Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PAPEL DA INTERAÇÃO SOCIAL NO DESENVOLVIMENTO DE BEBÊS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 09 - Educação Infantil
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 131707
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3695
    "inscrito_id" => 6912
    "titulo" => "O PAPEL DA INTERAÇÃO SOCIAL NO DESENVOLVIMENTO DE BEBÊS"
    "resumo" => "O desenvolvimento de bebês é um processo complexo e multifacetado que envolve a interação de fatores biológicos, psicológicos e ambientais. O presente artigo teve como objetivo estudar a relação dos bebês com o ambiente que os cercam, e como isso influência no seu desenvolvimento educacional. De acordo com a teoria de Jean Piaget (1896-1980), o desenvolvimento cognitivo de bebês ocorre por meio de estágios sucessivos, caracterizados por mudanças qualitativas na forma como os bebês percebem e interagem com o ambiente. Já a teoria de Lev Vygotsky (1896-1934) destaca a importância da interação social e da linguagem no desenvolvimento cognitivo de bebês. O estudo baseou-se em autores como:Vygotsky (1996), Veer e Valsiner (1996) e Daniels (2002), Piaget (1976) entre outros. Trata-se de uma abordagem qualitativa,com revisão bibliografia e com foco na segunda segunda temporada da série "Bebês em Foco",a segunda temporada aborda de maneira mais profunda a influência do meio no desenvolvimento dos bebês . Os resultados indicam que desde muito cedo os bebês tem consciência de si,e que procuram,a sua maneira corresponder às interações que lhe são oferecidas, também podemos perceber que ao propiciar um ambiente vasto em experiências aos bebês,os pais ou responsáveis estão preparando adultos funcionais capazes de solucionar problemas e viverem uma vida plena."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD4_ID6912_TB3695_19032025090216.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ARIANNE SANTANA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ARIANNE"
    "autor_email" => "ariannesantanadossantos@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 131707
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3695
    "inscrito_id" => 6912
    "titulo" => "O PAPEL DA INTERAÇÃO SOCIAL NO DESENVOLVIMENTO DE BEBÊS"
    "resumo" => "O desenvolvimento de bebês é um processo complexo e multifacetado que envolve a interação de fatores biológicos, psicológicos e ambientais. O presente artigo teve como objetivo estudar a relação dos bebês com o ambiente que os cercam, e como isso influência no seu desenvolvimento educacional. De acordo com a teoria de Jean Piaget (1896-1980), o desenvolvimento cognitivo de bebês ocorre por meio de estágios sucessivos, caracterizados por mudanças qualitativas na forma como os bebês percebem e interagem com o ambiente. Já a teoria de Lev Vygotsky (1896-1934) destaca a importância da interação social e da linguagem no desenvolvimento cognitivo de bebês. O estudo baseou-se em autores como:Vygotsky (1996), Veer e Valsiner (1996) e Daniels (2002), Piaget (1976) entre outros. Trata-se de uma abordagem qualitativa,com revisão bibliografia e com foco na segunda segunda temporada da série "Bebês em Foco",a segunda temporada aborda de maneira mais profunda a influência do meio no desenvolvimento dos bebês . Os resultados indicam que desde muito cedo os bebês tem consciência de si,e que procuram,a sua maneira corresponder às interações que lhe são oferecidas, também podemos perceber que ao propiciar um ambiente vasto em experiências aos bebês,os pais ou responsáveis estão preparando adultos funcionais capazes de solucionar problemas e viverem uma vida plena."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD4_ID6912_TB3695_19032025090216.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ARIANNE SANTANA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ARIANNE"
    "autor_email" => "ariannesantanadossantos@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O desenvolvimento de bebês é um processo complexo e multifacetado que envolve a interação de fatores biológicos, psicológicos e ambientais. O presente artigo teve como objetivo estudar a relação dos bebês com o ambiente que os cercam, e como isso influência no seu desenvolvimento educacional. De acordo com a teoria de Jean Piaget (1896-1980), o desenvolvimento cognitivo de bebês ocorre por meio de estágios sucessivos, caracterizados por mudanças qualitativas na forma como os bebês percebem e interagem com o ambiente. Já a teoria de Lev Vygotsky (1896-1934) destaca a importância da interação social e da linguagem no desenvolvimento cognitivo de bebês. O estudo baseou-se em autores como:Vygotsky (1996), Veer e Valsiner (1996) e Daniels (2002), Piaget (1976) entre outros. Trata-se de uma abordagem qualitativa,com revisão bibliografia e com foco na segunda segunda temporada da série "Bebês em Foco",a segunda temporada aborda de maneira mais profunda a influência do meio no desenvolvimento dos bebês . Os resultados indicam que desde muito cedo os bebês tem consciência de si,e que procuram,a sua maneira corresponder às interações que lhe são oferecidas, também podemos perceber que ao propiciar um ambiente vasto em experiências aos bebês,os pais ou responsáveis estão preparando adultos funcionais capazes de solucionar problemas e viverem uma vida plena.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.