O USO DOS JOGOS EDUCACIONAIS COMO FERRAMENTA FACILITADORA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131500 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3397 "inscrito_id" => 8770 "titulo" => "O USO DOS JOGOS EDUCACIONAIS COMO FERRAMENTA FACILITADORA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA." "resumo" => "O uso dos jogos educacionais no ensino de Língua Portuguesa tem se mostrado uma estratégia eficaz para tornar o processo de aprendizagem mais dinâmico, interativo e significativo. A ludicidade quando integrada ao contexto escolar, pode contribuir para o desenvolvimento das habilidades de leitura, escrita e interpretação textual, ao mesmo tempo em que promove o engajamento e a motivação dos alunos. Este artigo tem como objetivo analisar como os jogos educacionais podem ser facilitadores no ensino de Língua Portuguesa, proporcionando um ambiente de aprendizagem mais atrativo e estimulante. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, baseada em revisão de literatura e análise de práticas pedagógicas que incorporam o lúdico ao ensino da língua. Os resultados indicam que a utilização de jogos pode favorecer a construção do conhecimento de forma mais espontânea e criativa, incentivando a participação ativa dos estudantes e contribuindo para a melhoria do desempenho escolar. Conclui-se que a aprendizagem baseada em jogos não apenas desperta o interesse dos alunos, mas também potencializa a assimilação dos conteúdos, reforçando a importância de metodologias inovadoras na educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD1_ID8770_TB3397_17032025201913.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATANA CRESPO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "NATANA" "autor_email" => "clinicaenfnatanacrespo@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO (UENF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131500 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3397 "inscrito_id" => 8770 "titulo" => "O USO DOS JOGOS EDUCACIONAIS COMO FERRAMENTA FACILITADORA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA." "resumo" => "O uso dos jogos educacionais no ensino de Língua Portuguesa tem se mostrado uma estratégia eficaz para tornar o processo de aprendizagem mais dinâmico, interativo e significativo. A ludicidade quando integrada ao contexto escolar, pode contribuir para o desenvolvimento das habilidades de leitura, escrita e interpretação textual, ao mesmo tempo em que promove o engajamento e a motivação dos alunos. Este artigo tem como objetivo analisar como os jogos educacionais podem ser facilitadores no ensino de Língua Portuguesa, proporcionando um ambiente de aprendizagem mais atrativo e estimulante. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, baseada em revisão de literatura e análise de práticas pedagógicas que incorporam o lúdico ao ensino da língua. Os resultados indicam que a utilização de jogos pode favorecer a construção do conhecimento de forma mais espontânea e criativa, incentivando a participação ativa dos estudantes e contribuindo para a melhoria do desempenho escolar. Conclui-se que a aprendizagem baseada em jogos não apenas desperta o interesse dos alunos, mas também potencializa a assimilação dos conteúdos, reforçando a importância de metodologias inovadoras na educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD1_ID8770_TB3397_17032025201913.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATANA CRESPO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "NATANA" "autor_email" => "clinicaenfnatanacrespo@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO (UENF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }