SPA DAY: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL E AUTOCUIDADO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 130856 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2511 "inscrito_id" => 9955 "titulo" => "SPA DAY: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL E AUTOCUIDADO" "resumo" => "O presente estudo apresenta um relato de experiência sobre o projeto SPA Day, desenvolvido em 2024, no âmbito do Programa Professor Mentor, Meu Projeto de Vida, em uma escola estadual de Alagoas. O projeto foi realizado com duas turmas do 9º ano do Ensino Fundamental e teve como objetivo promover o desenvolvimento dos estudantes nas dimensões física, afetiva e ética, alinhando-se às competências socioemocionais previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A iniciativa surgiu da observação de que, na adolescência, o cuidado com a higiene pessoal pode ser negligenciado, afetando a autoestima e as interações sociais. Além disso, a proposta integra as reflexões do mês de setembro, dedicada à conscientização sobre saúde mental e prevenção ao suicídio. A metodologia incluiu dinâmicas com quebra-cabeças sobre saúde mental e higiene, momentos de reflexão sobre autocuidado, além de uma vivência prática de SPA, como o uso de produtos de cuidados com a pele, maquiagens e sorteios de kits de higiene pessoal. Durante a atividade, notou-se um aumento na interação social entre os alunos, no respeito mútuo e no prazer em cuidar uns dos outros. Como fechamento, os estudantes foram incentivados a escrever sobre suas experiências e percepções em relação ao evento. A pesquisa está fundamentada nos estudos de Copetti, Soares e Folmer (2018) e Pieri (2020), que destacam a importância da higiene e da saúde na escola como elementos essenciais para o desenvolvimento integral dos alunos. Os resultados indicam que atividades práticas e coletivas contribuíram significativamente para a valorização do autocuidado e para o fortalecimento das relações interpessoais no ambiente escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID9955_TB2511_08042025214338.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILLA PEREIRA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "CAMILLA" "autor_email" => "camila.pereira.mp22@professor.educ.al.gov.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES (UCAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 130856 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2511 "inscrito_id" => 9955 "titulo" => "SPA DAY: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL E AUTOCUIDADO" "resumo" => "O presente estudo apresenta um relato de experiência sobre o projeto SPA Day, desenvolvido em 2024, no âmbito do Programa Professor Mentor, Meu Projeto de Vida, em uma escola estadual de Alagoas. O projeto foi realizado com duas turmas do 9º ano do Ensino Fundamental e teve como objetivo promover o desenvolvimento dos estudantes nas dimensões física, afetiva e ética, alinhando-se às competências socioemocionais previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A iniciativa surgiu da observação de que, na adolescência, o cuidado com a higiene pessoal pode ser negligenciado, afetando a autoestima e as interações sociais. Além disso, a proposta integra as reflexões do mês de setembro, dedicada à conscientização sobre saúde mental e prevenção ao suicídio. A metodologia incluiu dinâmicas com quebra-cabeças sobre saúde mental e higiene, momentos de reflexão sobre autocuidado, além de uma vivência prática de SPA, como o uso de produtos de cuidados com a pele, maquiagens e sorteios de kits de higiene pessoal. Durante a atividade, notou-se um aumento na interação social entre os alunos, no respeito mútuo e no prazer em cuidar uns dos outros. Como fechamento, os estudantes foram incentivados a escrever sobre suas experiências e percepções em relação ao evento. A pesquisa está fundamentada nos estudos de Copetti, Soares e Folmer (2018) e Pieri (2020), que destacam a importância da higiene e da saúde na escola como elementos essenciais para o desenvolvimento integral dos alunos. Os resultados indicam que atividades práticas e coletivas contribuíram significativamente para a valorização do autocuidado e para o fortalecimento das relações interpessoais no ambiente escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID9955_TB2511_08042025214338.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILLA PEREIRA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "CAMILLA" "autor_email" => "camila.pereira.mp22@professor.educ.al.gov.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES (UCAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }