TURISMO DE POBREZA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: POTENCIALIDADES E DESAFIOS EM UMA ÁREA DESATIVADA DE PRODUÇÃO ARTESANAL DE TIJOLOS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131316 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3145 "inscrito_id" => 3040 "titulo" => "TURISMO DE POBREZA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: POTENCIALIDADES E DESAFIOS EM UMA ÁREA DESATIVADA DE PRODUÇÃO ARTESANAL DE TIJOLOS" "resumo" => "O estudo aborda a marginalização de trabalhadores de baixa renda da Vilas Real no munícipio do Cantá, em Roraima, historicamente dedicados à extração de argila para produção artesanal de tijolos, atividade recentemente proibida. A invisibilidade social desses grupos, reforçada por políticas públicas excludentes, motivou a proposta do turismo de pobreza como estratégia para promover reconhecimento, dignidade e renda sustentável, associando-se à educação ambiental. Este trabalho tem como objetivo analisar o potencial do turismo de pobreza para dar visibilidade a essa comunidades, transformando uma atividade marginalizada em fonte de valorização cultural e econômica, além de integrar reflexões sobre sustentabilidade e justiça social. A Pesquisa é qualitativa, baseada em estudos de caso brasileiros (Zenelatto et al. (2023b) e nos resultados dos estudos na área apontados em Costa et al, (2024), com cinco visitas à vila, entrevistas semiestruturadas e rodas de conversa com a comunidade. O enfoque participativo buscou compreender percepções locais sobre o turismo e mapear demandas socioeconômicas e ambientais. A comunidade reconheceu o turismo de pobreza como estratégia inovadora para combater a invisibilidade, destacando pontos de interesse turístico (ex.: olarias, práticas culturais). Identificou-se, porém, desafios como a necessidade de integrar migrantes venezuelanos — que se estabeleceram nas margens do Rio Branco —, equilibrar trocas culturais e mitigar tensões sociais. Além disso, a educação ambiental emergiu como eixo central para conectar a história produtiva local à recuperação de áreas degradadas. A proposta exige planejamento responsável para evitar a espetacularização da pobreza, garantindo distribuição equitativa de benefícios e minimização de impactos ambientais. A valorização do trabalho ceramista e das práticas culturais, aliada à integração de migrantes, pode fomentar desenvolvimento sustentável, desde que articulada a políticas públicas inclusivas. O turismo, nesse contexto, revela-se não apenas ferramenta econômica, mas também espaço de resistência e educação crítica, reforçando a dignidade de comunidades historicamente marginalizadas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID3040_TB3145_11032025215423.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS VIEIRA ARAUJO" "autor_nome_curto" => "MARCOS" "autor_email" => "marcosvieiraaraujo@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131316 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3145 "inscrito_id" => 3040 "titulo" => "TURISMO DE POBREZA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: POTENCIALIDADES E DESAFIOS EM UMA ÁREA DESATIVADA DE PRODUÇÃO ARTESANAL DE TIJOLOS" "resumo" => "O estudo aborda a marginalização de trabalhadores de baixa renda da Vilas Real no munícipio do Cantá, em Roraima, historicamente dedicados à extração de argila para produção artesanal de tijolos, atividade recentemente proibida. A invisibilidade social desses grupos, reforçada por políticas públicas excludentes, motivou a proposta do turismo de pobreza como estratégia para promover reconhecimento, dignidade e renda sustentável, associando-se à educação ambiental. Este trabalho tem como objetivo analisar o potencial do turismo de pobreza para dar visibilidade a essa comunidades, transformando uma atividade marginalizada em fonte de valorização cultural e econômica, além de integrar reflexões sobre sustentabilidade e justiça social. A Pesquisa é qualitativa, baseada em estudos de caso brasileiros (Zenelatto et al. (2023b) e nos resultados dos estudos na área apontados em Costa et al, (2024), com cinco visitas à vila, entrevistas semiestruturadas e rodas de conversa com a comunidade. O enfoque participativo buscou compreender percepções locais sobre o turismo e mapear demandas socioeconômicas e ambientais. A comunidade reconheceu o turismo de pobreza como estratégia inovadora para combater a invisibilidade, destacando pontos de interesse turístico (ex.: olarias, práticas culturais). Identificou-se, porém, desafios como a necessidade de integrar migrantes venezuelanos — que se estabeleceram nas margens do Rio Branco —, equilibrar trocas culturais e mitigar tensões sociais. Além disso, a educação ambiental emergiu como eixo central para conectar a história produtiva local à recuperação de áreas degradadas. A proposta exige planejamento responsável para evitar a espetacularização da pobreza, garantindo distribuição equitativa de benefícios e minimização de impactos ambientais. A valorização do trabalho ceramista e das práticas culturais, aliada à integração de migrantes, pode fomentar desenvolvimento sustentável, desde que articulada a políticas públicas inclusivas. O turismo, nesse contexto, revela-se não apenas ferramenta econômica, mas também espaço de resistência e educação crítica, reforçando a dignidade de comunidades historicamente marginalizadas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID3040_TB3145_11032025215423.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS VIEIRA ARAUJO" "autor_nome_curto" => "MARCOS" "autor_email" => "marcosvieiraaraujo@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }