A REALIDADE DA EJA EM VÁRIAS ÓTICAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131052 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2790 "inscrito_id" => 8105 "titulo" => "A REALIDADE DA EJA EM VÁRIAS ÓTICAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O presente artigo visa descrever a experiência de alunos de Licenciatura em Ciências Biológicas durante as atividades práticas da disciplina Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), vinculada ao Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Maranhão (IFMA), campus Codó. A EJA é a modalidade de ensino nas etapas de ensino fundamental e médio da rede escolar pública brasileira que atende ao público de jovens, adultos e idosos que não concluíram os anos da Educação Básica em idade apropriada. Constituindo-se numa modalidade com grande desafio para o contexto escolar, tornando-a alvo de debates que buscam estratégias de modo a transformar os seus métodos educacionais. Nesse sentido, buscou-se apresentar a importância da EJAI na formação do graduando, as perspectivas profissionais da área e dos alunos, mostrando a dificuldade vivida através de cada perspectiva (Gestor, professores e alunos da EJAI) por meio dos dados coletados por entrevistas e questionários, além de sugestões para a solução de problemáticas encontradas ao longo de nossa experiência. No final da pesquisa presenciamos realidades que não estavam paralelas ao nosso conhecimento, visto que a EJAI ainda é uma modalidade esquecida, e cabe a nós e as próximas gerações melhorar a educação básica, direito garantido a este público. Acredita-se que as soluções citadas neste trabalho, poderão melhorar a realidade das perspectivas apresentadas e a qualidade do ensino na EJAI." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD1_ID8105_TB2790_13032025154224.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCILENE DA SILVA BATISTA" "autor_nome_curto" => "FRANCILENE" "autor_email" => "francilenebatista@acad.ifma.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131052 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2790 "inscrito_id" => 8105 "titulo" => "A REALIDADE DA EJA EM VÁRIAS ÓTICAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O presente artigo visa descrever a experiência de alunos de Licenciatura em Ciências Biológicas durante as atividades práticas da disciplina Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), vinculada ao Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Maranhão (IFMA), campus Codó. A EJA é a modalidade de ensino nas etapas de ensino fundamental e médio da rede escolar pública brasileira que atende ao público de jovens, adultos e idosos que não concluíram os anos da Educação Básica em idade apropriada. Constituindo-se numa modalidade com grande desafio para o contexto escolar, tornando-a alvo de debates que buscam estratégias de modo a transformar os seus métodos educacionais. Nesse sentido, buscou-se apresentar a importância da EJAI na formação do graduando, as perspectivas profissionais da área e dos alunos, mostrando a dificuldade vivida através de cada perspectiva (Gestor, professores e alunos da EJAI) por meio dos dados coletados por entrevistas e questionários, além de sugestões para a solução de problemáticas encontradas ao longo de nossa experiência. No final da pesquisa presenciamos realidades que não estavam paralelas ao nosso conhecimento, visto que a EJAI ainda é uma modalidade esquecida, e cabe a nós e as próximas gerações melhorar a educação básica, direito garantido a este público. Acredita-se que as soluções citadas neste trabalho, poderão melhorar a realidade das perspectivas apresentadas e a qualidade do ensino na EJAI." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD1_ID8105_TB2790_13032025154224.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCILENE DA SILVA BATISTA" "autor_nome_curto" => "FRANCILENE" "autor_email" => "francilenebatista@acad.ifma.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }