Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DISSERTANDO PARA O FUTURO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO DO INSTITUTO FEDERAL DE RORAIMA/CAMPUS BOA VISTA ZONA OESTE

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 131856
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3931
    "inscrito_id" => 11309
    "titulo" => "DISSERTANDO PARA O FUTURO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO DO INSTITUTO FEDERAL DE RORAIMA/CAMPUS BOA VISTA ZONA OESTE"
    "resumo" => "O projeto de extensão 'Dissertando para o Futuro' teve como objetivo promover im espaço formativo para a prática de leitura e redação de textos dissertativos-argumentativos para os estudantes do 9º ano das escolas do entorno do Instituto Federal de Roraima/Campus Boa Vista Zona Oeste (IFRR/CBVZO), visando contribuir para a consolidação e execução da Política de Extensão da instituição, proporcionando-lhes uma base sólida para o desenvolvimento de competências argumentativas e críticas essenciais para o mundo acadêmico e profissional. Para tanto, foram realizadas oficinas pedagógicas, ministradas pelas estudantes extensionistas (bolsista e voluntária), com atividades práticas e expositivas desenvolvidas durante os meses de outubro, novembro e dezembro de 2024. No início dos trabalhos, realizou-se uma avaliação diagnóstica com os estudantes inscritos, na sequência, os mesmos foram incentivados a refletir durante a resolução de atividades dinâmicas envolvendo produções escritas, leitura e correção dos textos dissertativos-argumentativos que eles próprios produziram durante as oficinas. Foram abordados temas contemporâneos, onde os estudantes foram motivados a estruturar suas ideias. Momentos expositivos e dialogados foram empregados com o objetivo de aprimorar as técnicas de escrita, oferecendo dicas sobre a língua portuguesa, com ênfase na coesão e coerência textual, e destacando a importância de integrar dados e fatos para fortalecer a argumentação. Ao longo do projeto, os estudantes participantes tiveram uma alta taxa de frequência, onde pôde-se observar um progresso gradual no desenvolvimento da habilidade escrita, evidenciando o impacto positivo das metodologias adotadas durante o processo de ensino/aprendizagem e o fortalecimento das competências textuais e argumentativas. Ao final do projeto, dos 25 participantes, 40% foram aprovados no processo seletivo dos cursos integrados ao Ensino Médio do IFRR/CBVZO. Acredita-se que através deste projeto, pôde-se incentivar os participantes à prática da leitura, aprimorando assim seus textos dissertativos-argumentativos para que se tornem autores mais críticos e conscientes da própria escrita. Deste modo, a relevância do projeto está no seu potencial de impactar diretamente a formação dos estudantes, preparando-os para os desafios das avaliações acadêmicas e do mercado de trabalho."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID11309_TB3931_18032025193611.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOZIANE LUCAS GOMES"
    "autor_nome_curto" => "JOZIANE"
    "autor_email" => "joziane.lucas@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA (IFRR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 131856
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3931
    "inscrito_id" => 11309
    "titulo" => "DISSERTANDO PARA O FUTURO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO DO INSTITUTO FEDERAL DE RORAIMA/CAMPUS BOA VISTA ZONA OESTE"
    "resumo" => "O projeto de extensão 'Dissertando para o Futuro' teve como objetivo promover im espaço formativo para a prática de leitura e redação de textos dissertativos-argumentativos para os estudantes do 9º ano das escolas do entorno do Instituto Federal de Roraima/Campus Boa Vista Zona Oeste (IFRR/CBVZO), visando contribuir para a consolidação e execução da Política de Extensão da instituição, proporcionando-lhes uma base sólida para o desenvolvimento de competências argumentativas e críticas essenciais para o mundo acadêmico e profissional. Para tanto, foram realizadas oficinas pedagógicas, ministradas pelas estudantes extensionistas (bolsista e voluntária), com atividades práticas e expositivas desenvolvidas durante os meses de outubro, novembro e dezembro de 2024. No início dos trabalhos, realizou-se uma avaliação diagnóstica com os estudantes inscritos, na sequência, os mesmos foram incentivados a refletir durante a resolução de atividades dinâmicas envolvendo produções escritas, leitura e correção dos textos dissertativos-argumentativos que eles próprios produziram durante as oficinas. Foram abordados temas contemporâneos, onde os estudantes foram motivados a estruturar suas ideias. Momentos expositivos e dialogados foram empregados com o objetivo de aprimorar as técnicas de escrita, oferecendo dicas sobre a língua portuguesa, com ênfase na coesão e coerência textual, e destacando a importância de integrar dados e fatos para fortalecer a argumentação. Ao longo do projeto, os estudantes participantes tiveram uma alta taxa de frequência, onde pôde-se observar um progresso gradual no desenvolvimento da habilidade escrita, evidenciando o impacto positivo das metodologias adotadas durante o processo de ensino/aprendizagem e o fortalecimento das competências textuais e argumentativas. Ao final do projeto, dos 25 participantes, 40% foram aprovados no processo seletivo dos cursos integrados ao Ensino Médio do IFRR/CBVZO. Acredita-se que através deste projeto, pôde-se incentivar os participantes à prática da leitura, aprimorando assim seus textos dissertativos-argumentativos para que se tornem autores mais críticos e conscientes da própria escrita. Deste modo, a relevância do projeto está no seu potencial de impactar diretamente a formação dos estudantes, preparando-os para os desafios das avaliações acadêmicas e do mercado de trabalho."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID11309_TB3931_18032025193611.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOZIANE LUCAS GOMES"
    "autor_nome_curto" => "JOZIANE"
    "autor_email" => "joziane.lucas@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA (IFRR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O projeto de extensão 'Dissertando para o Futuro' teve como objetivo promover im espaço formativo para a prática de leitura e redação de textos dissertativos-argumentativos para os estudantes do 9º ano das escolas do entorno do Instituto Federal de Roraima/Campus Boa Vista Zona Oeste (IFRR/CBVZO), visando contribuir para a consolidação e execução da Política de Extensão da instituição, proporcionando-lhes uma base sólida para o desenvolvimento de competências argumentativas e críticas essenciais para o mundo acadêmico e profissional. Para tanto, foram realizadas oficinas pedagógicas, ministradas pelas estudantes extensionistas (bolsista e voluntária), com atividades práticas e expositivas desenvolvidas durante os meses de outubro, novembro e dezembro de 2024. No início dos trabalhos, realizou-se uma avaliação diagnóstica com os estudantes inscritos, na sequência, os mesmos foram incentivados a refletir durante a resolução de atividades dinâmicas envolvendo produções escritas, leitura e correção dos textos dissertativos-argumentativos que eles próprios produziram durante as oficinas. Foram abordados temas contemporâneos, onde os estudantes foram motivados a estruturar suas ideias. Momentos expositivos e dialogados foram empregados com o objetivo de aprimorar as técnicas de escrita, oferecendo dicas sobre a língua portuguesa, com ênfase na coesão e coerência textual, e destacando a importância de integrar dados e fatos para fortalecer a argumentação. Ao longo do projeto, os estudantes participantes tiveram uma alta taxa de frequência, onde pôde-se observar um progresso gradual no desenvolvimento da habilidade escrita, evidenciando o impacto positivo das metodologias adotadas durante o processo de ensino/aprendizagem e o fortalecimento das competências textuais e argumentativas. Ao final do projeto, dos 25 participantes, 40% foram aprovados no processo seletivo dos cursos integrados ao Ensino Médio do IFRR/CBVZO. Acredita-se que através deste projeto, pôde-se incentivar os participantes à prática da leitura, aprimorando assim seus textos dissertativos-argumentativos para que se tornem autores mais críticos e conscientes da própria escrita. Deste modo, a relevância do projeto está no seu potencial de impactar diretamente a formação dos estudantes, preparando-os para os desafios das avaliações acadêmicas e do mercado de trabalho.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.