Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O EFEITO DO PIBID NA FORMAÇÃO DA/O PEDAGOGA/O DO CAMPUS CLÓVIS MOURA - TERESINA-PI

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 131611
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3546
    "inscrito_id" => 4747
    "titulo" => "O EFEITO DO PIBID NA FORMAÇÃO DA/O PEDAGOGA/O DO CAMPUS CLÓVIS MOURA - TERESINA-PI"
    "resumo" => "O PIBID é um Programa que oferece bolsas de iniciação à docência aos graduandos de licenciatura. O presente estudo investiga como o PIBID pode contribuir para a formação da/o Pedagoga/o. Tem como objetivo analisar o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e seu impacto na formação de licenciatura em Pedagogia, tendo em vista que tem justificativa de estudo a percepção de compreender qual o papel do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na formação de professores da área de Pedagogia, bem como refletir esse papel para os futuros professores da área como os bolsistas do Programa. Para tanto, se faz necessário verificar as principais atividades desenvolvidas pelos participantes do PIBID e sua contribuição para o aprimoramento da formação em pedagogia; examinar a participação no PIBID e a sua influência na percepção dos licenciados sobre a realidade escolar e a profissão docente; verificar como o Programa interfere na carreira de professores do ensino superior e básico da área de pedagogia. Com isso, para este trabalho a metodologia tem caratér de uma pesquisa de campo, cujos dados foram interpretados por meio da abordagem pesquisa-ação reflexiva e qualitativa, na linha de raciocínio dos autores: Gil (2008); Barbier (2022) e Richardson (2012) com base teórica dos autores García (1999); (2024); Freire (2022); Nóvoa (2022); Tardif (2014), dentre outros, pois fica entendido que a abordagem dos mesmos se fazem relevantes para este estudo. Diante disso, as ideias dos autores citados convergem para a necessidade de uma formação docente que vá além da técnica, incorporando reflexão crítica e transformadora."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID4747_TB3546_11032025231819.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KESSYA ISIS DE OLIVEIRA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "KESSYA ISIS"
    "autor_email" => "kessya.isis19@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 131611
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3546
    "inscrito_id" => 4747
    "titulo" => "O EFEITO DO PIBID NA FORMAÇÃO DA/O PEDAGOGA/O DO CAMPUS CLÓVIS MOURA - TERESINA-PI"
    "resumo" => "O PIBID é um Programa que oferece bolsas de iniciação à docência aos graduandos de licenciatura. O presente estudo investiga como o PIBID pode contribuir para a formação da/o Pedagoga/o. Tem como objetivo analisar o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e seu impacto na formação de licenciatura em Pedagogia, tendo em vista que tem justificativa de estudo a percepção de compreender qual o papel do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na formação de professores da área de Pedagogia, bem como refletir esse papel para os futuros professores da área como os bolsistas do Programa. Para tanto, se faz necessário verificar as principais atividades desenvolvidas pelos participantes do PIBID e sua contribuição para o aprimoramento da formação em pedagogia; examinar a participação no PIBID e a sua influência na percepção dos licenciados sobre a realidade escolar e a profissão docente; verificar como o Programa interfere na carreira de professores do ensino superior e básico da área de pedagogia. Com isso, para este trabalho a metodologia tem caratér de uma pesquisa de campo, cujos dados foram interpretados por meio da abordagem pesquisa-ação reflexiva e qualitativa, na linha de raciocínio dos autores: Gil (2008); Barbier (2022) e Richardson (2012) com base teórica dos autores García (1999); (2024); Freire (2022); Nóvoa (2022); Tardif (2014), dentre outros, pois fica entendido que a abordagem dos mesmos se fazem relevantes para este estudo. Diante disso, as ideias dos autores citados convergem para a necessidade de uma formação docente que vá além da técnica, incorporando reflexão crítica e transformadora."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID4747_TB3546_11032025231819.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KESSYA ISIS DE OLIVEIRA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "KESSYA ISIS"
    "autor_email" => "kessya.isis19@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O PIBID é um Programa que oferece bolsas de iniciação à docência aos graduandos de licenciatura. O presente estudo investiga como o PIBID pode contribuir para a formação da/o Pedagoga/o. Tem como objetivo analisar o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e seu impacto na formação de licenciatura em Pedagogia, tendo em vista que tem justificativa de estudo a percepção de compreender qual o papel do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na formação de professores da área de Pedagogia, bem como refletir esse papel para os futuros professores da área como os bolsistas do Programa. Para tanto, se faz necessário verificar as principais atividades desenvolvidas pelos participantes do PIBID e sua contribuição para o aprimoramento da formação em pedagogia; examinar a participação no PIBID e a sua influência na percepção dos licenciados sobre a realidade escolar e a profissão docente; verificar como o Programa interfere na carreira de professores do ensino superior e básico da área de pedagogia. Com isso, para este trabalho a metodologia tem caratér de uma pesquisa de campo, cujos dados foram interpretados por meio da abordagem pesquisa-ação reflexiva e qualitativa, na linha de raciocínio dos autores: Gil (2008); Barbier (2022) e Richardson (2012) com base teórica dos autores García (1999); (2024); Freire (2022); Nóvoa (2022); Tardif (2014), dentre outros, pois fica entendido que a abordagem dos mesmos se fazem relevantes para este estudo. Diante disso, as ideias dos autores citados convergem para a necessidade de uma formação docente que vá além da técnica, incorporando reflexão crítica e transformadora.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.