APRENDIZADO LÚDICO DA TABELA PERIÓDICA: O IMPACTO DOS JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 130643 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2210 "inscrito_id" => 7054 "titulo" => "APRENDIZADO LÚDICO DA TABELA PERIÓDICA: O IMPACTO DOS JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => "A Tabela Periódica é uma organização sistemática dos elementos químicos, dispostos de acordo com seus números atômicos, configurações eletrônicas e tendências periódicas. Ela serve como um guia fundamental para a pesquisa científica, permitindo a identificação das características dos elementos, suas propriedades, além de auxiliar na compreensão das interações químicas responsáveis pela formação das substâncias presentes no cotidiano. No entanto, seu ensino frequentemente ocorre de maneira teórica e abstrata, afastando os estudantes de um aprendizado significativo. A abordagem tradicional tende a privilegiar aspectos conceituais de forma tão complexa que acaba tornando o conteúdo abstrato para os estudantes. Para superar esses desafios e tornar a Tabela Periódica mais acessível e envolvente, é fundamental adotar novos recursos didáticos. Entre eles, os jogos didáticos se destacam como uma alternativa eficaz, transformando o ensino em uma experiência mais dinâmica e interativa. O objetivo desta pesquisa foi avaliar o jogo “Tabuleiro Lúdico” como recurso didático para tornar a aprendizagem mais significativa, reduzindo a abstração e promovendo habilidades como raciocínio lógico, colaboração e aplicação prática. O estudo foi realizado em uma escola pública de Areia-PB, com estudantes da 1ª série do ensino médio, utilizando uma sequência didática composta por cinco aulas estruturadas em oito momentos. O recurso explorado foi um tabuleiro lúdico, desenvolvido para tornar o ensino da Tabela Periódica mais acessível e atrativo. Os resultados foram extremamente positivos, uma vez que o “Tabuleiro Lúdico” transformou a sala de aula em um ambiente de descobertas, estimulando a curiosidade dos estudantes e tornando o trabalho em equipe essencial para a aprendizagem. Além disso, os estudantes demonstraram uma compreensão mais profunda dos conceitos abordados, aprendendo de forma eficaz a estrutura, organização e propriedades da Tabela Periódica. A experiência evidenciou o impacto positivo dos jogos didáticos, tornando o ensino de Química mais dinâmico, acessível e enriquecedor para os estudantes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID7054_TB2210_11032025152656.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA BETANIA HERMENEGILDO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MARIA BETANIA" "autor_email" => "mbetaniahs@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 130643 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2210 "inscrito_id" => 7054 "titulo" => "APRENDIZADO LÚDICO DA TABELA PERIÓDICA: O IMPACTO DOS JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => "A Tabela Periódica é uma organização sistemática dos elementos químicos, dispostos de acordo com seus números atômicos, configurações eletrônicas e tendências periódicas. Ela serve como um guia fundamental para a pesquisa científica, permitindo a identificação das características dos elementos, suas propriedades, além de auxiliar na compreensão das interações químicas responsáveis pela formação das substâncias presentes no cotidiano. No entanto, seu ensino frequentemente ocorre de maneira teórica e abstrata, afastando os estudantes de um aprendizado significativo. A abordagem tradicional tende a privilegiar aspectos conceituais de forma tão complexa que acaba tornando o conteúdo abstrato para os estudantes. Para superar esses desafios e tornar a Tabela Periódica mais acessível e envolvente, é fundamental adotar novos recursos didáticos. Entre eles, os jogos didáticos se destacam como uma alternativa eficaz, transformando o ensino em uma experiência mais dinâmica e interativa. O objetivo desta pesquisa foi avaliar o jogo “Tabuleiro Lúdico” como recurso didático para tornar a aprendizagem mais significativa, reduzindo a abstração e promovendo habilidades como raciocínio lógico, colaboração e aplicação prática. O estudo foi realizado em uma escola pública de Areia-PB, com estudantes da 1ª série do ensino médio, utilizando uma sequência didática composta por cinco aulas estruturadas em oito momentos. O recurso explorado foi um tabuleiro lúdico, desenvolvido para tornar o ensino da Tabela Periódica mais acessível e atrativo. Os resultados foram extremamente positivos, uma vez que o “Tabuleiro Lúdico” transformou a sala de aula em um ambiente de descobertas, estimulando a curiosidade dos estudantes e tornando o trabalho em equipe essencial para a aprendizagem. Além disso, os estudantes demonstraram uma compreensão mais profunda dos conceitos abordados, aprendendo de forma eficaz a estrutura, organização e propriedades da Tabela Periódica. A experiência evidenciou o impacto positivo dos jogos didáticos, tornando o ensino de Química mais dinâmico, acessível e enriquecedor para os estudantes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID7054_TB2210_11032025152656.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA BETANIA HERMENEGILDO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MARIA BETANIA" "autor_email" => "mbetaniahs@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }