O USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DA EPT: UM ESTUDO NO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - CAMPUS BENEDITO BENTES
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131426 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3298 "inscrito_id" => 9867 "titulo" => "O USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DA EPT: UM ESTUDO NO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - CAMPUS BENEDITO BENTES" "resumo" => "A cultura digital desempenha um papel crucial na educação profissional e tecnológica, especialmente no contexto do ensino médio integrado, pois potencializa o desenvolvimento de competências essenciais para o mundo contemporâneo, promovendo uma formação mais dinâmica e conectada. A incorporação de ferramentas digitais enriquece os processos de aprendizagem, prepara os alunos para os desafios do mundo do trabalho e os capacita para a cidadania digital. Dessa forma, o estudo teve como objetivo apontar como as ferramentas digitais estão sendo integradas aos currículos e práticas dos cursos técnicos do Instituto Federal de Alagoas - Campus Benedito Bentes. Para isso, adotou uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo, tendo o Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Logística do IFAL - Campus Benedito Bentes como unidade de análise. Foram analisados o Projeto Pedagógico, Planos de Ensino e Relatos de Experiências de disciplinas do curso, e, posteriormente, feita uma análise documental. Foi possível constatar que no projeto do curso não havia registro de uso de ferramentas digitais, mas constam nos planos de ensino e relatos de experiência. Percebeu-se ainda a aplicação de uma variedade de ferramentas, que estavam alinhadas ao tema central que foi trabalhado ou como metodologia de revisão, e também integradas com demandas atuais do mundo do trabalho. Registou-se também que a estrutura do campus não foi determinante para o uso de tais ferramentas, visto que puderam ser utilizados outros recursos, como celulares." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID9867_TB3298_11032025222757.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELÍZIA SOARES SILVA DA GUIA" "autor_nome_curto" => "ELÍZIA" "autor_email" => "elizia87@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131426 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3298 "inscrito_id" => 9867 "titulo" => "O USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DA EPT: UM ESTUDO NO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - CAMPUS BENEDITO BENTES" "resumo" => "A cultura digital desempenha um papel crucial na educação profissional e tecnológica, especialmente no contexto do ensino médio integrado, pois potencializa o desenvolvimento de competências essenciais para o mundo contemporâneo, promovendo uma formação mais dinâmica e conectada. A incorporação de ferramentas digitais enriquece os processos de aprendizagem, prepara os alunos para os desafios do mundo do trabalho e os capacita para a cidadania digital. Dessa forma, o estudo teve como objetivo apontar como as ferramentas digitais estão sendo integradas aos currículos e práticas dos cursos técnicos do Instituto Federal de Alagoas - Campus Benedito Bentes. Para isso, adotou uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo, tendo o Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Logística do IFAL - Campus Benedito Bentes como unidade de análise. Foram analisados o Projeto Pedagógico, Planos de Ensino e Relatos de Experiências de disciplinas do curso, e, posteriormente, feita uma análise documental. Foi possível constatar que no projeto do curso não havia registro de uso de ferramentas digitais, mas constam nos planos de ensino e relatos de experiência. Percebeu-se ainda a aplicação de uma variedade de ferramentas, que estavam alinhadas ao tema central que foi trabalhado ou como metodologia de revisão, e também integradas com demandas atuais do mundo do trabalho. Registou-se também que a estrutura do campus não foi determinante para o uso de tais ferramentas, visto que puderam ser utilizados outros recursos, como celulares." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID9867_TB3298_11032025222757.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELÍZIA SOARES SILVA DA GUIA" "autor_nome_curto" => "ELÍZIA" "autor_email" => "elizia87@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }