Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENFRETAMENTO AO RACISMO RELIGIOSO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA: ESTUDO DE CASO DAS AÇÕES DO NEABI E DO NEGEDI EM UM MUNDO PÓS-PANDEMICO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 131682
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3657
    "inscrito_id" => 8903
    "titulo" => "ENFRETAMENTO AO RACISMO RELIGIOSO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA: ESTUDO DE CASO DAS AÇÕES DO NEABI E DO NEGEDI EM UM MUNDO PÓS-PANDEMICO"
    "resumo" => "O presente estudo de caso analisa o enfrentamento do racismo religioso na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) por meio das ações do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do IFRN Campos Mossoró (NEABI- IFRN/Mo) e do Núcleo de Estudos sobre Gênero, Diversidade e Inclusão (NEGEDI). O racismo religioso, caracterizado pela discriminação contra práticas e crenças de matrizes africanas e indígenas, permanece uma realidade no ambiente educacional, apesar dos avanços promovidos pela Lei 10.639/2003, que tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana. A pesquisa, de abordagem qualitativa, investiga as estratégias adotadas por esses núcleos antes, durante e após a pandemia de COVID-19, por meio da análise documental de relatórios institucionais, entrevistas com membros dos núcleos e revisão de literatura. Os resultados indicam que, enquanto a pandemia representou um desafio para os debates presenciais, também impulsionou ações remotas, como eventos virtuais e materiais educativos voltados à conscientização sobre intolerância religiosa e legislação. A escolha metodológica pelo período pós-pandêmico, deve-se ao fato de que tanto o NEABI IFRN Mossoró se aproximou ao NEGEDI do IFRN e com algumas ações conjuntas, expandiram suas atividades, promovendo projetos interdisciplinares e reforçando a necessidade da implementação efetiva da Lei 10.639/2003. O estudo evidencia o papel essencial desses núcleos ao aturarem em conjunto na promoção de espaços de escuta, formação crítica e conscientização sobre o racismo religioso na EPT. No entanto, destaca que a plena aplicação da legislação ainda exige esforços institucionais contínuos para garantir um ambiente educacional mais inclusivo e respeitoso. Conclui-se que a atuação dos núcleos é fundamental para a construção de uma educação antirracista e para o fortalecimento do ensino das relações étnico-raciais na formação técnica e tecnológica."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID8903_TB3657_11032025234335.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GEORGIA IRIS VERISSIMO CALDAS"
    "autor_nome_curto" => "GEORGIA V."
    "autor_email" => "georgiaverissimo7@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 131682
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3657
    "inscrito_id" => 8903
    "titulo" => "ENFRETAMENTO AO RACISMO RELIGIOSO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA: ESTUDO DE CASO DAS AÇÕES DO NEABI E DO NEGEDI EM UM MUNDO PÓS-PANDEMICO"
    "resumo" => "O presente estudo de caso analisa o enfrentamento do racismo religioso na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) por meio das ações do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do IFRN Campos Mossoró (NEABI- IFRN/Mo) e do Núcleo de Estudos sobre Gênero, Diversidade e Inclusão (NEGEDI). O racismo religioso, caracterizado pela discriminação contra práticas e crenças de matrizes africanas e indígenas, permanece uma realidade no ambiente educacional, apesar dos avanços promovidos pela Lei 10.639/2003, que tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana. A pesquisa, de abordagem qualitativa, investiga as estratégias adotadas por esses núcleos antes, durante e após a pandemia de COVID-19, por meio da análise documental de relatórios institucionais, entrevistas com membros dos núcleos e revisão de literatura. Os resultados indicam que, enquanto a pandemia representou um desafio para os debates presenciais, também impulsionou ações remotas, como eventos virtuais e materiais educativos voltados à conscientização sobre intolerância religiosa e legislação. A escolha metodológica pelo período pós-pandêmico, deve-se ao fato de que tanto o NEABI IFRN Mossoró se aproximou ao NEGEDI do IFRN e com algumas ações conjuntas, expandiram suas atividades, promovendo projetos interdisciplinares e reforçando a necessidade da implementação efetiva da Lei 10.639/2003. O estudo evidencia o papel essencial desses núcleos ao aturarem em conjunto na promoção de espaços de escuta, formação crítica e conscientização sobre o racismo religioso na EPT. No entanto, destaca que a plena aplicação da legislação ainda exige esforços institucionais contínuos para garantir um ambiente educacional mais inclusivo e respeitoso. Conclui-se que a atuação dos núcleos é fundamental para a construção de uma educação antirracista e para o fortalecimento do ensino das relações étnico-raciais na formação técnica e tecnológica."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID8903_TB3657_11032025234335.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GEORGIA IRIS VERISSIMO CALDAS"
    "autor_nome_curto" => "GEORGIA V."
    "autor_email" => "georgiaverissimo7@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente estudo de caso analisa o enfrentamento do racismo religioso na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) por meio das ações do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do IFRN Campos Mossoró (NEABI- IFRN/Mo) e do Núcleo de Estudos sobre Gênero, Diversidade e Inclusão (NEGEDI). O racismo religioso, caracterizado pela discriminação contra práticas e crenças de matrizes africanas e indígenas, permanece uma realidade no ambiente educacional, apesar dos avanços promovidos pela Lei 10.639/2003, que tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana. A pesquisa, de abordagem qualitativa, investiga as estratégias adotadas por esses núcleos antes, durante e após a pandemia de COVID-19, por meio da análise documental de relatórios institucionais, entrevistas com membros dos núcleos e revisão de literatura. Os resultados indicam que, enquanto a pandemia representou um desafio para os debates presenciais, também impulsionou ações remotas, como eventos virtuais e materiais educativos voltados à conscientização sobre intolerância religiosa e legislação. A escolha metodológica pelo período pós-pandêmico, deve-se ao fato de que tanto o NEABI IFRN Mossoró se aproximou ao NEGEDI do IFRN e com algumas ações conjuntas, expandiram suas atividades, promovendo projetos interdisciplinares e reforçando a necessidade da implementação efetiva da Lei 10.639/2003. O estudo evidencia o papel essencial desses núcleos ao aturarem em conjunto na promoção de espaços de escuta, formação crítica e conscientização sobre o racismo religioso na EPT. No entanto, destaca que a plena aplicação da legislação ainda exige esforços institucionais contínuos para garantir um ambiente educacional mais inclusivo e respeitoso. Conclui-se que a atuação dos núcleos é fundamental para a construção de uma educação antirracista e para o fortalecimento do ensino das relações étnico-raciais na formação técnica e tecnológica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.