Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EMERGENCIA DA MATEMÁTICA EM LIVROS DIDATICOS ESCOLARES PARA A ESCOLA DE OITO ANOS (SÃO PAULO, 1970)

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O texto apresenta resultados de uma pesquisa doutoral intitulada “A matemática para a escola de oito anos: contribuições de Amabile Mansutti e Lydia Lamparelli”, de autoria de Silva (2023), integra ao Projeto Temático, de maior amplitude, do GHEMAT-Brasil. Assim, este estudo - a emergência da Matemática em livros didáticos das primeiras séries escolares para a escola de oito anos, São Paulo, 1970 - lança mão de livros didáticos indicados para o trabalho dos professores que ensinam matemática na escola de oito anos, o IMEP-SP. Nessa época, foi necessária uma nova organização do currículo de oito anos com vista em livros didáticos. Foi elaborada uma coleção de livros didáticos de Matemática para as primeiras séries escolares intitulada Matemática Ensino do 1º grau (1ª a 4ª séries) de autoria das educadoras matemáticas Lydia Lamparelli e Amabile Mansutti, professoras do Instituto Municipal de Estudos e Pesquisas-IMEP-SP. Interessa-nos saber: como a matemática foi caracterizada em livros didáticos das primeiras séries escolares para a escola de oito anos? Para tal resposta, buscou-se a coletânea Matemática Ensino do 1º grau, mobilizando ferramentas teórico-metodológicas vindas da História Cultural, da História da Educação e da História da educação matemática, sobretudo dos estudos de autores como: Hofstetter e Schneuwly, Chartier, Chervel, Julia, Burke, Valente e Silva. Para além disso, documentos oficiais foram cotejados para compreensão histórica. Os resultados obtidos mostram o livro didático como referência para o ensino e para a formação de professores e a contribuição das experts subsidiadas por um verdadeiro laboratório para o novo currículo em que se constituiu o IMEP.

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