LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDONÓPOLIS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131508 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3409 "inscrito_id" => 10610 "titulo" => "LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDONÓPOLIS" "resumo" => "O curso de Licenciatura Intercultural Indígena, com habilitação em Ciências Humanas e Sociais, aprovado no âmbito do edital parfor equidade do Governo Federal e ofertado na Universidade Federal de Rondonópolis, representa uma grande conquista para a população indígena residente na região sul do estado de Mato Grosso. Destaca-se que o estado de Mato Grosso, conforme dados do IBGE (2022) conta com 45 etnias localizadas em 75 terras indígenas e mais de 58 mil pessoas autodeclaradas indígenas, contudo, apesar do número, esse grupo que historicamente resistiu ao processo de colonização e tem resistido ao avanço do agronegócio em seus territórios, ainda carece de uma educação intercultural diferenciada, pouco ofertada no estado, que valorize sua cosmovisão e as formas de ser e estar no mundo. Este trabalho nasce a partir desta inquietação e tem como objetivo, a partir dos relatos dos alunos regulares, de cinco etnias diferentes, do curso de Licenciatura Intercultural Indígena, apresentar os principais desafios para a formação docente, que vão desde da diferenças culturais, distância dos territórios até a Universidade, oferta de uma formação diferenciada e, principalmente, um ensino bilíngue. Pontua-se que a pesquisa foi realizada durante o período dos alunos do curso na Universidade, que ocorreu nos meses de agosto (2024) e janeiro (2025). Autores como Krenak (2019), Torres (2007), Souza (1988), Sato (2013), Mendonça (2009), Seki (1993) e Fleury (2003), subsidiaram a construção do presente trabalho." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID10610_TB3409_11032025224848.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARIEL COSTA DO SANTOS" "autor_nome_curto" => "ARIEL COSTA" "autor_email" => "ariel.santos@ufr.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131508 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3409 "inscrito_id" => 10610 "titulo" => "LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDONÓPOLIS" "resumo" => "O curso de Licenciatura Intercultural Indígena, com habilitação em Ciências Humanas e Sociais, aprovado no âmbito do edital parfor equidade do Governo Federal e ofertado na Universidade Federal de Rondonópolis, representa uma grande conquista para a população indígena residente na região sul do estado de Mato Grosso. Destaca-se que o estado de Mato Grosso, conforme dados do IBGE (2022) conta com 45 etnias localizadas em 75 terras indígenas e mais de 58 mil pessoas autodeclaradas indígenas, contudo, apesar do número, esse grupo que historicamente resistiu ao processo de colonização e tem resistido ao avanço do agronegócio em seus territórios, ainda carece de uma educação intercultural diferenciada, pouco ofertada no estado, que valorize sua cosmovisão e as formas de ser e estar no mundo. Este trabalho nasce a partir desta inquietação e tem como objetivo, a partir dos relatos dos alunos regulares, de cinco etnias diferentes, do curso de Licenciatura Intercultural Indígena, apresentar os principais desafios para a formação docente, que vão desde da diferenças culturais, distância dos territórios até a Universidade, oferta de uma formação diferenciada e, principalmente, um ensino bilíngue. Pontua-se que a pesquisa foi realizada durante o período dos alunos do curso na Universidade, que ocorreu nos meses de agosto (2024) e janeiro (2025). Autores como Krenak (2019), Torres (2007), Souza (1988), Sato (2013), Mendonça (2009), Seki (1993) e Fleury (2003), subsidiaram a construção do presente trabalho." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID10610_TB3409_11032025224848.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARIEL COSTA DO SANTOS" "autor_nome_curto" => "ARIEL COSTA" "autor_email" => "ariel.santos@ufr.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }