A DISCIPLINA PESQUISA E PROCESSOS EDUCATIVOS I (PPEI) COMO FERRAMENTA DE CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO: APROXIMANDO O ESTUDANTE DA REALIDADE ESCOLAR LOCAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131738 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3739 "inscrito_id" => 2734 "titulo" => "A DISCIPLINA PESQUISA E PROCESSOS EDUCATIVOS I (PPEI) COMO FERRAMENTA DE CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO: APROXIMANDO O ESTUDANTE DA REALIDADE ESCOLAR LOCAL" "resumo" => "Na disciplina Pesquisa e Processos Educativos I (PPE I), os estudantes desenvolvem projetos de pesquisa ao longo do semestre letivo, focados na realidade escolar local e vinculados aos temas transversais definidos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), como ética, orientação sexual, meio ambiente, saúde, pluralidade cultural, e trabalho e consumo. Esses projetos também dialogam com as macroáreas temáticas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que incluem cidadania, ciência, tecnologia e multiculturalismo, conectando o ensino a temas contemporâneos de relevância para o desenvolvimento do aluno como cidadão. A Prática como Componente Curricular (PCC) promove a articulação entre extensão e pesquisa, possibilitando a reflexão crítica dos conteúdos do curso e sua aplicação na futura atuação docente. Para definir os temas, os estudantes realizam pesquisas, visitas às escolas, entrevistas com professores e gestores, além de observações que seguem um roteiro previamente organizado, que os orienta durante as visitas as escolas, direcionando suas observações acerca da estrutura física e de pessoal da escola e o perfil das turmas de forma geral, considerando se são heterogêneas, singulares, se apresentam características que não se repetem, culminando em relatórios que são compartilhados entre os estudantes, enriquecendo o debate sobre as diferentes realidades escolares. A troca dessas experiências promove um aprofundamento coletivo sobre os problemas e desafios enfrentados pelas escolas locais. Ao vincular os temas transversais às questões urgentes da sociedade contemporânea e aos problemas enfrentados nas escolas, os projetos de pesquisa permitiram uma contribuição significativa dos alunos na prática pedagógica, estimulando reflexões sobre o papel docente. Os resultados desse processo, com base em pesquisas de campo e teóricas, são projetos de pesquisa que podem ser submetidos a editais de fomento e aplicados na disciplina PPE II. Em conclusão, a experiência imersiva proporcionada pelo PPE I oferece aos futuros professores uma formação prática e reflexiva sobre a prática docente, ampliando suas habilidades para atuarem de forma contextualizada e consciente em sala." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID2734_TB3739_12032025000216.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CRISTINA QUINTANILHA SCHREIBER" "autor_nome_curto" => "ANA CRISTINA" "autor_email" => "ana.schreiber@ifc.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CATARINENSE (IF CATARINENSE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131738 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3739 "inscrito_id" => 2734 "titulo" => "A DISCIPLINA PESQUISA E PROCESSOS EDUCATIVOS I (PPEI) COMO FERRAMENTA DE CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO: APROXIMANDO O ESTUDANTE DA REALIDADE ESCOLAR LOCAL" "resumo" => "Na disciplina Pesquisa e Processos Educativos I (PPE I), os estudantes desenvolvem projetos de pesquisa ao longo do semestre letivo, focados na realidade escolar local e vinculados aos temas transversais definidos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), como ética, orientação sexual, meio ambiente, saúde, pluralidade cultural, e trabalho e consumo. Esses projetos também dialogam com as macroáreas temáticas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que incluem cidadania, ciência, tecnologia e multiculturalismo, conectando o ensino a temas contemporâneos de relevância para o desenvolvimento do aluno como cidadão. A Prática como Componente Curricular (PCC) promove a articulação entre extensão e pesquisa, possibilitando a reflexão crítica dos conteúdos do curso e sua aplicação na futura atuação docente. Para definir os temas, os estudantes realizam pesquisas, visitas às escolas, entrevistas com professores e gestores, além de observações que seguem um roteiro previamente organizado, que os orienta durante as visitas as escolas, direcionando suas observações acerca da estrutura física e de pessoal da escola e o perfil das turmas de forma geral, considerando se são heterogêneas, singulares, se apresentam características que não se repetem, culminando em relatórios que são compartilhados entre os estudantes, enriquecendo o debate sobre as diferentes realidades escolares. A troca dessas experiências promove um aprofundamento coletivo sobre os problemas e desafios enfrentados pelas escolas locais. Ao vincular os temas transversais às questões urgentes da sociedade contemporânea e aos problemas enfrentados nas escolas, os projetos de pesquisa permitiram uma contribuição significativa dos alunos na prática pedagógica, estimulando reflexões sobre o papel docente. Os resultados desse processo, com base em pesquisas de campo e teóricas, são projetos de pesquisa que podem ser submetidos a editais de fomento e aplicados na disciplina PPE II. Em conclusão, a experiência imersiva proporcionada pelo PPE I oferece aos futuros professores uma formação prática e reflexiva sobre a prática docente, ampliando suas habilidades para atuarem de forma contextualizada e consciente em sala." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID2734_TB3739_12032025000216.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CRISTINA QUINTANILHA SCHREIBER" "autor_nome_curto" => "ANA CRISTINA" "autor_email" => "ana.schreiber@ifc.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CATARINENSE (IF CATARINENSE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }