Além de apresentar a letra da paródia, este trabalho também descreve a sequência didática que possibilita a aplicação da aula com uma didática estruturada, facilitando sua execução e adaptação por outros docentes no ensino de Ciências e Biologia. Os graduandos puderam contribuir com sugestões e expressaram ótimas percepções sobre a paródia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.