DISSERTANDO PARA O FUTURO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO DO INSTITUTO FEDERAL DE RORAIMA/CAMPUS BOA VISTA ZONA OESTE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131856 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3931 "inscrito_id" => 11309 "titulo" => "DISSERTANDO PARA O FUTURO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO DO INSTITUTO FEDERAL DE RORAIMA/CAMPUS BOA VISTA ZONA OESTE" "resumo" => "O projeto de extensão 'Dissertando para o Futuro' teve como objetivo promover im espaço formativo para a prática de leitura e redação de textos dissertativos-argumentativos para os estudantes do 9º ano das escolas do entorno do Instituto Federal de Roraima/Campus Boa Vista Zona Oeste (IFRR/CBVZO), visando contribuir para a consolidação e execução da Política de Extensão da instituição, proporcionando-lhes uma base sólida para o desenvolvimento de competências argumentativas e críticas essenciais para o mundo acadêmico e profissional. Para tanto, foram realizadas oficinas pedagógicas, ministradas pelas estudantes extensionistas (bolsista e voluntária), com atividades práticas e expositivas desenvolvidas durante os meses de outubro, novembro e dezembro de 2024. No início dos trabalhos, realizou-se uma avaliação diagnóstica com os estudantes inscritos, na sequência, os mesmos foram incentivados a refletir durante a resolução de atividades dinâmicas envolvendo produções escritas, leitura e correção dos textos dissertativos-argumentativos que eles próprios produziram durante as oficinas. Foram abordados temas contemporâneos, onde os estudantes foram motivados a estruturar suas ideias. Momentos expositivos e dialogados foram empregados com o objetivo de aprimorar as técnicas de escrita, oferecendo dicas sobre a língua portuguesa, com ênfase na coesão e coerência textual, e destacando a importância de integrar dados e fatos para fortalecer a argumentação. Ao longo do projeto, os estudantes participantes tiveram uma alta taxa de frequência, onde pôde-se observar um progresso gradual no desenvolvimento da habilidade escrita, evidenciando o impacto positivo das metodologias adotadas durante o processo de ensino/aprendizagem e o fortalecimento das competências textuais e argumentativas. Ao final do projeto, dos 25 participantes, 40% foram aprovados no processo seletivo dos cursos integrados ao Ensino Médio do IFRR/CBVZO. Acredita-se que através deste projeto, pôde-se incentivar os participantes à prática da leitura, aprimorando assim seus textos dissertativos-argumentativos para que se tornem autores mais críticos e conscientes da própria escrita. Deste modo, a relevância do projeto está no seu potencial de impactar diretamente a formação dos estudantes, preparando-os para os desafios das avaliações acadêmicas e do mercado de trabalho." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID11309_TB3931_18032025193611.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOZIANE LUCAS GOMES" "autor_nome_curto" => "JOZIANE" "autor_email" => "joziane.lucas@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA (IFRR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131856 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3931 "inscrito_id" => 11309 "titulo" => "DISSERTANDO PARA O FUTURO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO DO INSTITUTO FEDERAL DE RORAIMA/CAMPUS BOA VISTA ZONA OESTE" "resumo" => "O projeto de extensão 'Dissertando para o Futuro' teve como objetivo promover im espaço formativo para a prática de leitura e redação de textos dissertativos-argumentativos para os estudantes do 9º ano das escolas do entorno do Instituto Federal de Roraima/Campus Boa Vista Zona Oeste (IFRR/CBVZO), visando contribuir para a consolidação e execução da Política de Extensão da instituição, proporcionando-lhes uma base sólida para o desenvolvimento de competências argumentativas e críticas essenciais para o mundo acadêmico e profissional. Para tanto, foram realizadas oficinas pedagógicas, ministradas pelas estudantes extensionistas (bolsista e voluntária), com atividades práticas e expositivas desenvolvidas durante os meses de outubro, novembro e dezembro de 2024. No início dos trabalhos, realizou-se uma avaliação diagnóstica com os estudantes inscritos, na sequência, os mesmos foram incentivados a refletir durante a resolução de atividades dinâmicas envolvendo produções escritas, leitura e correção dos textos dissertativos-argumentativos que eles próprios produziram durante as oficinas. Foram abordados temas contemporâneos, onde os estudantes foram motivados a estruturar suas ideias. Momentos expositivos e dialogados foram empregados com o objetivo de aprimorar as técnicas de escrita, oferecendo dicas sobre a língua portuguesa, com ênfase na coesão e coerência textual, e destacando a importância de integrar dados e fatos para fortalecer a argumentação. Ao longo do projeto, os estudantes participantes tiveram uma alta taxa de frequência, onde pôde-se observar um progresso gradual no desenvolvimento da habilidade escrita, evidenciando o impacto positivo das metodologias adotadas durante o processo de ensino/aprendizagem e o fortalecimento das competências textuais e argumentativas. Ao final do projeto, dos 25 participantes, 40% foram aprovados no processo seletivo dos cursos integrados ao Ensino Médio do IFRR/CBVZO. Acredita-se que através deste projeto, pôde-se incentivar os participantes à prática da leitura, aprimorando assim seus textos dissertativos-argumentativos para que se tornem autores mais críticos e conscientes da própria escrita. Deste modo, a relevância do projeto está no seu potencial de impactar diretamente a formação dos estudantes, preparando-os para os desafios das avaliações acadêmicas e do mercado de trabalho." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID11309_TB3931_18032025193611.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOZIANE LUCAS GOMES" "autor_nome_curto" => "JOZIANE" "autor_email" => "joziane.lucas@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA (IFRR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }