Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE: INTEGRANDO TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E METODOLOGIAS ATIVAS NO SENAC PARÁ

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 130613
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2173
    "inscrito_id" => 7770
    "titulo" => "INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE: INTEGRANDO TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E METODOLOGIAS ATIVAS NO SENAC PARÁ"
    "resumo" => "A formação docente é essencial para o aprimoramento da prática pedagógica, contribuindo para a qualidade do ensino na Educação Profissional e Tecnológica. O Modelo Pedagógico SENAC (MPS) reforça a importância da formação inicial e continuada dos instrutores, alinhando-os às novas demandas educacionais. A integração de Tecnologias Educacionais e Metodologias Ativas tem se mostrado fundamental para tornar o ensino mais dinâmico e significativo, favorecendo o protagonismo dos alunos e aprimorando as práticas pedagógicas ao que tange aos processos de ensino e aprendizagem. O objetivo dessa iniciativa visou capacitar os instrutores do SENAC Pará a fim de fomentar a integração de tecnologias educacionais e metodologias ativas na prática pedagógica, promovendo inovação e colaboração alinhadas às marcas formativas do SENAC. A formação tem sido desenvolvida continuamente desde 2023, contemplando 36 horas na formação inicial e 8 horas na formação continuada. Baseia-se nos princípios do MPS e em metodologias como Design Thinking e Ciclo Ação-Reflexão-Ação, utilizando recursos tecnológicos e estratégias interativas para o ensino. Foram capacitados 148 instrutores em 2023, 145 em 2024 e, até março de 2025, 42 instrutores, com previsão de novas turmas até julho. A formação fortaleceu o alinhamento dos instrutores ao MPS e ampliou o uso de metodologias ativas e tecnologias educacionais na prática docente. Os participantes demonstraram maior segurança na aplicação de estratégias inovadoras, tornando-se mediadores ativos do aprendizado. O impacto refletiu-se na qualificação docente, no aumento do engajamento dos alunos e na melhoria da experiência educacional. Dessa forma, a continuidade dessa capacitação até 2025 reafirma o compromisso do SENAC Pará com a excelência pedagógica, assegurando que seus instrutores estejam preparados para os desafios contemporâneos e fortalecendo a formação de profissionais qualificados, aptos a atuar de forma inovadora e competitiva no mundo do trabalho."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID7770_TB2173_07042025181527.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDMAR FERNANDES BORGES FILHO"
    "autor_nome_curto" => "Edmar Fernandes"
    "autor_email" => "edmar.filho@pa.senac.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 130613
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2173
    "inscrito_id" => 7770
    "titulo" => "INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE: INTEGRANDO TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E METODOLOGIAS ATIVAS NO SENAC PARÁ"
    "resumo" => "A formação docente é essencial para o aprimoramento da prática pedagógica, contribuindo para a qualidade do ensino na Educação Profissional e Tecnológica. O Modelo Pedagógico SENAC (MPS) reforça a importância da formação inicial e continuada dos instrutores, alinhando-os às novas demandas educacionais. A integração de Tecnologias Educacionais e Metodologias Ativas tem se mostrado fundamental para tornar o ensino mais dinâmico e significativo, favorecendo o protagonismo dos alunos e aprimorando as práticas pedagógicas ao que tange aos processos de ensino e aprendizagem. O objetivo dessa iniciativa visou capacitar os instrutores do SENAC Pará a fim de fomentar a integração de tecnologias educacionais e metodologias ativas na prática pedagógica, promovendo inovação e colaboração alinhadas às marcas formativas do SENAC. A formação tem sido desenvolvida continuamente desde 2023, contemplando 36 horas na formação inicial e 8 horas na formação continuada. Baseia-se nos princípios do MPS e em metodologias como Design Thinking e Ciclo Ação-Reflexão-Ação, utilizando recursos tecnológicos e estratégias interativas para o ensino. Foram capacitados 148 instrutores em 2023, 145 em 2024 e, até março de 2025, 42 instrutores, com previsão de novas turmas até julho. A formação fortaleceu o alinhamento dos instrutores ao MPS e ampliou o uso de metodologias ativas e tecnologias educacionais na prática docente. Os participantes demonstraram maior segurança na aplicação de estratégias inovadoras, tornando-se mediadores ativos do aprendizado. O impacto refletiu-se na qualificação docente, no aumento do engajamento dos alunos e na melhoria da experiência educacional. Dessa forma, a continuidade dessa capacitação até 2025 reafirma o compromisso do SENAC Pará com a excelência pedagógica, assegurando que seus instrutores estejam preparados para os desafios contemporâneos e fortalecendo a formação de profissionais qualificados, aptos a atuar de forma inovadora e competitiva no mundo do trabalho."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID7770_TB2173_07042025181527.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDMAR FERNANDES BORGES FILHO"
    "autor_nome_curto" => "Edmar Fernandes"
    "autor_email" => "edmar.filho@pa.senac.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A formação docente é essencial para o aprimoramento da prática pedagógica, contribuindo para a qualidade do ensino na Educação Profissional e Tecnológica. O Modelo Pedagógico SENAC (MPS) reforça a importância da formação inicial e continuada dos instrutores, alinhando-os às novas demandas educacionais. A integração de Tecnologias Educacionais e Metodologias Ativas tem se mostrado fundamental para tornar o ensino mais dinâmico e significativo, favorecendo o protagonismo dos alunos e aprimorando as práticas pedagógicas ao que tange aos processos de ensino e aprendizagem. O objetivo dessa iniciativa visou capacitar os instrutores do SENAC Pará a fim de fomentar a integração de tecnologias educacionais e metodologias ativas na prática pedagógica, promovendo inovação e colaboração alinhadas às marcas formativas do SENAC. A formação tem sido desenvolvida continuamente desde 2023, contemplando 36 horas na formação inicial e 8 horas na formação continuada. Baseia-se nos princípios do MPS e em metodologias como Design Thinking e Ciclo Ação-Reflexão-Ação, utilizando recursos tecnológicos e estratégias interativas para o ensino. Foram capacitados 148 instrutores em 2023, 145 em 2024 e, até março de 2025, 42 instrutores, com previsão de novas turmas até julho. A formação fortaleceu o alinhamento dos instrutores ao MPS e ampliou o uso de metodologias ativas e tecnologias educacionais na prática docente. Os participantes demonstraram maior segurança na aplicação de estratégias inovadoras, tornando-se mediadores ativos do aprendizado. O impacto refletiu-se na qualificação docente, no aumento do engajamento dos alunos e na melhoria da experiência educacional. Dessa forma, a continuidade dessa capacitação até 2025 reafirma o compromisso do SENAC Pará com a excelência pedagógica, assegurando que seus instrutores estejam preparados para os desafios contemporâneos e fortalecendo a formação de profissionais qualificados, aptos a atuar de forma inovadora e competitiva no mundo do trabalho.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.