Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS: PERCEPÇÕES DOCENTES E USO DE RECURSOS DIDÁTICOS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O ensino de matemática nos anos iniciais, especialmente em geometria, enfrenta desafios devido à insegurança de muitos professores, causada por lacunas na formação inicial e continuada. Dado que a prática docente influencia diretamente a aprendizagem dos alunos, esta pesquisa investigou as concepções dos professores sobre geometria e os materiais didáticos utilizados em sala de aula. Foi realizada uma revisão sistemática na BDTD, analisando teses e dissertações entre 2014 e 2025. A busca, utilizando descritores específicos, resultou em 47 trabalhos, dos quais apenas cinco abordavam diretamente a formação continuada em geometria para professores dos anos iniciais. Os resultados revelaram fragilidades na formação geométrica docente, com dificuldades na identificação e nomeação de figuras geométricas. Além disso, constatou-se que o ensino de geometria frequentemente se restringe ao estudo das figuras, sem aprofundamento em outros conceitos fundamentais. O livro didático foi identificado como o principal recurso pedagógico, e em alguns casos, o único utilizado. Embora algumas práticas tenham incorporado materiais como o tangram, muitos professores relataram dificuldades no uso de materiais concretos devido à falta de conhecimento sobre suas aplicações pedagógicas. A pesquisa fundamenta-se em autores como Tardif (2012, 2008), Nacarato e Mendes (2009), Nóvoa (2002) e Imbernón (2022), que discutem a formação docente e a importância da formação continuada. Os achados reforçam a necessidade de investir na qualificação dos professores dos anos iniciais, fortalecendo seus conhecimentos geométricos e incentivando o uso de materiais didáticos variados. Dessa forma, a prática pedagógica pode se tornar mais eficaz, proporcionando uma aprendizagem significativa para os alunos.

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