LUDICIDADE NO ENSINO SUPERIOR: O CASO DAS AULAS DE FISIOLOGIA HUMANA E ANIMAL COMPARADA PARA CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFPB
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Uma forma de promover a ludicidade durante ações de ensino envolve a adoção de atividades, jogos e modelos didáticos que exigem competências e informações e requeiram habilidades individuais e coletivas. Esse tipo de abordagem tem sido utilizado durante as aulas dos componentes “Fisiologia animal comparada” e “Fisiologia humana e animal comparada” ministradas para os cursos de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas da Universidade Federal da Paraíba - Campus João Pessoa. Dentre as atividades desenvolvidas, estão o uso de modelos didáticos simulando processos fisiológicos, jogos instrucionais, construção de tabelas e dramatizações. Durante as aulas, percebe-se um grande interesse dos alunos em manipular os materiais apresentados e em participar das atividades propostas; esse interesse culmina em um maior envolvimento dos alunos nas atividades, e seu posterior relato de que elas tornaram o aprendizado mais interessante e agradável. 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