Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

VIOLÊNCIAS NO CONTEXTO ESCOLAR: PERSPECTIVAS DE GESTORES DA REDE MUNICIPAL DE JUIZ DE FORA - MG

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

RESUMO O presente estudo teve como objetivo geral analisar as violências no contexto escolar, sob a perspectiva de gestores da rede municipal de Juiz de Fora, Minas Gerais, buscando compreender fatores que interferem nas dinâmicas de convivência e conflitos no ambiente educacional. Fundamentada teoricamente pela Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano de Bronfenbrenner, a pesquisa qualitativa teve como participantes sete diretores e vice-diretores da rede municipal, utilizando questionários e entrevistas semiestruturadas como instrumentos de coleta de dados. O estudo buscou identificar os tipos e a frequência das violências escolares, as percepções dos gestores sobre fatores estimulantes dessas ocorrências e as estratégias propostas para sua prevenção e minimização. Houve análise de conteúdo do tipo temático, conforme Bardin. Os resultados evidenciaram que as condições socioeconômicas, culturais e familiares influenciam diretamente as dinâmicas escolares, contribuindo para o surgimento de diferentes manifestações violentas, incluindo violências físicas, verbais, psicológicas e situações de bullying e cyberbullying. Também foi possível perceber que as limitações estruturais das escolas, a pouca participação das famílias e os efeitos da pandemia da Covid-19 acentuaram os desafios da gestão escolar, exigindo estratégias específicas para mediação de conflitos. Destacaram-se como eficazes as ações preventivas adotadas pelos gestores, como fortalecimento das relações escola-família-comunidade e a criação de espaços de convivência colaborativa. O estudo conclui que políticas públicas integradas, formação contínua de gestores e profissionais da educação, além do investimento em infraestrutura escolar adequada são essenciais para promover ambientes escolares seguros, inclusivos e promotores do desenvolvimento integral dos estudantes.

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