Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO FÍSICA E IDEOLOGIA: DESVELANDO DISCURSOS E PRÁTICAS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A educação exerce um papel fundamental na socialização das crianças e adolescentes com base em regras educacionais explícitas ou implícitas. Assim, transmite de forma declarada ou oculta diferentes valores e modelos de comportamento. Essa pesquisa fundamentou-se principalmente em estudos da Sociologia, das Ciências da Educação, da Antropologia, da Educação Física e da Praxiologia Motriz, destacando-se autores como Emile Durkheim, Pierre Bourdieu, Marcel Mauss, Pierre Parlebas e Joseba Etxebeste. O objetivo da pesquisa foi mostrar a relação entre o projeto político-pedagógico e as práticas corporais realizadas na educação física, bem como revelar as semelhanças e diferenças que se manifestam na ação educativa nas administrações pública e privada. Adotou-se o método etnográfico baseado em um estudo de casos em uma escola pública e em uma escola franciscana subsidiada em Burgos (Espanha). Observaram-se as aulas de educação física de um grupo de alunos do sexto ano do ensino fundamental de cada escola durante um ano letivo. Descreveu-se e analisou-se a lógica interna e externa das 242 práticas corporais realizadas na escola pública e das 268 praticadas na escola subsidiada; em termos do uso do espaço, objetos e tempo e das relações interpessoais. Desvelou-se que as escolas de Burgos têm muitos elementos em comum, uma vez que ambas são regidas pelos mesmos regulamentos e cumprem a mesma função de coesão social. Assim, elas compartilham os valores de segurança espacial, coletividade, materialidade e um tempo social com um propósito final. Por outro lado, diferentes sensibilidades religiosas, sociais e políticas também têm um lugar na oferta educativa da cidade. As escolas privadas devem seguir as diretrizes das leis educacionais, mas podem acrescentar um fato diferenciador. Esse princípio de distinção é observado na maioria dos elementos analisados no currículo de educação física: a escola franciscana é mais cooperativa, menos cooperativa, menos cooperativa e menos cooperativa.

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