ENFRETAMENTO AO RACISMO RELIGIOSO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA: ESTUDO DE CASO DAS AÇÕES DO NEABI E DO NEGEDI EM UM MUNDO PÓS-PANDEMICO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131682 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3657 "inscrito_id" => 8903 "titulo" => "ENFRETAMENTO AO RACISMO RELIGIOSO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA: ESTUDO DE CASO DAS AÇÕES DO NEABI E DO NEGEDI EM UM MUNDO PÓS-PANDEMICO" "resumo" => "O presente estudo de caso analisa o enfrentamento do racismo religioso na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) por meio das ações do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do IFRN Campos Mossoró (NEABI- IFRN/Mo) e do Núcleo de Estudos sobre Gênero, Diversidade e Inclusão (NEGEDI). O racismo religioso, caracterizado pela discriminação contra práticas e crenças de matrizes africanas e indígenas, permanece uma realidade no ambiente educacional, apesar dos avanços promovidos pela Lei 10.639/2003, que tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana. A pesquisa, de abordagem qualitativa, investiga as estratégias adotadas por esses núcleos antes, durante e após a pandemia de COVID-19, por meio da análise documental de relatórios institucionais, entrevistas com membros dos núcleos e revisão de literatura. Os resultados indicam que, enquanto a pandemia representou um desafio para os debates presenciais, também impulsionou ações remotas, como eventos virtuais e materiais educativos voltados à conscientização sobre intolerância religiosa e legislação. A escolha metodológica pelo período pós-pandêmico, deve-se ao fato de que tanto o NEABI IFRN Mossoró se aproximou ao NEGEDI do IFRN e com algumas ações conjuntas, expandiram suas atividades, promovendo projetos interdisciplinares e reforçando a necessidade da implementação efetiva da Lei 10.639/2003. O estudo evidencia o papel essencial desses núcleos ao aturarem em conjunto na promoção de espaços de escuta, formação crítica e conscientização sobre o racismo religioso na EPT. No entanto, destaca que a plena aplicação da legislação ainda exige esforços institucionais contínuos para garantir um ambiente educacional mais inclusivo e respeitoso. Conclui-se que a atuação dos núcleos é fundamental para a construção de uma educação antirracista e para o fortalecimento do ensino das relações étnico-raciais na formação técnica e tecnológica." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID8903_TB3657_11032025234335.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEORGIA IRIS VERISSIMO CALDAS" "autor_nome_curto" => "GEORGIA V." "autor_email" => "georgiaverissimo7@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131682 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3657 "inscrito_id" => 8903 "titulo" => "ENFRETAMENTO AO RACISMO RELIGIOSO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA: ESTUDO DE CASO DAS AÇÕES DO NEABI E DO NEGEDI EM UM MUNDO PÓS-PANDEMICO" "resumo" => "O presente estudo de caso analisa o enfrentamento do racismo religioso na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) por meio das ações do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do IFRN Campos Mossoró (NEABI- IFRN/Mo) e do Núcleo de Estudos sobre Gênero, Diversidade e Inclusão (NEGEDI). O racismo religioso, caracterizado pela discriminação contra práticas e crenças de matrizes africanas e indígenas, permanece uma realidade no ambiente educacional, apesar dos avanços promovidos pela Lei 10.639/2003, que tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana. A pesquisa, de abordagem qualitativa, investiga as estratégias adotadas por esses núcleos antes, durante e após a pandemia de COVID-19, por meio da análise documental de relatórios institucionais, entrevistas com membros dos núcleos e revisão de literatura. Os resultados indicam que, enquanto a pandemia representou um desafio para os debates presenciais, também impulsionou ações remotas, como eventos virtuais e materiais educativos voltados à conscientização sobre intolerância religiosa e legislação. A escolha metodológica pelo período pós-pandêmico, deve-se ao fato de que tanto o NEABI IFRN Mossoró se aproximou ao NEGEDI do IFRN e com algumas ações conjuntas, expandiram suas atividades, promovendo projetos interdisciplinares e reforçando a necessidade da implementação efetiva da Lei 10.639/2003. O estudo evidencia o papel essencial desses núcleos ao aturarem em conjunto na promoção de espaços de escuta, formação crítica e conscientização sobre o racismo religioso na EPT. No entanto, destaca que a plena aplicação da legislação ainda exige esforços institucionais contínuos para garantir um ambiente educacional mais inclusivo e respeitoso. Conclui-se que a atuação dos núcleos é fundamental para a construção de uma educação antirracista e para o fortalecimento do ensino das relações étnico-raciais na formação técnica e tecnológica." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID8903_TB3657_11032025234335.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEORGIA IRIS VERISSIMO CALDAS" "autor_nome_curto" => "GEORGIA V." "autor_email" => "georgiaverissimo7@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }