Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROGRAMA ALFA E BETO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PRÉ-ESCOLA NA CIDADE DE BOM JESUS/PI.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 131075
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2816
    "inscrito_id" => 10076
    "titulo" => "PROGRAMA ALFA E BETO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PRÉ-ESCOLA NA CIDADE DE BOM JESUS/PI."
    "resumo" => "No contexto da pré-escola, as reflexões sobre a formação docente e a influência de programas educacionais é um tema relevante a ser discutido. Nesse sentido, apresentamos a questão problema: como o programa Alfa e Beto colabora para o processo de formação e acompanhamento das professoras que atuam na pré-escola das escolas municipais da cidade de Bom Jesus/PI? Desse modo, tivemos como objetivo geral: compreender como o programa Alfa e Beto colabora para o processo de formação e acompanhamento das professoras que atuam na pré-escola das escolas municipais da cidade de Bom Jesus/PI e como objetivos específicos: identificar os objetivos, princípios e fundamentos do Programa Alfa e Beto para a Educação Infantil; descrever as possíveis influências desse programa para a formação de professores da Educação Infantil, em destaque, a pré-escola. Para a fundamentação teórica da presente pesquisa, utilizamos Kramer (1998); Contreras (2002); Oliveira (2011); dentre outros autores. Metodologicamente, realizamos uma pesquisa sobre o programa Alfa e Beto, apresentando documentações, materiais de orientação e possíveis recursos que apontem a intencionalidade formativa do programa para as professoras da pré-escola. Nesse contexto, utilizamos como instrumento para coleta de dados o memorial, que possibilita aos participantes da pesquisa relatarem, descreverem, analisarem e documentarem sobre suas vivências. Para análise dos dados, empregamos a análise interpretativa, trazendo as falas das professoras para a pesquisa. Assim, organizamos algumas vozes de professoras que dialogam sobre o programa e a influência dele na sua prática. Diante dos resultados da pesquisa, observamos que o programa Alfa e Beto necessita reconfigurar as suas práticas, técnicas e materiais para atender as necessidades formativas das professoras da pré-escola da cidade de Bom Jesus/ PI, pois o acompanhamento das atividades vinculadas com o programa e o processo dialógico torna-se quase inexistente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID10076_TB2816_11032025202932.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIELE SANTOS LISBOA"
    "autor_nome_curto" => "GABRIELE"
    "autor_email" => "gabrielelisboa@aluno.uespi.br"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI (UNIASSELVI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 131075
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2816
    "inscrito_id" => 10076
    "titulo" => "PROGRAMA ALFA E BETO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PRÉ-ESCOLA NA CIDADE DE BOM JESUS/PI."
    "resumo" => "No contexto da pré-escola, as reflexões sobre a formação docente e a influência de programas educacionais é um tema relevante a ser discutido. Nesse sentido, apresentamos a questão problema: como o programa Alfa e Beto colabora para o processo de formação e acompanhamento das professoras que atuam na pré-escola das escolas municipais da cidade de Bom Jesus/PI? Desse modo, tivemos como objetivo geral: compreender como o programa Alfa e Beto colabora para o processo de formação e acompanhamento das professoras que atuam na pré-escola das escolas municipais da cidade de Bom Jesus/PI e como objetivos específicos: identificar os objetivos, princípios e fundamentos do Programa Alfa e Beto para a Educação Infantil; descrever as possíveis influências desse programa para a formação de professores da Educação Infantil, em destaque, a pré-escola. Para a fundamentação teórica da presente pesquisa, utilizamos Kramer (1998); Contreras (2002); Oliveira (2011); dentre outros autores. Metodologicamente, realizamos uma pesquisa sobre o programa Alfa e Beto, apresentando documentações, materiais de orientação e possíveis recursos que apontem a intencionalidade formativa do programa para as professoras da pré-escola. Nesse contexto, utilizamos como instrumento para coleta de dados o memorial, que possibilita aos participantes da pesquisa relatarem, descreverem, analisarem e documentarem sobre suas vivências. Para análise dos dados, empregamos a análise interpretativa, trazendo as falas das professoras para a pesquisa. Assim, organizamos algumas vozes de professoras que dialogam sobre o programa e a influência dele na sua prática. Diante dos resultados da pesquisa, observamos que o programa Alfa e Beto necessita reconfigurar as suas práticas, técnicas e materiais para atender as necessidades formativas das professoras da pré-escola da cidade de Bom Jesus/ PI, pois o acompanhamento das atividades vinculadas com o programa e o processo dialógico torna-se quase inexistente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID10076_TB2816_11032025202932.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIELE SANTOS LISBOA"
    "autor_nome_curto" => "GABRIELE"
    "autor_email" => "gabrielelisboa@aluno.uespi.br"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI (UNIASSELVI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

No contexto da pré-escola, as reflexões sobre a formação docente e a influência de programas educacionais é um tema relevante a ser discutido. Nesse sentido, apresentamos a questão problema: como o programa Alfa e Beto colabora para o processo de formação e acompanhamento das professoras que atuam na pré-escola das escolas municipais da cidade de Bom Jesus/PI? Desse modo, tivemos como objetivo geral: compreender como o programa Alfa e Beto colabora para o processo de formação e acompanhamento das professoras que atuam na pré-escola das escolas municipais da cidade de Bom Jesus/PI e como objetivos específicos: identificar os objetivos, princípios e fundamentos do Programa Alfa e Beto para a Educação Infantil; descrever as possíveis influências desse programa para a formação de professores da Educação Infantil, em destaque, a pré-escola. Para a fundamentação teórica da presente pesquisa, utilizamos Kramer (1998); Contreras (2002); Oliveira (2011); dentre outros autores. Metodologicamente, realizamos uma pesquisa sobre o programa Alfa e Beto, apresentando documentações, materiais de orientação e possíveis recursos que apontem a intencionalidade formativa do programa para as professoras da pré-escola. Nesse contexto, utilizamos como instrumento para coleta de dados o memorial, que possibilita aos participantes da pesquisa relatarem, descreverem, analisarem e documentarem sobre suas vivências. Para análise dos dados, empregamos a análise interpretativa, trazendo as falas das professoras para a pesquisa. Assim, organizamos algumas vozes de professoras que dialogam sobre o programa e a influência dele na sua prática. Diante dos resultados da pesquisa, observamos que o programa Alfa e Beto necessita reconfigurar as suas práticas, técnicas e materiais para atender as necessidades formativas das professoras da pré-escola da cidade de Bom Jesus/ PI, pois o acompanhamento das atividades vinculadas com o programa e o processo dialógico torna-se quase inexistente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.