TECENDO RELAÇÕES ENTRE FLUÊNCIA E COMPREENSÃO LEITORA NO ENSINO MÉDIO
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No Ensino Médio, a aquisição de uma leitura compreensiva está diretamente relacionada com o desempenho escolar (SOLÉ, 2012), pois é preciso ler e compreender para aprender e consolidar novos conhecimentos, e com o ingresso e permanência no Ensino Superior. No contexto escolar, é fundamental a avaliação da compreensão dos estudantes para que professores possam orientar suas práticas de acordo com as demandas dos alunos. Este trabalho tem como objetivo explorar as relações entre a fluência e compreensão leitora em estudantes do Ensino Médio, a partir dos resultados de uma pesquisa de mestrado que utiliza um instrumento de avaliação de compreensão, destinado a esta faixa etária, que abrange tarefas de reconto e questionário objetivo (medidas de compreensão) e leitura oral (medidas de fluência). Para tanto, foram correlacionados os escores em compreensão e em fluência dos participantes, utilizando as medidas do referido instrumento de compreensão e de uma tarefa Cloze. Participaram desse estudo 76 estudantes de Ensino Médio de escolas privadas e públicas em Porto Alegre, RS. Os dados foram analisados no programa SPSS. Por meio dos testes de correlação de Spearman, verificou-se que a prosódia e a precisão, aspectos da fluência leitora, apresentaram correlações significativas moderadas com medidas de compreensão obtidas através da tarefa Cloze e do instrumento de compreensão. Tais resultados parecem indicar que a relação entre o desempenho em fluência leitora e o desempenho em compreensão se mantém na adolescência." 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