GLOSSÁRIO EM BRAILLE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA INCLUSIVA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE CAXIAS-MA
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A pesquisa, de abordagem qualitativa, adota o design thinking e se baseia em entrevistas semiestruturadas com alunos com deficiência visual. Essas entrevistas, realizadas individualmente, abordam temas como ensino inclusivo, glossários e metodologias assistivas. O desenvolvimento do glossário ocorre em três etapas: imersão, ideação e desenvolvimento. Inicialmente, os dados coletados traçam o perfil dos participantes e suas necessidades. Posteriormente, uma revisão sistemática da literatura em bases como CAPES e Web of Science fundamenta o processo, utilizando descritores como “glossário”, “ensino de Ciências” e “educação especial”. A elaboração do glossário baseia-se nos códigos braille específicos da área científica e inclui formação para docentes sobre sua aplicação, em parceria com o Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Educacionais (NAPNE). O glossário será testado em cinco encontros, com análise qualitativa dos dados segundo a metodologia de Bardin (2011). 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