Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PARFOR EQUIDADE: EXPERIVIVÊNCIAS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE MAIS PLURAL E INCLUSIVA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Esta comunicação pretende abordar os caminhos trilhados na construção e implementação dos cursos PARFOR equidade, no âmbito da Universidade Federal de Rondonópolis, pelo Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS). Aprovados pelo edital CAPES PARFOR Equidade 2023, os cursos de Licenciatura Intercultural Indígena e de segunda licenciatura em Educação Especial Inclusiva representaram, cada um a sua maneira, um hercúleo, porém instigante, desafio para se pensar a formação para a diversidade, na perspectiva da interculturalidade, para toda e cada pessoa. Os projetos foram elaborados de maneira coletiva, buscando atender a demandas sociais de grupos historicamente marginalizados. No caso da Licenciatura Intercultural Indígena, a escrita do projeto pedagógico de curso contou com a participação de lideranças indígenas de cinco etnias do estado de Mato Grosso, a saber Boe, Xavante, Bakairi, Tapirapé e Kanela. A aproximação e o diálogo no momento de criação do curso permitiu conhecer as realidades e especificidades dessas etnias, especialmente no que diz respeito à oferta de ensino básico e à formação dos(as) professores(as) atuantes em escolas localizadas em Terras Indígenas, suas demandas e expectativas. A segunda licenciatura em Educação Especial Inclusiva foi direcionada para a formação de professores(as) da educação básica que, em seus cotidianos escolares, vivenciam os desafios para a consolidação de uma escola pensada para toda e cada pessoa, baseada nos princípios de igualdade de oportunidades, da não discriminação, acessibilidade, participação e inclusão, respeito à diferença, diversidade humana, tendo em vista o pleno exercício dos direitos, a autonomia e o respeito à dignidade inerente as pessoas com deficiência. Apesar de ter públicos alvos distintos, é necessários destacar que os dois cursos partem da premissa de que a educação pode e deve ser transformadora, desde que haja investimento na formação docente e no respeito à diversidade de formas de ser e viver.

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