Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DE HISTÓRIA PARA SURDOS NO CONTEXTO DA SALA DE AULA INCLUSIVA DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR PEDRO ALEXANDRINO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo refletir e apresentar os desafios do ensino e aprendizagem de estudantes surdos nas aulas de História na sala de aula regular da Escola Estadual Professor Pedro Alexandrino, a partir das experiências da autora deste trabalho, dentro de uma perspectiva de educação inclusiva. Essas dificuldades são evidenciadas no ensino História para surdos diante da carência de materiais didáticos acessíveis em Língua Brasileira de Sinais, da barreira da comunicação entre professores e alunos e da ausência de um profissional intérprete de Libras em sala de aula. A educação inclusiva é um assunto recorrente em muitos debates ocorridos nos espaços educacionais, essa temática a cada dia vem ganhando força frente as legislações e decretos existentes. Nessa conjuntura, a educação de surdo é assunto recorrente, tendo em vista as infinitas lutas da comunidade surda conseguindo lograr êxito com algumas conquistas como a Lei nº 10.436 que garante a educação ao sujeito surdo em Libras como L1 e língua portuguesa como L2 nas salas de aulas regulares, com a presença do profissional intérprete de Libras em sala de aula. Outro ponto de grande relevância é a regulamentação da profissão de Tradutor e Intérprete de Língua Brasileira de Sinais, através da Lei nº 12.319, de 1º de setembro de 2010.

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