Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROCESSOS EDUCATIVOS COMO INTRUMENTO DE INTERVENÇÃO NO COMBATE AO RACISMO ESTRUTURAL NO CAPS.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS ) do Município do Paulista – PE recebeu o nome de Tereza Noronha e funciona há mais de 20 anos. Contudo, no ano de 2023 foi identificado pela nova gestora da unidade, que os/as servidores/as do município e os/as usuários/as não sabiam quem era a pessoa que nomeava a unidade de saúde que realiza tratamento para pessoas com adoecimento mental grave e persistente, substituindo os hospitais psiquiátricos. Diante desta constatação, foi realizada uma pesquisa de campo na internet e com profissionais da saúde mental com mais 20 anos de atuação em Pernambuco, para tentar identificar quem era essa pessoa. Não foram encontrados registos digitais, mas a partir da entrevista não estruturada, com 10 profissionais, relatos surgiram, assim como fotos da psiquiatra, negra, que potencializou novas maneiras humanizadas de cuidados na saúde mental de Pernambuco, sendo pioneira na reforma psiquiátrica do estado. Frente a essas informações e a maneira como foi apagada na história da saúde pernambucana, foi percebido o racismo estrutural, inclusive quando a informação sobre suas características chegou a unidade de saúde. Assim, foram realizadas duas intervenções educativas com a equipe e usuários para abordar a temática, com o suporte do Grupo de Estudos e Pesquisas em Autobiografia, Racismo e Antirracismo na Educação da Universidade Federal de Pernambuco, que auxiliou na identificação de comportamentos racistas e na minimização destes acontecimentos, gerando novas propostas de ações, grupos, publicações em jornais e formação para profissionais do município do Paulista.

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