Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

VIVÊNCIAS LITERÁRIAS NO CLUBE DE LEITURA DO COLÉGIO NOSSA SENHORA DO CARMO DO MUNICÍPIO DE PARINTINS/ AMAZONAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 131646
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3591
    "inscrito_id" => 6350
    "titulo" => "VIVÊNCIAS LITERÁRIAS NO CLUBE DE LEITURA DO COLÉGIO NOSSA SENHORA DO CARMO DO MUNICÍPIO DE PARINTINS/ AMAZONAS"
    "resumo" => "A experiência diária em sala de aula permite a percepção não só de dificuldades dos estudantes, mas também de potencialidades a serem exploradas através da criação de possibilidades que propiciem o protagonismo dos educandos. Partindo dessa realidade, o presente artigo versa acerca das vivências experienciadas no projeto denominado “Clube de leitura Aisthesis: as experiências de leitura dos estudantes do Colégio Nossa Senhora do Carmo” o qual surgiu em 2022 no município de Parintins/ Amazonas a partir da observação direta em sala de aula onde foi constatado que alguns estudantes já desenvolviam o hábito da leitura, porém necessitavam de momentos e espaços para que essas leituras fossem compartilhadas. Outro aspecto decisivo para o desenvolvimento desse projeto foi a necessidade de leitura que alguns estudantes apresentavam, visto que muitos deles só tinham contato com obras literárias na escola e, mais especificamente quando lhes eram solicitados a leitura de algum livro com fim cumulativo de médias avaliativas. Nesse sentido, o projeto supracitado tem se mostrado relevante, pois pode ser entendido como uma proposta de aprimoramento de potencialidades de alunos leitores e, não menos importante, é um projeto de intervenção já que abrange os alunos que ainda estão iniciando a desenvolver o hábito da leitura, possuem dificuldades de leitura ou não possuem o hábito da leitura, porém, por meio do clube de leitura, sentem-se motivados e desafiados a superar essas limitações, principalmente no que tange as práticas de linguagem ligadas a aspectos da leitura e oralidade. Para o desenvolvimento escrito do presente artigo, necessitou-se da contribuição de autores que abordam sobre temáticas que legitimam a importância das reflexões apresentadas no artigo. Assim, dentre outros autores, utilizou-se: CARDOSO, Maria Celeste de Souza (2012); TINOCO, Robson Coelho (2010); CANDIDO, Antônio (2011); Mendonça, Rafaela Soares (2019); COSSON, Rildo (2022); ISER, Wolfgang (1996); FREIRE, Paulo (1996)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID6350_TB3591_11032025232717.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TOBIAS PINHEIRO DE MATOS"
    "autor_nome_curto" => "TOBIAS"
    "autor_email" => "pinheirotobias2021@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 131646
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3591
    "inscrito_id" => 6350
    "titulo" => "VIVÊNCIAS LITERÁRIAS NO CLUBE DE LEITURA DO COLÉGIO NOSSA SENHORA DO CARMO DO MUNICÍPIO DE PARINTINS/ AMAZONAS"
    "resumo" => "A experiência diária em sala de aula permite a percepção não só de dificuldades dos estudantes, mas também de potencialidades a serem exploradas através da criação de possibilidades que propiciem o protagonismo dos educandos. Partindo dessa realidade, o presente artigo versa acerca das vivências experienciadas no projeto denominado “Clube de leitura Aisthesis: as experiências de leitura dos estudantes do Colégio Nossa Senhora do Carmo” o qual surgiu em 2022 no município de Parintins/ Amazonas a partir da observação direta em sala de aula onde foi constatado que alguns estudantes já desenvolviam o hábito da leitura, porém necessitavam de momentos e espaços para que essas leituras fossem compartilhadas. Outro aspecto decisivo para o desenvolvimento desse projeto foi a necessidade de leitura que alguns estudantes apresentavam, visto que muitos deles só tinham contato com obras literárias na escola e, mais especificamente quando lhes eram solicitados a leitura de algum livro com fim cumulativo de médias avaliativas. Nesse sentido, o projeto supracitado tem se mostrado relevante, pois pode ser entendido como uma proposta de aprimoramento de potencialidades de alunos leitores e, não menos importante, é um projeto de intervenção já que abrange os alunos que ainda estão iniciando a desenvolver o hábito da leitura, possuem dificuldades de leitura ou não possuem o hábito da leitura, porém, por meio do clube de leitura, sentem-se motivados e desafiados a superar essas limitações, principalmente no que tange as práticas de linguagem ligadas a aspectos da leitura e oralidade. Para o desenvolvimento escrito do presente artigo, necessitou-se da contribuição de autores que abordam sobre temáticas que legitimam a importância das reflexões apresentadas no artigo. Assim, dentre outros autores, utilizou-se: CARDOSO, Maria Celeste de Souza (2012); TINOCO, Robson Coelho (2010); CANDIDO, Antônio (2011); Mendonça, Rafaela Soares (2019); COSSON, Rildo (2022); ISER, Wolfgang (1996); FREIRE, Paulo (1996)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID6350_TB3591_11032025232717.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TOBIAS PINHEIRO DE MATOS"
    "autor_nome_curto" => "TOBIAS"
    "autor_email" => "pinheirotobias2021@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A experiência diária em sala de aula permite a percepção não só de dificuldades dos estudantes, mas também de potencialidades a serem exploradas através da criação de possibilidades que propiciem o protagonismo dos educandos. Partindo dessa realidade, o presente artigo versa acerca das vivências experienciadas no projeto denominado “Clube de leitura Aisthesis: as experiências de leitura dos estudantes do Colégio Nossa Senhora do Carmo” o qual surgiu em 2022 no município de Parintins/ Amazonas a partir da observação direta em sala de aula onde foi constatado que alguns estudantes já desenvolviam o hábito da leitura, porém necessitavam de momentos e espaços para que essas leituras fossem compartilhadas. Outro aspecto decisivo para o desenvolvimento desse projeto foi a necessidade de leitura que alguns estudantes apresentavam, visto que muitos deles só tinham contato com obras literárias na escola e, mais especificamente quando lhes eram solicitados a leitura de algum livro com fim cumulativo de médias avaliativas. Nesse sentido, o projeto supracitado tem se mostrado relevante, pois pode ser entendido como uma proposta de aprimoramento de potencialidades de alunos leitores e, não menos importante, é um projeto de intervenção já que abrange os alunos que ainda estão iniciando a desenvolver o hábito da leitura, possuem dificuldades de leitura ou não possuem o hábito da leitura, porém, por meio do clube de leitura, sentem-se motivados e desafiados a superar essas limitações, principalmente no que tange as práticas de linguagem ligadas a aspectos da leitura e oralidade. Para o desenvolvimento escrito do presente artigo, necessitou-se da contribuição de autores que abordam sobre temáticas que legitimam a importância das reflexões apresentadas no artigo. Assim, dentre outros autores, utilizou-se: CARDOSO, Maria Celeste de Souza (2012); TINOCO, Robson Coelho (2010); CANDIDO, Antônio (2011); Mendonça, Rafaela Soares (2019); COSSON, Rildo (2022); ISER, Wolfgang (1996); FREIRE, Paulo (1996).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.