RELEVÂNCIA DA EDUCAÇÃO INTEGRAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131685 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3661 "inscrito_id" => 10664 "titulo" => "RELEVÂNCIA DA EDUCAÇÃO INTEGRAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA" "resumo" => "Este trabalho explora a importância da educação integral no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), com base em referenciais teóricos que fundamentam a compreensão da EPT como um campo de formação que transcende a mera preparação técnica para o mercado de trabalho. A pesquisa, de natureza bibliográfica, analisa diversas obras de autores como Frigotto (2010, 2018) e Ciavatta (2014, 2016, 2020), que defendem uma formação omnilateral, politécnica e unitária, capaz de desenvolver todas as dimensões do ser humano e superar a dicotomia entre trabalho manual e intelectual. A análise também considera as perspectivas de Saviani (2003, 2007) sobre a relação entre conhecimento e prática do trabalho, e de Ramos (2003, 2005) acerca da integração curricular e da importância do acesso ao conhecimento sistematizado. A metodologia adotada consiste na revisão e análise crítica de literatura especializada, buscando identificar os principais argumentos que sustentam a necessidade de uma educação integral na EPT para a emancipação dos educandos e a transformação social. Os resultados da análise bibliográfica evidenciam que a educação integral na EPT é crucial para formar profissionais críticos, reflexivos e capazes de atuar de forma consciente e transformadora na sociedade e no mundo do trabalho. A articulação entre teoria e prática, o desenvolvimento de habilidades técnicas e cognitivas, e a promoção da inclusão social e da democratização do conhecimento são destacados como elementos centrais dessa abordagem educacional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID10664_TB3661_11032025234533.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HENRIQUE CIRQUEIRA FREIRE" "autor_nome_curto" => "HENRIQUE FREIRE" "autor_email" => "henriquefreire.mestrado2023@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131685 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3661 "inscrito_id" => 10664 "titulo" => "RELEVÂNCIA DA EDUCAÇÃO INTEGRAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA" "resumo" => "Este trabalho explora a importância da educação integral no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), com base em referenciais teóricos que fundamentam a compreensão da EPT como um campo de formação que transcende a mera preparação técnica para o mercado de trabalho. A pesquisa, de natureza bibliográfica, analisa diversas obras de autores como Frigotto (2010, 2018) e Ciavatta (2014, 2016, 2020), que defendem uma formação omnilateral, politécnica e unitária, capaz de desenvolver todas as dimensões do ser humano e superar a dicotomia entre trabalho manual e intelectual. A análise também considera as perspectivas de Saviani (2003, 2007) sobre a relação entre conhecimento e prática do trabalho, e de Ramos (2003, 2005) acerca da integração curricular e da importância do acesso ao conhecimento sistematizado. A metodologia adotada consiste na revisão e análise crítica de literatura especializada, buscando identificar os principais argumentos que sustentam a necessidade de uma educação integral na EPT para a emancipação dos educandos e a transformação social. Os resultados da análise bibliográfica evidenciam que a educação integral na EPT é crucial para formar profissionais críticos, reflexivos e capazes de atuar de forma consciente e transformadora na sociedade e no mundo do trabalho. A articulação entre teoria e prática, o desenvolvimento de habilidades técnicas e cognitivas, e a promoção da inclusão social e da democratização do conhecimento são destacados como elementos centrais dessa abordagem educacional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID10664_TB3661_11032025234533.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HENRIQUE CIRQUEIRA FREIRE" "autor_nome_curto" => "HENRIQUE FREIRE" "autor_email" => "henriquefreire.mestrado2023@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }