ANÁLISE DE MATERIAIS FORMATIVOS NO ENSINO DE SIMETRIA: REFLEXÕES SOBRE O CONHECIMENTO ESPECIALIZADO NO CONTEXTO DA PÓS-GRADUAÇÃO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 130887 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2549 "inscrito_id" => 9959 "titulo" => "ANÁLISE DE MATERIAIS FORMATIVOS NO ENSINO DE SIMETRIA: REFLEXÕES SOBRE O CONHECIMENTO ESPECIALIZADO NO CONTEXTO DA PÓS-GRADUAÇÃO" "resumo" => "Este artigo tem por objetivo apresentar a análise de parte dos materiais formativos utilizados no ensino de transformações geométricas isométricas, especialmente simetria, em um curso de pós-graduação Lato Sensu intitulado “Especialização em Práticas Educacionais para o Ensino da Matemática para os Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio”, no âmbito da unidade curricular “Práticas para o Ensino de Geometria”. A análise dos materiais apresenta-se como uma oportunidade para aperfeiçoar o processo formativo, tal como discutido no grupo de pesquisa PróMat², ao promover reflexões sistematizadas sobre a formação do professor que ensina matemática. Esta é uma prática constante nesse grupo que tem por objetivo ampliar e aprofundar o conhecimento especializado do formador de professores para o constante aprimoramento dos encontros formativos. A pesquisa adota a a conceitualização do Mathematics Teacher’s Specialized Knowledge como base para analisar o conhecimento especializado presente em dois documentos usados nas tarefas propostas nos encontros formativos. Essa conceitualização é a mesma usada para a organização do curso. A metodologia adotada segue uma abordagem qualitativa, por meio de análise documental, e percorreu as seguintes etapas metodológicas: levantamento teórico sobre o tópico, levantamento e análise dos análise do material tomando como um instrumento analítico usado para o planejamento e avaliação dos encontros formativos. Como resultado, neste estudo são apresentados não só os conhecimentos especializados que se propõe mobilizar nos encontros, mas também alguns outros que seriam interessante serem inseridos, para assim fundamentar posteriores discussões visando o aprimoramento do encontro formativo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID9959_TB2549_11032025185739.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDO AUGUSTO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "FERNANDO SANTOS" "autor_email" => "fernando.asantos@sesisp.org.br" "autor_ies" => "FACULDADE SESISP DE EDUCAÇÃO (FASESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 130887 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2549 "inscrito_id" => 9959 "titulo" => "ANÁLISE DE MATERIAIS FORMATIVOS NO ENSINO DE SIMETRIA: REFLEXÕES SOBRE O CONHECIMENTO ESPECIALIZADO NO CONTEXTO DA PÓS-GRADUAÇÃO" "resumo" => "Este artigo tem por objetivo apresentar a análise de parte dos materiais formativos utilizados no ensino de transformações geométricas isométricas, especialmente simetria, em um curso de pós-graduação Lato Sensu intitulado “Especialização em Práticas Educacionais para o Ensino da Matemática para os Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio”, no âmbito da unidade curricular “Práticas para o Ensino de Geometria”. A análise dos materiais apresenta-se como uma oportunidade para aperfeiçoar o processo formativo, tal como discutido no grupo de pesquisa PróMat², ao promover reflexões sistematizadas sobre a formação do professor que ensina matemática. Esta é uma prática constante nesse grupo que tem por objetivo ampliar e aprofundar o conhecimento especializado do formador de professores para o constante aprimoramento dos encontros formativos. A pesquisa adota a a conceitualização do Mathematics Teacher’s Specialized Knowledge como base para analisar o conhecimento especializado presente em dois documentos usados nas tarefas propostas nos encontros formativos. Essa conceitualização é a mesma usada para a organização do curso. A metodologia adotada segue uma abordagem qualitativa, por meio de análise documental, e percorreu as seguintes etapas metodológicas: levantamento teórico sobre o tópico, levantamento e análise dos análise do material tomando como um instrumento analítico usado para o planejamento e avaliação dos encontros formativos. Como resultado, neste estudo são apresentados não só os conhecimentos especializados que se propõe mobilizar nos encontros, mas também alguns outros que seriam interessante serem inseridos, para assim fundamentar posteriores discussões visando o aprimoramento do encontro formativo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID9959_TB2549_11032025185739.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDO AUGUSTO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "FERNANDO SANTOS" "autor_email" => "fernando.asantos@sesisp.org.br" "autor_ies" => "FACULDADE SESISP DE EDUCAÇÃO (FASESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }