O IFMAKER COMO CATALISADOR DE PROJETOS EDUCACIONAS NO IFRR : CONTRIBUIÇÕES DA CULTURA MAKER PARA A PRÁTICA DOCENTE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131740 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3741 "inscrito_id" => 8832 "titulo" => "O IFMAKER COMO CATALISADOR DE PROJETOS EDUCACIONAS NO IFRR : CONTRIBUIÇÕES DA CULTURA MAKER PARA A PRÁTICA DOCENTE" "resumo" => "Este trabalho analisa o potencial do laboratório IFMaker do Instituto Federal de Roraima (IFRR) como ambiente promotor de inovação educacional através da implementação de projetos interdisciplinares em parceria com o corpo docente baseados na cultura maker. Nos ambientes makers, os acadêmicos e professores encontram uma zona propícia para o desenvolvimento de suas soluções criativas. Estruturado a partir dos princípios do "aprender fazendo", o estudo investiga como os recursos tecnológicos disponíveis no laboratório – impressoras 3D, cortadoras a laser, kits de robótica e outras ferramentas de aprendizagem – podem ser aproveitados pelos docentes para enriquecer suas práticas pedagógicas. A metodologia terá uma abordagem qualitativa-participativa, estruturada em três partes interconectadas: formação docente inicial para familiarização com os equipamentos, desenvolvimento de projetos pedagógicos com professores e estudantes e avaliação dos resultados através de observação participante, entrevistas semiestruturadas e análise dos recursos didáticos desenvolvidos. Esta abordagem permite não apenas a criação dos recursos pedagógicos, mas também a verificação de sua efetividade no processo de ensino-aprendizagem, documentando as contribuições reais para a prática educativa. O referencial teórico-metodológico apoia-se nas contribuições de Anderson (2016), Vasconcellos (2003), Papert (1980), Clay e Phillips (2015) e Hatch (2013) que fundamentam a discussão sobre espaços educacionais inovadores e metodologias ativas. Espera-se resultados que indiquem que IFMaker pode proporcionar significativa melhoria nas práticas docentes ao viabilizar a aproximação entre teoria e prática, promover a interdisciplinaridade e desenvolver habilidades basilares como criatividade, trabalho colaborativo e resolução de problemas. Além de superar o desafio de desenvolver tais competências, o estudo também mapeará uma formação específica para que docentes possam integrar efetivamente essas tecnologias em suas aulas e projetos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID8832_TB3741_12032025000638.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VIVIANE PALUDO SCHULTZ" "autor_nome_curto" => "VIVIANE" "autor_email" => "viviane.schultz@ifrr.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA (IFRR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131740 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3741 "inscrito_id" => 8832 "titulo" => "O IFMAKER COMO CATALISADOR DE PROJETOS EDUCACIONAS NO IFRR : CONTRIBUIÇÕES DA CULTURA MAKER PARA A PRÁTICA DOCENTE" "resumo" => "Este trabalho analisa o potencial do laboratório IFMaker do Instituto Federal de Roraima (IFRR) como ambiente promotor de inovação educacional através da implementação de projetos interdisciplinares em parceria com o corpo docente baseados na cultura maker. Nos ambientes makers, os acadêmicos e professores encontram uma zona propícia para o desenvolvimento de suas soluções criativas. Estruturado a partir dos princípios do "aprender fazendo", o estudo investiga como os recursos tecnológicos disponíveis no laboratório – impressoras 3D, cortadoras a laser, kits de robótica e outras ferramentas de aprendizagem – podem ser aproveitados pelos docentes para enriquecer suas práticas pedagógicas. A metodologia terá uma abordagem qualitativa-participativa, estruturada em três partes interconectadas: formação docente inicial para familiarização com os equipamentos, desenvolvimento de projetos pedagógicos com professores e estudantes e avaliação dos resultados através de observação participante, entrevistas semiestruturadas e análise dos recursos didáticos desenvolvidos. Esta abordagem permite não apenas a criação dos recursos pedagógicos, mas também a verificação de sua efetividade no processo de ensino-aprendizagem, documentando as contribuições reais para a prática educativa. O referencial teórico-metodológico apoia-se nas contribuições de Anderson (2016), Vasconcellos (2003), Papert (1980), Clay e Phillips (2015) e Hatch (2013) que fundamentam a discussão sobre espaços educacionais inovadores e metodologias ativas. Espera-se resultados que indiquem que IFMaker pode proporcionar significativa melhoria nas práticas docentes ao viabilizar a aproximação entre teoria e prática, promover a interdisciplinaridade e desenvolver habilidades basilares como criatividade, trabalho colaborativo e resolução de problemas. Além de superar o desafio de desenvolver tais competências, o estudo também mapeará uma formação específica para que docentes possam integrar efetivamente essas tecnologias em suas aulas e projetos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID8832_TB3741_12032025000638.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VIVIANE PALUDO SCHULTZ" "autor_nome_curto" => "VIVIANE" "autor_email" => "viviane.schultz@ifrr.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA (IFRR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }