Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LETRAMENTO LITERÁRIO E ENSINO MÉDIO INTEGRADO: MAPEAMENTO DE TESES E DISSERTAÇÕES

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O ensino médio integrado (EMI) é uma modalidade educacional que integra a formação geral e a formação profissional na etapa final da educação básica, visando promover um processo formativo que contemple as dimensões da vida, do trabalho, da ciência e da cultura. Nesse contexto, o letramento literário emerge como uma importante ferramenta de formação humana e, portanto, assume relevância no EMI. Esta revisão bibliográfica objetivou identificar tendências nas investigações acadêmicas brasileiras sobre letramento literário no EMI, a partir da análise de teses e dissertações publicadas entre 2019 e 2024. Foram examinados doze trabalhos obtidos com a estratégia de busca “letramento literário” AND “ensino médio integrado” no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Os dados coletados foram organizados em planilha e o corpus textual, composto pelos títulos e resumos dos trabalhos, foi analisado com o software Iramuteq, o qual gerou nuvens de palavras e Classificação Hierárquica Descendente (CHD). Houve maior número de pesquisas com abordagem qualitativa e do tipo pesquisa-ação, com destaque para a produção do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), responsável por 50% de todos os trabalhos. Os termos mais frequentes nos títulos e resumos foram “leitura”, “leitor”, “letramento literário” e “ensino médio integrado”, confirmando o foco dos estudos. Na CHD foram identificados 135 segmentos de texto, distribuídos em quatro classes, com aproveitamento de 84,44%. A classe 1 apresentou termos sobre aspectos subjetivos das pesquisas, enquanto nas classes 2 e 3, com maior proximidade lexical, emergiram termos a respeito das práticas de letramento literário e aspectos relativos à formação do leitor, e na classe 4 destacaram-se as metodologias aplicadas. A análise crítica dos achados demonstra a tendência nos estudos e oferece subsídios para futuras pesquisas sobre letramento literário no EMI.

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