Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LUDICIDADE NO ENSINO SUPERIOR: O CASO DAS AULAS DE FISIOLOGIA HUMANA E ANIMAL COMPARADA PARA CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFPB

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Apesar de não haver consenso sobre o conceito de “Ludicidade” um contexto educacional, diversos autores apontam que esse termo está relacionado a um processo de aprendizagem realizado de forma prazerosa. Uma aula lúdica é capaz de estimular a criatividade e imaginação dos estudantes e promover a sua socialização em sala, independente da faixa etária considerada. Uma forma de promover a ludicidade durante ações de ensino envolve a adoção de atividades, jogos e modelos didáticos que exigem competências e informações e requeiram habilidades individuais e coletivas. Esse tipo de abordagem tem sido utilizado durante as aulas dos componentes “Fisiologia animal comparada” e “Fisiologia humana e animal comparada” ministradas para os cursos de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas da Universidade Federal da Paraíba - Campus João Pessoa. Dentre as atividades desenvolvidas, estão o uso de modelos didáticos simulando processos fisiológicos, jogos instrucionais, construção de tabelas e dramatizações. Durante as aulas, percebe-se um grande interesse dos alunos em manipular os materiais apresentados e em participar das atividades propostas; esse interesse culmina em um maior envolvimento dos alunos nas atividades, e seu posterior relato de que elas tornaram o aprendizado mais interessante e agradável. Muitos estudantes relatam, ainda, que passaram a se interessar mais pelos conteúdos de fisiologia humana/animal após participarem das atividades. Especificamente em relação ao curso de Licenciatura, diversos estudantes relatam o interesse em replicar as atividades ou adaptá-las para o uso na educação básica em suas atividades de estágio supervisionado, ou realizar o seu TACC na área de ensino de Fisiologia. Dessa forma, acreditamos que a abordagem lúdica aqui relatada promoveu o interesse dos estudantes no aprendizado de conteúdos de fisiologia e contribuiu para que o percurso durante a sua formação profissional pudesse ser mais prazeroso.

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