Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A DISCIPLINA PESQUISA E PROCESSOS EDUCATIVOS I (PPEI) COMO FERRAMENTA DE CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO: APROXIMANDO O ESTUDANTE DA REALIDADE ESCOLAR LOCAL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Na disciplina Pesquisa e Processos Educativos I (PPE I), os estudantes desenvolvem projetos de pesquisa ao longo do semestre letivo, focados na realidade escolar local e vinculados aos temas transversais definidos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), como ética, orientação sexual, meio ambiente, saúde, pluralidade cultural, e trabalho e consumo. Esses projetos também dialogam com as macroáreas temáticas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que incluem cidadania, ciência, tecnologia e multiculturalismo, conectando o ensino a temas contemporâneos de relevância para o desenvolvimento do aluno como cidadão. A Prática como Componente Curricular (PCC) promove a articulação entre extensão e pesquisa, possibilitando a reflexão crítica dos conteúdos do curso e sua aplicação na futura atuação docente. Para definir os temas, os estudantes realizam pesquisas, visitas às escolas, entrevistas com professores e gestores, além de observações que seguem um roteiro previamente organizado, que os orienta durante as visitas as escolas, direcionando suas observações acerca da estrutura física e de pessoal da escola e o perfil das turmas de forma geral, considerando se são heterogêneas, singulares, se apresentam características que não se repetem, culminando em relatórios que são compartilhados entre os estudantes, enriquecendo o debate sobre as diferentes realidades escolares. A troca dessas experiências promove um aprofundamento coletivo sobre os problemas e desafios enfrentados pelas escolas locais. Ao vincular os temas transversais às questões urgentes da sociedade contemporânea e aos problemas enfrentados nas escolas, os projetos de pesquisa permitiram uma contribuição significativa dos alunos na prática pedagógica, estimulando reflexões sobre o papel docente. Os resultados desse processo, com base em pesquisas de campo e teóricas, são projetos de pesquisa que podem ser submetidos a editais de fomento e aplicados na disciplina PPE II. Em conclusão, a experiência imersiva proporcionada pelo PPE I oferece aos futuros professores uma formação prática e reflexiva sobre a prática docente, ampliando suas habilidades para atuarem de forma contextualizada e consciente em sala.

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