IMPACTOS DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS NO TRABALHO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA (2019-2023)
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131218 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3008 "inscrito_id" => 5073 "titulo" => "IMPACTOS DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS NO TRABALHO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA (2019-2023)" "resumo" => "O impacto das avaliações externas no trabalho da coordenação pedagógica tem se consolidado como uma temática de crescente relevância nas discussões acadêmicas e institucionais. As avaliações externas, frequentemente reduzidas a instrumentos tecnocráticos e meritocráticos, têm gerado pressões no ambiente escolar, dificultando seu uso reflexivo e transformador. Dessa forma, este estudo tem como objetivo central analisar o impacto das avaliações externas no trabalho da coordenação pedagógica, com base em uma revisão sistemática da literatura. Foram examinadas produções acadêmicas publicadas entre 2019 e 2023 na plataforma eletrônica da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), utilizando os descritores “Avaliação Externa” e “Coordenação Pedagógica”. Após o processo de seleção, oito trabalhos foram analisados, tendo como principais referências: Amestoy (2019), Barbosa (2019) e Viana (2021), que discutem e articulam temas como políticas públicas de avaliação educacional, formação docente, desafios em contextos vulneráveis, e o papel da coordenação pedagógica como mediadora no uso de resultados das avaliações externas. Os resultados revelam que embora as avaliações externas sejam amplamente discutidas, a interface com o trabalho da coordenação pedagógica permanece pouco explorada. Evidencia-se, ainda, o potencial dessas avaliações para promover melhorias significativas na educação, desde que integradas a análises contextuais e a práticas inclusivas e colaborativas. Portanto, urge a necessidade de aprofundamento em pesquisas que considerem as especificidades locais e proponham estratégias democráticas para melhoria contínua no sistema educacional brasileiro." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID5073_TB3008_11032025212208.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA BEATRIZ SILVA" "autor_nome_curto" => "MARIA BEATRIZ" "autor_email" => "m.silvabeatriz15@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131218 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3008 "inscrito_id" => 5073 "titulo" => "IMPACTOS DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS NO TRABALHO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA (2019-2023)" "resumo" => "O impacto das avaliações externas no trabalho da coordenação pedagógica tem se consolidado como uma temática de crescente relevância nas discussões acadêmicas e institucionais. As avaliações externas, frequentemente reduzidas a instrumentos tecnocráticos e meritocráticos, têm gerado pressões no ambiente escolar, dificultando seu uso reflexivo e transformador. Dessa forma, este estudo tem como objetivo central analisar o impacto das avaliações externas no trabalho da coordenação pedagógica, com base em uma revisão sistemática da literatura. Foram examinadas produções acadêmicas publicadas entre 2019 e 2023 na plataforma eletrônica da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), utilizando os descritores “Avaliação Externa” e “Coordenação Pedagógica”. Após o processo de seleção, oito trabalhos foram analisados, tendo como principais referências: Amestoy (2019), Barbosa (2019) e Viana (2021), que discutem e articulam temas como políticas públicas de avaliação educacional, formação docente, desafios em contextos vulneráveis, e o papel da coordenação pedagógica como mediadora no uso de resultados das avaliações externas. Os resultados revelam que embora as avaliações externas sejam amplamente discutidas, a interface com o trabalho da coordenação pedagógica permanece pouco explorada. Evidencia-se, ainda, o potencial dessas avaliações para promover melhorias significativas na educação, desde que integradas a análises contextuais e a práticas inclusivas e colaborativas. Portanto, urge a necessidade de aprofundamento em pesquisas que considerem as especificidades locais e proponham estratégias democráticas para melhoria contínua no sistema educacional brasileiro." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID5073_TB3008_11032025212208.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA BEATRIZ SILVA" "autor_nome_curto" => "MARIA BEATRIZ" "autor_email" => "m.silvabeatriz15@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }