Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APRENDIZAGEM CRIATIVA EM REDE: CAMINHOS PARA UMA FORMAÇÃO CONTINUADA COLABORATIVA E TRANSFORMADORA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 131586
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3516
    "inscrito_id" => 7165
    "titulo" => "APRENDIZAGEM CRIATIVA EM REDE: CAMINHOS PARA UMA FORMAÇÃO CONTINUADA COLABORATIVA E TRANSFORMADORA"
    "resumo" => "A formação continuada de professores é fundamental para o aprimoramento das práticas pedagógicas em um mundo marcado por rápidas transformações, que refletem diretamente no contexto educacional. Inspirados por autores como Maurice Tardif e António Nóvoa, que defendem a formação docente como um processo contínuo e colaborativo, este trabalho apresenta a experiência e os resultados preliminares de um núcleo de formação colaborativa de educadores, realizado de forma on-line, integrando à Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, iniciativa vinculada ao MIT (Massachusetts Institute Technology). O núcleo é constituído por professores de diferentes estados, com organização principal no Rio de Janeiro, tendo como objetivo fomentar e apoiar práticas pedagógicas inovadoras por meio de encontros formativos sobre temáticas como: aprendizagem criativa, cultura maker, tecnologias educacionais, metodologias inovadoras, entre outros. A cultura maker é destacada como abordagem que estimula a aprendizagem prática e a inovação, enquanto as tecnologias educacionais são integradas ao cotidiano escolar para potencializar a atuação docente. A proposta valoriza o pensamento criativo, como competências essenciais à formação integral, alinhando-se as diretrizes internacionais, tal como como o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes. A formação é pautada em atividades práticas e colaborativas, como workshops, seminários, projetos conjuntos, promovendo um ambiente de troca entre educadores, incentivando a construção de uma comunidade de práticas. Os resultados do primeiro ano de atuação do núcleo indicam que a iniciativa é promissora, pois diversos colaboradores compartilharam suas práticas para uma formação em rede, que contou com dez encontros, além de participarem ativamente dos debates realizados. Novas parcerias estão sendo formadas com universidades federais e instituições educacionais, no intuito de aprimorar a formação de licenciandos e estudantes da Educação Básica. A experiência revela que a formação em rede fortalece os vínculos profissionais, amplia os repertórios pedagógicos e favorece uma educação mais criativa, colaborativa e crítica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID7165_TB3516_11032025231110.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLA RÊNES DE ALENCAR MACHADO FONTENELLE"
    "autor_nome_curto" => "CARLA"
    "autor_email" => "carla.alencarmachado@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 131586
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3516
    "inscrito_id" => 7165
    "titulo" => "APRENDIZAGEM CRIATIVA EM REDE: CAMINHOS PARA UMA FORMAÇÃO CONTINUADA COLABORATIVA E TRANSFORMADORA"
    "resumo" => "A formação continuada de professores é fundamental para o aprimoramento das práticas pedagógicas em um mundo marcado por rápidas transformações, que refletem diretamente no contexto educacional. Inspirados por autores como Maurice Tardif e António Nóvoa, que defendem a formação docente como um processo contínuo e colaborativo, este trabalho apresenta a experiência e os resultados preliminares de um núcleo de formação colaborativa de educadores, realizado de forma on-line, integrando à Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, iniciativa vinculada ao MIT (Massachusetts Institute Technology). O núcleo é constituído por professores de diferentes estados, com organização principal no Rio de Janeiro, tendo como objetivo fomentar e apoiar práticas pedagógicas inovadoras por meio de encontros formativos sobre temáticas como: aprendizagem criativa, cultura maker, tecnologias educacionais, metodologias inovadoras, entre outros. A cultura maker é destacada como abordagem que estimula a aprendizagem prática e a inovação, enquanto as tecnologias educacionais são integradas ao cotidiano escolar para potencializar a atuação docente. A proposta valoriza o pensamento criativo, como competências essenciais à formação integral, alinhando-se as diretrizes internacionais, tal como como o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes. A formação é pautada em atividades práticas e colaborativas, como workshops, seminários, projetos conjuntos, promovendo um ambiente de troca entre educadores, incentivando a construção de uma comunidade de práticas. Os resultados do primeiro ano de atuação do núcleo indicam que a iniciativa é promissora, pois diversos colaboradores compartilharam suas práticas para uma formação em rede, que contou com dez encontros, além de participarem ativamente dos debates realizados. Novas parcerias estão sendo formadas com universidades federais e instituições educacionais, no intuito de aprimorar a formação de licenciandos e estudantes da Educação Básica. A experiência revela que a formação em rede fortalece os vínculos profissionais, amplia os repertórios pedagógicos e favorece uma educação mais criativa, colaborativa e crítica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID7165_TB3516_11032025231110.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLA RÊNES DE ALENCAR MACHADO FONTENELLE"
    "autor_nome_curto" => "CARLA"
    "autor_email" => "carla.alencarmachado@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A formação continuada de professores é fundamental para o aprimoramento das práticas pedagógicas em um mundo marcado por rápidas transformações, que refletem diretamente no contexto educacional. Inspirados por autores como Maurice Tardif e António Nóvoa, que defendem a formação docente como um processo contínuo e colaborativo, este trabalho apresenta a experiência e os resultados preliminares de um núcleo de formação colaborativa de educadores, realizado de forma on-line, integrando à Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, iniciativa vinculada ao MIT (Massachusetts Institute Technology). O núcleo é constituído por professores de diferentes estados, com organização principal no Rio de Janeiro, tendo como objetivo fomentar e apoiar práticas pedagógicas inovadoras por meio de encontros formativos sobre temáticas como: aprendizagem criativa, cultura maker, tecnologias educacionais, metodologias inovadoras, entre outros. A cultura maker é destacada como abordagem que estimula a aprendizagem prática e a inovação, enquanto as tecnologias educacionais são integradas ao cotidiano escolar para potencializar a atuação docente. A proposta valoriza o pensamento criativo, como competências essenciais à formação integral, alinhando-se as diretrizes internacionais, tal como como o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes. A formação é pautada em atividades práticas e colaborativas, como workshops, seminários, projetos conjuntos, promovendo um ambiente de troca entre educadores, incentivando a construção de uma comunidade de práticas. Os resultados do primeiro ano de atuação do núcleo indicam que a iniciativa é promissora, pois diversos colaboradores compartilharam suas práticas para uma formação em rede, que contou com dez encontros, além de participarem ativamente dos debates realizados. Novas parcerias estão sendo formadas com universidades federais e instituições educacionais, no intuito de aprimorar a formação de licenciandos e estudantes da Educação Básica. A experiência revela que a formação em rede fortalece os vínculos profissionais, amplia os repertórios pedagógicos e favorece uma educação mais criativa, colaborativa e crítica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.